Gravidade do transtorno fonológico, consciência fonológica e praxia articulatória em pré-escolares

Bibliographic Details
Main Author: Souza,Thaís Nobre Uchôa
Publication Date: 2011
Other Authors: Avila,Clara Regina Brandão de
Format: Article
Language: por
Source: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000200012
Summary: OBJETIVO: Caracterizar o transtorno fonológico quanto à gravidade, consciência fonológica e praxia articulatória e investigar a existência de correlações entre essas variáveis, em um grupo de pré-escolares. MÉTODOS: Participaram 56 pré-escolares entre 4 anos e 6 anos e 11 meses, meninos e meninas, separados em Grupo Pesquisa (GP) e Grupo de Comparação (GC), respectivamente à presença ou ausência de alterações de fala. Foram aplicados: Teste de Linguagem Infantil ABFW: Fonologia; Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial - CONFIAS; e o Protocolo de Avaliação das Praxias Articulatórias e Buco-faciais. Realizou-se o cálculo da Porcentagem de Consoantes Corretas - PCC para classificar a gravidade do transtorno fonológico. Os dados receberam análise estatística. RESULTADOS: Os pré-escolares com transtorno apresentaram desempenho inferior em tarefas de consciência fonológica e praxia articulatória quando comparados aos do GC. A gravidade correlacionou-se com consciência fonológica e praxia articulatória e esta com consciência fonológica nesses pré-escolares. Ambos os grupos mostraram correlação entre consciência fonológica total, consciência fonológica de sílaba e de fonema. CONCLUSÃO: O GP caracterizou-se pelo pior desempenho em consciência fonológica e praxia articulatória e pela presença de correlação entre a gravidade do transtorno, a consciência fonológica e a praxia articulatória.
id SBF-5_1a95116095963e271bc7bfe5ab469ebc
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-80342011000200012
network_acronym_str SBF-5
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Gravidade do transtorno fonológico, consciência fonológica e praxia articulatória em pré-escolaresDistúrbios da falaPré-escolarAvaliação/métodosÍndice de gravidade da doençaTranstornos da articulaçãoOBJETIVO: Caracterizar o transtorno fonológico quanto à gravidade, consciência fonológica e praxia articulatória e investigar a existência de correlações entre essas variáveis, em um grupo de pré-escolares. MÉTODOS: Participaram 56 pré-escolares entre 4 anos e 6 anos e 11 meses, meninos e meninas, separados em Grupo Pesquisa (GP) e Grupo de Comparação (GC), respectivamente à presença ou ausência de alterações de fala. Foram aplicados: Teste de Linguagem Infantil ABFW: Fonologia; Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial - CONFIAS; e o Protocolo de Avaliação das Praxias Articulatórias e Buco-faciais. Realizou-se o cálculo da Porcentagem de Consoantes Corretas - PCC para classificar a gravidade do transtorno fonológico. Os dados receberam análise estatística. RESULTADOS: Os pré-escolares com transtorno apresentaram desempenho inferior em tarefas de consciência fonológica e praxia articulatória quando comparados aos do GC. A gravidade correlacionou-se com consciência fonológica e praxia articulatória e esta com consciência fonológica nesses pré-escolares. Ambos os grupos mostraram correlação entre consciência fonológica total, consciência fonológica de sílaba e de fonema. CONCLUSÃO: O GP caracterizou-se pelo pior desempenho em consciência fonológica e praxia articulatória e pela presença de correlação entre a gravidade do transtorno, a consciência fonológica e a praxia articulatória.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000200012Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.16 n.2 2011reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342011000200012info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Thaís Nobre UchôaAvila,Clara Regina Brandão depor2011-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342011000200012Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2011-10-27T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gravidade do transtorno fonológico, consciência fonológica e praxia articulatória em pré-escolares
title Gravidade do transtorno fonológico, consciência fonológica e praxia articulatória em pré-escolares
spellingShingle Gravidade do transtorno fonológico, consciência fonológica e praxia articulatória em pré-escolares
Souza,Thaís Nobre Uchôa
Distúrbios da fala
Pré-escolar
Avaliação/métodos
Índice de gravidade da doença
Transtornos da articulação
title_short Gravidade do transtorno fonológico, consciência fonológica e praxia articulatória em pré-escolares
title_full Gravidade do transtorno fonológico, consciência fonológica e praxia articulatória em pré-escolares
title_fullStr Gravidade do transtorno fonológico, consciência fonológica e praxia articulatória em pré-escolares
title_full_unstemmed Gravidade do transtorno fonológico, consciência fonológica e praxia articulatória em pré-escolares
title_sort Gravidade do transtorno fonológico, consciência fonológica e praxia articulatória em pré-escolares
author Souza,Thaís Nobre Uchôa
author_facet Souza,Thaís Nobre Uchôa
Avila,Clara Regina Brandão de
author_role author
author2 Avila,Clara Regina Brandão de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Thaís Nobre Uchôa
Avila,Clara Regina Brandão de
dc.subject.por.fl_str_mv Distúrbios da fala
Pré-escolar
Avaliação/métodos
Índice de gravidade da doença
Transtornos da articulação
topic Distúrbios da fala
Pré-escolar
Avaliação/métodos
Índice de gravidade da doença
Transtornos da articulação
description OBJETIVO: Caracterizar o transtorno fonológico quanto à gravidade, consciência fonológica e praxia articulatória e investigar a existência de correlações entre essas variáveis, em um grupo de pré-escolares. MÉTODOS: Participaram 56 pré-escolares entre 4 anos e 6 anos e 11 meses, meninos e meninas, separados em Grupo Pesquisa (GP) e Grupo de Comparação (GC), respectivamente à presença ou ausência de alterações de fala. Foram aplicados: Teste de Linguagem Infantil ABFW: Fonologia; Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial - CONFIAS; e o Protocolo de Avaliação das Praxias Articulatórias e Buco-faciais. Realizou-se o cálculo da Porcentagem de Consoantes Corretas - PCC para classificar a gravidade do transtorno fonológico. Os dados receberam análise estatística. RESULTADOS: Os pré-escolares com transtorno apresentaram desempenho inferior em tarefas de consciência fonológica e praxia articulatória quando comparados aos do GC. A gravidade correlacionou-se com consciência fonológica e praxia articulatória e esta com consciência fonológica nesses pré-escolares. Ambos os grupos mostraram correlação entre consciência fonológica total, consciência fonológica de sílaba e de fonema. CONCLUSÃO: O GP caracterizou-se pelo pior desempenho em consciência fonológica e praxia articulatória e pela presença de correlação entre a gravidade do transtorno, a consciência fonológica e a praxia articulatória.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-80342011000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.16 n.2 2011
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbfa.org.br
_version_ 1754821021234364416