Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okuda,Paola Matiko Martins
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pinheiro,Fábio Henrique, Germano,Giseli Donadon, Padula,Niura Aparecida de Moura Ribeiro, Lourencetti,Maria Dalva, Santos,Lara Cristina Antunes dos, Capellini,Simone Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000400010
Resumo: OBJETIVO: Caracterizar e comparar as funções motoras fina, sensorial e perceptiva de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e escolares com bom desempenho escolar sem alterações de comportamento. MÉTODOS: Participaram 22 escolares do ensino fundamental, de gênero masculino, distribuídos em: GI - 11 escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; e GII - 11 escolares com bom desempenho acadêmico e sem alterações de comportamento. Os escolares foram submetidos à aplicação do Protocolo de Avaliação da Função Motora Fina, Sensorial e Perceptiva e da Escala de Disgrafia. RESULTADOS: Houve diferença nas tarefas de função motora fina, função sensorial e função perceptiva entre o GI e o GII, com desempenho inferior do GI. Todos os escolares de GI apresentaram disgrafia. CONCLUSÃO: Escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentam desempenho inferior aos escolares com bom desempenho acadêmico em relação às funções motoras fina, sensorial e perceptiva. Tais dificuldades podem causar impacto significativo sobre o desempenho acadêmico, uma vez que comprometem o desenvolvimento da linguagem escrita, ocasionando disgrafia nesses escolares.
id SBF-4_2adb682d60769ee10517d9e6ff535f6b
oai_identifier_str oai:scielo:S2179-64912011000400010
network_acronym_str SBF-4
network_name_str Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividadeDestreza motoraTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeAprendizagemAvaliaçãoEscrita manualOBJETIVO: Caracterizar e comparar as funções motoras fina, sensorial e perceptiva de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e escolares com bom desempenho escolar sem alterações de comportamento. MÉTODOS: Participaram 22 escolares do ensino fundamental, de gênero masculino, distribuídos em: GI - 11 escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; e GII - 11 escolares com bom desempenho acadêmico e sem alterações de comportamento. Os escolares foram submetidos à aplicação do Protocolo de Avaliação da Função Motora Fina, Sensorial e Perceptiva e da Escala de Disgrafia. RESULTADOS: Houve diferença nas tarefas de função motora fina, função sensorial e função perceptiva entre o GI e o GII, com desempenho inferior do GI. Todos os escolares de GI apresentaram disgrafia. CONCLUSÃO: Escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentam desempenho inferior aos escolares com bom desempenho acadêmico em relação às funções motoras fina, sensorial e perceptiva. Tais dificuldades podem causar impacto significativo sobre o desempenho acadêmico, uma vez que comprometem o desenvolvimento da linguagem escrita, ocasionando disgrafia nesses escolares.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000400010Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.23 n.4 2011reponame:Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S2179-64912011000400010info:eu-repo/semantics/openAccessOkuda,Paola Matiko MartinsPinheiro,Fábio HenriqueGermano,Giseli DonadonPadula,Niura Aparecida de Moura RibeiroLourencetti,Maria DalvaSantos,Lara Cristina Antunes dosCapellini,Simone Aparecidapor2012-02-09T00:00:00Zoai:scielo:S2179-64912011000400010Revistahttp://www.sbfa.org.br/portal/pg.php?id=41&ttpg=Jornal%20da%20Sociedade%20Brasileira%20de%20Fonoaudiologia&tpc=cinzaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jornal@sbfa.org.br2179-64912179-6491opendoar:2012-02-09T00:00Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
title Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
spellingShingle Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Okuda,Paola Matiko Martins
Destreza motora
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Aprendizagem
Avaliação
Escrita manual
title_short Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
title_full Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
title_fullStr Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
title_full_unstemmed Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
title_sort Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
author Okuda,Paola Matiko Martins
author_facet Okuda,Paola Matiko Martins
Pinheiro,Fábio Henrique
Germano,Giseli Donadon
Padula,Niura Aparecida de Moura Ribeiro
Lourencetti,Maria Dalva
Santos,Lara Cristina Antunes dos
Capellini,Simone Aparecida
author_role author
author2 Pinheiro,Fábio Henrique
Germano,Giseli Donadon
Padula,Niura Aparecida de Moura Ribeiro
Lourencetti,Maria Dalva
Santos,Lara Cristina Antunes dos
Capellini,Simone Aparecida
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Okuda,Paola Matiko Martins
Pinheiro,Fábio Henrique
Germano,Giseli Donadon
Padula,Niura Aparecida de Moura Ribeiro
Lourencetti,Maria Dalva
Santos,Lara Cristina Antunes dos
Capellini,Simone Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Destreza motora
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Aprendizagem
Avaliação
Escrita manual
topic Destreza motora
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Aprendizagem
Avaliação
Escrita manual
description OBJETIVO: Caracterizar e comparar as funções motoras fina, sensorial e perceptiva de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e escolares com bom desempenho escolar sem alterações de comportamento. MÉTODOS: Participaram 22 escolares do ensino fundamental, de gênero masculino, distribuídos em: GI - 11 escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; e GII - 11 escolares com bom desempenho acadêmico e sem alterações de comportamento. Os escolares foram submetidos à aplicação do Protocolo de Avaliação da Função Motora Fina, Sensorial e Perceptiva e da Escala de Disgrafia. RESULTADOS: Houve diferença nas tarefas de função motora fina, função sensorial e função perceptiva entre o GI e o GII, com desempenho inferior do GI. Todos os escolares de GI apresentaram disgrafia. CONCLUSÃO: Escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentam desempenho inferior aos escolares com bom desempenho acadêmico em relação às funções motoras fina, sensorial e perceptiva. Tais dificuldades podem causar impacto significativo sobre o desempenho acadêmico, uma vez que comprometem o desenvolvimento da linguagem escrita, ocasionando disgrafia nesses escolares.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000400010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2179-64912011000400010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.23 n.4 2011
reponame:Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||jornal@sbfa.org.br
_version_ 1754734638158315520