Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okuda, Paola Matiko Martins [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pinheiro, Fábio Henrique [UNESP], Germano, Giseli Donadon [UNESP], Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP], Lourencetti, Maria Dalva [UNESP], Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP], Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000400010
http://hdl.handle.net/11449/10775
Resumo: OBJETIVO: Caracterizar e comparar as funções motoras fina, sensorial e perceptiva de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e escolares com bom desempenho escolar sem alterações de comportamento. MÉTODOS: Participaram 22 escolares do ensino fundamental, de gênero masculino, distribuídos em: GI - 11 escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; e GII - 11 escolares com bom desempenho acadêmico e sem alterações de comportamento. Os escolares foram submetidos à aplicação do Protocolo de Avaliação da Função Motora Fina, Sensorial e Perceptiva e da Escala de Disgrafia. RESULTADOS: Houve diferença nas tarefas de função motora fina, função sensorial e função perceptiva entre o GI e o GII, com desempenho inferior do GI. Todos os escolares de GI apresentaram disgrafia. CONCLUSÃO: Escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentam desempenho inferior aos escolares com bom desempenho acadêmico em relação às funções motoras fina, sensorial e perceptiva. Tais dificuldades podem causar impacto significativo sobre o desempenho acadêmico, uma vez que comprometem o desenvolvimento da linguagem escrita, ocasionando disgrafia nesses escolares.
id UNSP_ecc806ef080b54a98c0b9fcfeddd8c36
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10775
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividadeFine motor, sensory and perceptive function of students with attention deficit disorder with hyperactivityDestreza motoraTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeAprendizagemAvaliaçãoEscrita manualMotor skillsAttention deficit disorder with hyperactivityLearningEvaluationHandwritingOBJETIVO: Caracterizar e comparar as funções motoras fina, sensorial e perceptiva de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e escolares com bom desempenho escolar sem alterações de comportamento. MÉTODOS: Participaram 22 escolares do ensino fundamental, de gênero masculino, distribuídos em: GI - 11 escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; e GII - 11 escolares com bom desempenho acadêmico e sem alterações de comportamento. Os escolares foram submetidos à aplicação do Protocolo de Avaliação da Função Motora Fina, Sensorial e Perceptiva e da Escala de Disgrafia. RESULTADOS: Houve diferença nas tarefas de função motora fina, função sensorial e função perceptiva entre o GI e o GII, com desempenho inferior do GI. Todos os escolares de GI apresentaram disgrafia. CONCLUSÃO: Escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentam desempenho inferior aos escolares com bom desempenho acadêmico em relação às funções motoras fina, sensorial e perceptiva. Tais dificuldades podem causar impacto significativo sobre o desempenho acadêmico, uma vez que comprometem o desenvolvimento da linguagem escrita, ocasionando disgrafia nesses escolares.PURPOSE: To characterize and compare the fine motor, sensory and perceptive functions of students with Attention Deficit Disorder with Hyperactivity (ADHD) and students with good academic performance, without behavior alteration. METHODS: Participants were 22 male students from Elementary School distributed into: GI - 11 children with ADHD; and GII - 11 students with good academic performance and no behavior alteration. Students were submitted to the Protocol for Evaluation of Fine Motor, Sensory and Perceptual Function, and to the Dysgraphia Scale. RESULTS: There were differences between GI and GII in tasks concerning fine motor function, sensory function, and perceptual function, with lower performance from GI. All students in GI presented dysgraphia. CONCLUSION: Students with Attention Deficit Disorder with Hyperactivity present lower performance regarding fine motor, sensory and perception functions in relation to students with good academic performance. These difficulties can cause significant impact on academic performance, impairing the development of written language and causing dysgraphia in these students.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Laboratório de Investigação dos Desvios da AprendizagemUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Departamento de Neurologia e PsiquiatriaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Hospital das ClínicasUniversidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Laboratório de Investigação dos Desvios da AprendizagemUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Departamento de Neurologia e PsiquiatriaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Hospital das ClínicasUniversidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSociedade Brasileira de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Okuda, Paola Matiko Martins [UNESP]Pinheiro, Fábio Henrique [UNESP]Germano, Giseli Donadon [UNESP]Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP]Lourencetti, Maria Dalva [UNESP]Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP]Capellini, Simone Aparecida [UNESP]2014-05-20T13:31:37Z2014-05-20T13:31:37Z2011-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article351-357application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000400010Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 4, p. 351-357, 2011.2179-6491http://hdl.handle.net/11449/1077510.1590/S2179-64912011000400010S2179-64912011000400010S2179-64912011000400010.pdf905731653038954845029163733693340000-0003-2139-2843SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-16T15:45:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10775Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-16T15:45:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Fine motor, sensory and perceptive function of students with attention deficit disorder with hyperactivity
title Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
spellingShingle Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Okuda, Paola Matiko Martins [UNESP]
Destreza motora
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Aprendizagem
Avaliação
Escrita manual
Motor skills
Attention deficit disorder with hyperactivity
Learning
Evaluation
Handwriting
title_short Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
title_full Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
title_fullStr Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
title_full_unstemmed Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
title_sort Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
author Okuda, Paola Matiko Martins [UNESP]
author_facet Okuda, Paola Matiko Martins [UNESP]
Pinheiro, Fábio Henrique [UNESP]
Germano, Giseli Donadon [UNESP]
Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP]
Lourencetti, Maria Dalva [UNESP]
Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author_role author
author2 Pinheiro, Fábio Henrique [UNESP]
Germano, Giseli Donadon [UNESP]
Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP]
Lourencetti, Maria Dalva [UNESP]
Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Okuda, Paola Matiko Martins [UNESP]
Pinheiro, Fábio Henrique [UNESP]
Germano, Giseli Donadon [UNESP]
Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP]
Lourencetti, Maria Dalva [UNESP]
Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Destreza motora
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Aprendizagem
Avaliação
Escrita manual
Motor skills
Attention deficit disorder with hyperactivity
Learning
Evaluation
Handwriting
topic Destreza motora
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Aprendizagem
Avaliação
Escrita manual
Motor skills
Attention deficit disorder with hyperactivity
Learning
Evaluation
Handwriting
description OBJETIVO: Caracterizar e comparar as funções motoras fina, sensorial e perceptiva de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e escolares com bom desempenho escolar sem alterações de comportamento. MÉTODOS: Participaram 22 escolares do ensino fundamental, de gênero masculino, distribuídos em: GI - 11 escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; e GII - 11 escolares com bom desempenho acadêmico e sem alterações de comportamento. Os escolares foram submetidos à aplicação do Protocolo de Avaliação da Função Motora Fina, Sensorial e Perceptiva e da Escala de Disgrafia. RESULTADOS: Houve diferença nas tarefas de função motora fina, função sensorial e função perceptiva entre o GI e o GII, com desempenho inferior do GI. Todos os escolares de GI apresentaram disgrafia. CONCLUSÃO: Escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentam desempenho inferior aos escolares com bom desempenho acadêmico em relação às funções motoras fina, sensorial e perceptiva. Tais dificuldades podem causar impacto significativo sobre o desempenho acadêmico, uma vez que comprometem o desenvolvimento da linguagem escrita, ocasionando disgrafia nesses escolares.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
2014-05-20T13:31:37Z
2014-05-20T13:31:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000400010
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 4, p. 351-357, 2011.
2179-6491
http://hdl.handle.net/11449/10775
10.1590/S2179-64912011000400010
S2179-64912011000400010
S2179-64912011000400010.pdf
9057316530389548
4502916373369334
0000-0003-2139-2843
url http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000400010
http://hdl.handle.net/11449/10775
identifier_str_mv Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 4, p. 351-357, 2011.
2179-6491
10.1590/S2179-64912011000400010
S2179-64912011000400010
S2179-64912011000400010.pdf
9057316530389548
4502916373369334
0000-0003-2139-2843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 351-357
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128111560097792