Aplicação do teste M1-Alpha em sujeitos normais com baixa escolaridade: estudo piloto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000300007 |
Resumo: | OBJETIVO: Verificar o desempenho de sujeitos normais com baixa escolaridade no teste M1-Alpha e obter parâmetros que possam ser utilizados na avaliação clínica de pacientes afásicos com baixa escolaridade, expostos a este teste. MÉTODOS: Foram selecionados 30 sujeitos normais de baixa escolaridade (um a quatro anos de estudo), com idade superior a 18 anos e inferior a 60 anos, sendo 15 do gênero masculino e 15 do gênero feminino. Todos foram submetidos à aplicação do teste M1-Alpha, que comporta entrevista semidirigida e provas controladas. Todas as respostas corretas receberam um ponto. Os dados foram submetidos a tratamento estatístico. RESULTADOS: Foi verificado um maior número de erros, bem como uma maior variabilidade nas respostas, em tarefas de escrita copiada, ditado, leitura em voz alta e compreensão escrita. CONCLUSÃO: A baixa escolaridade influencia o desempenho dos indivíduos nas tarefas de escrita copiada, ditado, leitura em voz alta e compreensão escrita. Foi possível obter dados de referência, que poderão ser utilizados na aplicação clínica do teste M1-Alpha em pacientes com baixa escolaridade. |
id |
SBF-4_f02a200d94a972315e2f3d54dec2be7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2179-64912011000300007 |
network_acronym_str |
SBF-4 |
network_name_str |
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação do teste M1-Alpha em sujeitos normais com baixa escolaridade: estudo pilotoAfasiaLinguagemAvaliaçãoEscolaridadeCogniçãoOBJETIVO: Verificar o desempenho de sujeitos normais com baixa escolaridade no teste M1-Alpha e obter parâmetros que possam ser utilizados na avaliação clínica de pacientes afásicos com baixa escolaridade, expostos a este teste. MÉTODOS: Foram selecionados 30 sujeitos normais de baixa escolaridade (um a quatro anos de estudo), com idade superior a 18 anos e inferior a 60 anos, sendo 15 do gênero masculino e 15 do gênero feminino. Todos foram submetidos à aplicação do teste M1-Alpha, que comporta entrevista semidirigida e provas controladas. Todas as respostas corretas receberam um ponto. Os dados foram submetidos a tratamento estatístico. RESULTADOS: Foi verificado um maior número de erros, bem como uma maior variabilidade nas respostas, em tarefas de escrita copiada, ditado, leitura em voz alta e compreensão escrita. CONCLUSÃO: A baixa escolaridade influencia o desempenho dos indivíduos nas tarefas de escrita copiada, ditado, leitura em voz alta e compreensão escrita. Foi possível obter dados de referência, que poderão ser utilizados na aplicação clínica do teste M1-Alpha em pacientes com baixa escolaridade.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000300007Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.23 n.3 2011reponame:Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S2179-64912011000300007info:eu-repo/semantics/openAccessOrtiz,Karin ZazoCosta,Flávia Pereira dapor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S2179-64912011000300007Revistahttp://www.sbfa.org.br/portal/pg.php?id=41&ttpg=Jornal%20da%20Sociedade%20Brasileira%20de%20Fonoaudiologia&tpc=cinzaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jornal@sbfa.org.br2179-64912179-6491opendoar:2011-10-14T00:00Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação do teste M1-Alpha em sujeitos normais com baixa escolaridade: estudo piloto |
title |
Aplicação do teste M1-Alpha em sujeitos normais com baixa escolaridade: estudo piloto |
spellingShingle |
Aplicação do teste M1-Alpha em sujeitos normais com baixa escolaridade: estudo piloto Ortiz,Karin Zazo Afasia Linguagem Avaliação Escolaridade Cognição |
title_short |
Aplicação do teste M1-Alpha em sujeitos normais com baixa escolaridade: estudo piloto |
title_full |
Aplicação do teste M1-Alpha em sujeitos normais com baixa escolaridade: estudo piloto |
title_fullStr |
Aplicação do teste M1-Alpha em sujeitos normais com baixa escolaridade: estudo piloto |
title_full_unstemmed |
Aplicação do teste M1-Alpha em sujeitos normais com baixa escolaridade: estudo piloto |
title_sort |
Aplicação do teste M1-Alpha em sujeitos normais com baixa escolaridade: estudo piloto |
author |
Ortiz,Karin Zazo |
author_facet |
Ortiz,Karin Zazo Costa,Flávia Pereira da |
author_role |
author |
author2 |
Costa,Flávia Pereira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortiz,Karin Zazo Costa,Flávia Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afasia Linguagem Avaliação Escolaridade Cognição |
topic |
Afasia Linguagem Avaliação Escolaridade Cognição |
description |
OBJETIVO: Verificar o desempenho de sujeitos normais com baixa escolaridade no teste M1-Alpha e obter parâmetros que possam ser utilizados na avaliação clínica de pacientes afásicos com baixa escolaridade, expostos a este teste. MÉTODOS: Foram selecionados 30 sujeitos normais de baixa escolaridade (um a quatro anos de estudo), com idade superior a 18 anos e inferior a 60 anos, sendo 15 do gênero masculino e 15 do gênero feminino. Todos foram submetidos à aplicação do teste M1-Alpha, que comporta entrevista semidirigida e provas controladas. Todas as respostas corretas receberam um ponto. Os dados foram submetidos a tratamento estatístico. RESULTADOS: Foi verificado um maior número de erros, bem como uma maior variabilidade nas respostas, em tarefas de escrita copiada, ditado, leitura em voz alta e compreensão escrita. CONCLUSÃO: A baixa escolaridade influencia o desempenho dos indivíduos nas tarefas de escrita copiada, ditado, leitura em voz alta e compreensão escrita. Foi possível obter dados de referência, que poderão ser utilizados na aplicação clínica do teste M1-Alpha em pacientes com baixa escolaridade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S2179-64912011000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.23 n.3 2011 reponame:Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
collection |
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
repository.name.fl_str_mv |
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jornal@sbfa.org.br |
_version_ |
1754734638125809664 |