Transformações de Lorentz na frente de luz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales,Jorge Henrique
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Suzuki,Alfredo T., Possidonio,Daykson N., Oliveira,Ilane Gomes, Girotto,Pedro Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100440
Resumo: Resumo Nos cursos de relatividade em geral se estuda que as transformações de Lorentz são definidas num espaço com quatro dimensões: três espaciais e uma temporal. Neste trabalho colocamos em discussão uma forma alternativa para definir as transformações de Lorentz na frente de luz via espaço de Minkowski e suas propriedades. Dirac, em 1949, introduziu três formas distintas de dinâmica relativística possíveis, dependendo da escolha que fazemos das diferentes hipersuperfícies caracterizadoras. À primeira, denominou-se de forma instantânea. É a forma mais comum, cuja hipersuperfície é especificada pelas condições de contorno definidas em t = 0 e a evolução do sistema ocorre para instantes t > 0. A segunda, conhecida como forma pontual, tem como superfície caracterizadora uma hiperboloide, descrita pelas condições iniciais em x μ x μ = a 2, sendo a uma constante e t > 0. A terceira, conhecida como forma da frente de luz, tem sua hipersuperfície tangente ao cone de luz, sendo definida pelas condições iniciais em x + = c 2 ( t + z c ) = 0 e a evolução “temporal” prossegue para “instantes x + > 0”. Dessa forma, interpreta-se a variável x + como “tempo” na frente de luz. Os resultados aqui apresentados estão vinculados as transformações de Lorentz expressas nas coordenadas da frente de luz e suas consequências na expressão de diversas quantidades físicas de interesse.
id SBF-1_f5a6e340edd9859c2b446b49a1def3f4
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172020000100440
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Transformações de Lorentz na frente de luzTransformação de LorentzEspaço de MinkowskiFrente de luzResumo Nos cursos de relatividade em geral se estuda que as transformações de Lorentz são definidas num espaço com quatro dimensões: três espaciais e uma temporal. Neste trabalho colocamos em discussão uma forma alternativa para definir as transformações de Lorentz na frente de luz via espaço de Minkowski e suas propriedades. Dirac, em 1949, introduziu três formas distintas de dinâmica relativística possíveis, dependendo da escolha que fazemos das diferentes hipersuperfícies caracterizadoras. À primeira, denominou-se de forma instantânea. É a forma mais comum, cuja hipersuperfície é especificada pelas condições de contorno definidas em t = 0 e a evolução do sistema ocorre para instantes t > 0. A segunda, conhecida como forma pontual, tem como superfície caracterizadora uma hiperboloide, descrita pelas condições iniciais em x μ x μ = a 2, sendo a uma constante e t > 0. A terceira, conhecida como forma da frente de luz, tem sua hipersuperfície tangente ao cone de luz, sendo definida pelas condições iniciais em x + = c 2 ( t + z c ) = 0 e a evolução “temporal” prossegue para “instantes x + > 0”. Dessa forma, interpreta-se a variável x + como “tempo” na frente de luz. Os resultados aqui apresentados estão vinculados as transformações de Lorentz expressas nas coordenadas da frente de luz e suas consequências na expressão de diversas quantidades físicas de interesse.Sociedade Brasileira de Física2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100440Revista Brasileira de Ensino de Física v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2019-0290info:eu-repo/semantics/openAccessSales,Jorge HenriqueSuzuki,Alfredo T.Possidonio,Daykson N.Oliveira,Ilane GomesGirotto,Pedro Henriquepor2020-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172020000100440Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2020-06-11T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformações de Lorentz na frente de luz
title Transformações de Lorentz na frente de luz
spellingShingle Transformações de Lorentz na frente de luz
Sales,Jorge Henrique
Transformação de Lorentz
Espaço de Minkowski
Frente de luz
title_short Transformações de Lorentz na frente de luz
title_full Transformações de Lorentz na frente de luz
title_fullStr Transformações de Lorentz na frente de luz
title_full_unstemmed Transformações de Lorentz na frente de luz
title_sort Transformações de Lorentz na frente de luz
author Sales,Jorge Henrique
author_facet Sales,Jorge Henrique
Suzuki,Alfredo T.
Possidonio,Daykson N.
Oliveira,Ilane Gomes
Girotto,Pedro Henrique
author_role author
author2 Suzuki,Alfredo T.
Possidonio,Daykson N.
Oliveira,Ilane Gomes
Girotto,Pedro Henrique
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales,Jorge Henrique
Suzuki,Alfredo T.
Possidonio,Daykson N.
Oliveira,Ilane Gomes
Girotto,Pedro Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Transformação de Lorentz
Espaço de Minkowski
Frente de luz
topic Transformação de Lorentz
Espaço de Minkowski
Frente de luz
description Resumo Nos cursos de relatividade em geral se estuda que as transformações de Lorentz são definidas num espaço com quatro dimensões: três espaciais e uma temporal. Neste trabalho colocamos em discussão uma forma alternativa para definir as transformações de Lorentz na frente de luz via espaço de Minkowski e suas propriedades. Dirac, em 1949, introduziu três formas distintas de dinâmica relativística possíveis, dependendo da escolha que fazemos das diferentes hipersuperfícies caracterizadoras. À primeira, denominou-se de forma instantânea. É a forma mais comum, cuja hipersuperfície é especificada pelas condições de contorno definidas em t = 0 e a evolução do sistema ocorre para instantes t > 0. A segunda, conhecida como forma pontual, tem como superfície caracterizadora uma hiperboloide, descrita pelas condições iniciais em x μ x μ = a 2, sendo a uma constante e t > 0. A terceira, conhecida como forma da frente de luz, tem sua hipersuperfície tangente ao cone de luz, sendo definida pelas condições iniciais em x + = c 2 ( t + z c ) = 0 e a evolução “temporal” prossegue para “instantes x + > 0”. Dessa forma, interpreta-se a variável x + como “tempo” na frente de luz. Os resultados aqui apresentados estão vinculados as transformações de Lorentz expressas nas coordenadas da frente de luz e suas consequências na expressão de diversas quantidades físicas de interesse.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100440
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2019-0290
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.42 2020
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122424724291584