Aquisição fonológica do Português Brasileiro em crianças do Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912012000300010 |
Resumo: | OBJETIVO: Descrever a aquisição fonológica típica do Português Brasileiro, para fins clínicos. MÉTODOS: Por meio de um teste de nomeação de figuras, foram coletadas amostras de fala de 480 crianças (240 do gênero feminino e 240 do gênero masculino), provenientes de escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro, que foram divididas em cinco grupos etários entre 3 e 8 anos. Três tipos de análises foram realizadas e os resultados foram comparados em relação ao gênero, à idade e ao nível socioeconômico: (1) análise do inventário fonológico detalhando quantas e quais consoantes foram adquiridas, (2) avaliação do percentual de consoantes corretas e (3) análise dos processos fonológicos observados. RESULTADOS: Os resultados mostraram com clareza um desenvolvimento mais acelerado de crianças de nível socioeconômico alto em comparação com as crianças de nível socioeconômico baixo. Os dados apontaram ainda que a idade é o fator mais determinante na aquisição fonológica. A completude do inventário de consoantes, o percentual de consoantes corretas e o uso de processos fonológicos melhoraram com o aumento da idade, e a variabilidade entre as crianças diminuiu. Não foram, no entanto, observadas diferenças relativas ao gênero. CONCLUSÃO: As informações coletadas podem ajudar os fonoaudiólogos na avaliação e no tratamento dos transtornos dos sons da fala. |
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Aquisição fonológica do Português Brasileiro em crianças do Rio de JaneiroDesenvolvimento infantilLinguagem infantilTranstornos da articulaçãoFonéticaClasse socialOBJETIVO: Descrever a aquisição fonológica típica do Português Brasileiro, para fins clínicos. MÉTODOS: Por meio de um teste de nomeação de figuras, foram coletadas amostras de fala de 480 crianças (240 do gênero feminino e 240 do gênero masculino), provenientes de escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro, que foram divididas em cinco grupos etários entre 3 e 8 anos. Três tipos de análises foram realizadas e os resultados foram comparados em relação ao gênero, à idade e ao nível socioeconômico: (1) análise do inventário fonológico detalhando quantas e quais consoantes foram adquiridas, (2) avaliação do percentual de consoantes corretas e (3) análise dos processos fonológicos observados. RESULTADOS: Os resultados mostraram com clareza um desenvolvimento mais acelerado de crianças de nível socioeconômico alto em comparação com as crianças de nível socioeconômico baixo. Os dados apontaram ainda que a idade é o fator mais determinante na aquisição fonológica. A completude do inventário de consoantes, o percentual de consoantes corretas e o uso de processos fonológicos melhoraram com o aumento da idade, e a variabilidade entre as crianças diminuiu. Não foram, no entanto, observadas diferenças relativas ao gênero. CONCLUSÃO: As informações coletadas podem ajudar os fonoaudiólogos na avaliação e no tratamento dos transtornos dos sons da fala.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912012000300010Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.24 n.3 2012reponame:Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S2179-64912012000300010info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Monica Karl daFerrante,CarlaBorsel,John VanPereira,Monica Medeiros de Brittopor2012-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S2179-64912012000300010Revistahttp://www.sbfa.org.br/portal/pg.php?id=41&ttpg=Jornal%20da%20Sociedade%20Brasileira%20de%20Fonoaudiologia&tpc=cinzaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jornal@sbfa.org.br2179-64912179-6491opendoar:2012-10-31T00:00Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false |
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