Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000400010 http://hdl.handle.net/11449/10775 |
Resumo: | OBJETIVO: Caracterizar e comparar as funções motoras fina, sensorial e perceptiva de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e escolares com bom desempenho escolar sem alterações de comportamento. MÉTODOS: Participaram 22 escolares do ensino fundamental, de gênero masculino, distribuídos em: GI - 11 escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; e GII - 11 escolares com bom desempenho acadêmico e sem alterações de comportamento. Os escolares foram submetidos à aplicação do Protocolo de Avaliação da Função Motora Fina, Sensorial e Perceptiva e da Escala de Disgrafia. RESULTADOS: Houve diferença nas tarefas de função motora fina, função sensorial e função perceptiva entre o GI e o GII, com desempenho inferior do GI. Todos os escolares de GI apresentaram disgrafia. CONCLUSÃO: Escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentam desempenho inferior aos escolares com bom desempenho acadêmico em relação às funções motoras fina, sensorial e perceptiva. Tais dificuldades podem causar impacto significativo sobre o desempenho acadêmico, uma vez que comprometem o desenvolvimento da linguagem escrita, ocasionando disgrafia nesses escolares. |
id |
UNSP_ecc806ef080b54a98c0b9fcfeddd8c36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/10775 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividadeFine motor, sensory and perceptive function of students with attention deficit disorder with hyperactivityDestreza motoraTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeAprendizagemAvaliaçãoEscrita manualMotor skillsAttention deficit disorder with hyperactivityLearningEvaluationHandwritingOBJETIVO: Caracterizar e comparar as funções motoras fina, sensorial e perceptiva de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e escolares com bom desempenho escolar sem alterações de comportamento. MÉTODOS: Participaram 22 escolares do ensino fundamental, de gênero masculino, distribuídos em: GI - 11 escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; e GII - 11 escolares com bom desempenho acadêmico e sem alterações de comportamento. Os escolares foram submetidos à aplicação do Protocolo de Avaliação da Função Motora Fina, Sensorial e Perceptiva e da Escala de Disgrafia. RESULTADOS: Houve diferença nas tarefas de função motora fina, função sensorial e função perceptiva entre o GI e o GII, com desempenho inferior do GI. Todos os escolares de GI apresentaram disgrafia. CONCLUSÃO: Escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentam desempenho inferior aos escolares com bom desempenho acadêmico em relação às funções motoras fina, sensorial e perceptiva. Tais dificuldades podem causar impacto significativo sobre o desempenho acadêmico, uma vez que comprometem o desenvolvimento da linguagem escrita, ocasionando disgrafia nesses escolares.PURPOSE: To characterize and compare the fine motor, sensory and perceptive functions of students with Attention Deficit Disorder with Hyperactivity (ADHD) and students with good academic performance, without behavior alteration. METHODS: Participants were 22 male students from Elementary School distributed into: GI - 11 children with ADHD; and GII - 11 students with good academic performance and no behavior alteration. Students were submitted to the Protocol for Evaluation of Fine Motor, Sensory and Perceptual Function, and to the Dysgraphia Scale. RESULTS: There were differences between GI and GII in tasks concerning fine motor function, sensory function, and perceptual function, with lower performance from GI. All students in GI presented dysgraphia. CONCLUSION: Students with Attention Deficit Disorder with Hyperactivity present lower performance regarding fine motor, sensory and perception functions in relation to students with good academic performance. These difficulties can cause significant impact on academic performance, impairing the development of written language and causing dysgraphia in these students.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Laboratório de Investigação dos Desvios da AprendizagemUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Departamento de Neurologia e PsiquiatriaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Hospital das ClínicasUniversidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Laboratório de Investigação dos Desvios da AprendizagemUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Departamento de Neurologia e PsiquiatriaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Hospital das ClínicasUniversidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSociedade Brasileira de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Okuda, Paola Matiko Martins [UNESP]Pinheiro, Fábio Henrique [UNESP]Germano, Giseli Donadon [UNESP]Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP]Lourencetti, Maria Dalva [UNESP]Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP]Capellini, Simone Aparecida [UNESP]2014-05-20T13:31:37Z2014-05-20T13:31:37Z2011-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article351-357application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000400010Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 4, p. 351-357, 2011.2179-6491http://hdl.handle.net/11449/1077510.1590/S2179-64912011000400010S2179-64912011000400010S2179-64912011000400010.pdf905731653038954845029163733693340000-0003-2139-2843SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-16T15:45:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10775Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-16T15:45:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Fine motor, sensory and perceptive function of students with attention deficit disorder with hyperactivity |
title |
Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade |
spellingShingle |
Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Okuda, Paola Matiko Martins [UNESP] Destreza motora Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Aprendizagem Avaliação Escrita manual Motor skills Attention deficit disorder with hyperactivity Learning Evaluation Handwriting |
title_short |
Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade |
title_full |
Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade |
title_fullStr |
Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade |
title_full_unstemmed |
Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade |
title_sort |
Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade |
author |
Okuda, Paola Matiko Martins [UNESP] |
author_facet |
Okuda, Paola Matiko Martins [UNESP] Pinheiro, Fábio Henrique [UNESP] Germano, Giseli Donadon [UNESP] Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP] Lourencetti, Maria Dalva [UNESP] Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP] Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Fábio Henrique [UNESP] Germano, Giseli Donadon [UNESP] Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP] Lourencetti, Maria Dalva [UNESP] Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP] Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Okuda, Paola Matiko Martins [UNESP] Pinheiro, Fábio Henrique [UNESP] Germano, Giseli Donadon [UNESP] Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP] Lourencetti, Maria Dalva [UNESP] Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP] Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Destreza motora Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Aprendizagem Avaliação Escrita manual Motor skills Attention deficit disorder with hyperactivity Learning Evaluation Handwriting |
topic |
Destreza motora Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Aprendizagem Avaliação Escrita manual Motor skills Attention deficit disorder with hyperactivity Learning Evaluation Handwriting |
description |
OBJETIVO: Caracterizar e comparar as funções motoras fina, sensorial e perceptiva de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e escolares com bom desempenho escolar sem alterações de comportamento. MÉTODOS: Participaram 22 escolares do ensino fundamental, de gênero masculino, distribuídos em: GI - 11 escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; e GII - 11 escolares com bom desempenho acadêmico e sem alterações de comportamento. Os escolares foram submetidos à aplicação do Protocolo de Avaliação da Função Motora Fina, Sensorial e Perceptiva e da Escala de Disgrafia. RESULTADOS: Houve diferença nas tarefas de função motora fina, função sensorial e função perceptiva entre o GI e o GII, com desempenho inferior do GI. Todos os escolares de GI apresentaram disgrafia. CONCLUSÃO: Escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentam desempenho inferior aos escolares com bom desempenho acadêmico em relação às funções motoras fina, sensorial e perceptiva. Tais dificuldades podem causar impacto significativo sobre o desempenho acadêmico, uma vez que comprometem o desenvolvimento da linguagem escrita, ocasionando disgrafia nesses escolares. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 2014-05-20T13:31:37Z 2014-05-20T13:31:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000400010 Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 4, p. 351-357, 2011. 2179-6491 http://hdl.handle.net/11449/10775 10.1590/S2179-64912011000400010 S2179-64912011000400010 S2179-64912011000400010.pdf 9057316530389548 4502916373369334 0000-0003-2139-2843 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000400010 http://hdl.handle.net/11449/10775 |
identifier_str_mv |
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 4, p. 351-357, 2011. 2179-6491 10.1590/S2179-64912011000400010 S2179-64912011000400010 S2179-64912011000400010.pdf 9057316530389548 4502916373369334 0000-0003-2139-2843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
351-357 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128111560097792 |