Desempenho de idosos com presbiacusia em tarefas de controle inibitório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Ana Lúcia Pires Afonso da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Zimmer,Márcia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000200008
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o desempenho de idosos em tarefa não verbal ligada a funções executivas, a fim de verificar a hipótese de que idosos usuários de próteses auditivas obteriam escores mais altos do que idosos não usuários de próteses na tarefa proposta. MÉTODOS: A tarefa Simon, administrada individualmente em um laptop com o software e-prime, foi utilizada para mensurar aspectos ligados a funções executivas por meio de uma condição controle e duas condições de teste. Na condição controle, os estímulos - quadrados coloridos - eram apresentados no centro da tela. As condições de teste subdividiam-se em condições laterais congruentes - estímulos posicionados no mesmo lado da tela em que a tecla do computador a ser selecionada para a resposta - e laterais incongruentes - em que os estímulos aparecem no lado da tela oposto ao da tecla a ser selecionada. A diferença de tempo de reação entre as condições congruente e incongruente é chamada de efeito Simon. Os idosos foram agrupados em três grupos: um grupo controle de indivíduos com audição normal; indivíduos com presbiacusia, usuários de próteses auditivas; e indivíduos com presbiacusia não usuários de próteses auditivas. RESULTADOS: A análise estatística apontou diferença entre o grupo sem perda auditiva (controle) e o grupo de não usuários de prótese auditiva somente no tempo de reação (TR) na condição controle. Nas demais comparações não foram encontradas diferenças. CONCLUSÃO: A hipótese levantada não foi corroborada, o que aponta a necessidade de utilização de novos métodos exploratórios de observação dos fenômenos estudados.
id SBF-5_4fe92e63ca4d8a694c4e5d3238621844
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-80342012000200008
network_acronym_str SBF-5
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Desempenho de idosos com presbiacusia em tarefas de controle inibitórioEnvelhecimentoPresbiacusiaFunção executivaAtençãoImplantes coclearesOBJETIVO: Avaliar o desempenho de idosos em tarefa não verbal ligada a funções executivas, a fim de verificar a hipótese de que idosos usuários de próteses auditivas obteriam escores mais altos do que idosos não usuários de próteses na tarefa proposta. MÉTODOS: A tarefa Simon, administrada individualmente em um laptop com o software e-prime, foi utilizada para mensurar aspectos ligados a funções executivas por meio de uma condição controle e duas condições de teste. Na condição controle, os estímulos - quadrados coloridos - eram apresentados no centro da tela. As condições de teste subdividiam-se em condições laterais congruentes - estímulos posicionados no mesmo lado da tela em que a tecla do computador a ser selecionada para a resposta - e laterais incongruentes - em que os estímulos aparecem no lado da tela oposto ao da tecla a ser selecionada. A diferença de tempo de reação entre as condições congruente e incongruente é chamada de efeito Simon. Os idosos foram agrupados em três grupos: um grupo controle de indivíduos com audição normal; indivíduos com presbiacusia, usuários de próteses auditivas; e indivíduos com presbiacusia não usuários de próteses auditivas. RESULTADOS: A análise estatística apontou diferença entre o grupo sem perda auditiva (controle) e o grupo de não usuários de prótese auditiva somente no tempo de reação (TR) na condição controle. Nas demais comparações não foram encontradas diferenças. CONCLUSÃO: A hipótese levantada não foi corroborada, o que aponta a necessidade de utilização de novos métodos exploratórios de observação dos fenômenos estudados.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000200008Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.17 n.2 2012reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342012000200008info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Ana Lúcia Pires Afonso daZimmer,Márcia Cristinapor2012-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342012000200008Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2012-06-26T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de idosos com presbiacusia em tarefas de controle inibitório
title Desempenho de idosos com presbiacusia em tarefas de controle inibitório
spellingShingle Desempenho de idosos com presbiacusia em tarefas de controle inibitório
Costa,Ana Lúcia Pires Afonso da
Envelhecimento
Presbiacusia
Função executiva
Atenção
Implantes cocleares
title_short Desempenho de idosos com presbiacusia em tarefas de controle inibitório
title_full Desempenho de idosos com presbiacusia em tarefas de controle inibitório
title_fullStr Desempenho de idosos com presbiacusia em tarefas de controle inibitório
title_full_unstemmed Desempenho de idosos com presbiacusia em tarefas de controle inibitório
title_sort Desempenho de idosos com presbiacusia em tarefas de controle inibitório
author Costa,Ana Lúcia Pires Afonso da
author_facet Costa,Ana Lúcia Pires Afonso da
Zimmer,Márcia Cristina
author_role author
author2 Zimmer,Márcia Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Ana Lúcia Pires Afonso da
Zimmer,Márcia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Presbiacusia
Função executiva
Atenção
Implantes cocleares
topic Envelhecimento
Presbiacusia
Função executiva
Atenção
Implantes cocleares
description OBJETIVO: Avaliar o desempenho de idosos em tarefa não verbal ligada a funções executivas, a fim de verificar a hipótese de que idosos usuários de próteses auditivas obteriam escores mais altos do que idosos não usuários de próteses na tarefa proposta. MÉTODOS: A tarefa Simon, administrada individualmente em um laptop com o software e-prime, foi utilizada para mensurar aspectos ligados a funções executivas por meio de uma condição controle e duas condições de teste. Na condição controle, os estímulos - quadrados coloridos - eram apresentados no centro da tela. As condições de teste subdividiam-se em condições laterais congruentes - estímulos posicionados no mesmo lado da tela em que a tecla do computador a ser selecionada para a resposta - e laterais incongruentes - em que os estímulos aparecem no lado da tela oposto ao da tecla a ser selecionada. A diferença de tempo de reação entre as condições congruente e incongruente é chamada de efeito Simon. Os idosos foram agrupados em três grupos: um grupo controle de indivíduos com audição normal; indivíduos com presbiacusia, usuários de próteses auditivas; e indivíduos com presbiacusia não usuários de próteses auditivas. RESULTADOS: A análise estatística apontou diferença entre o grupo sem perda auditiva (controle) e o grupo de não usuários de prótese auditiva somente no tempo de reação (TR) na condição controle. Nas demais comparações não foram encontradas diferenças. CONCLUSÃO: A hipótese levantada não foi corroborada, o que aponta a necessidade de utilização de novos métodos exploratórios de observação dos fenômenos estudados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-80342012000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.17 n.2 2012
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbfa.org.br
_version_ 1754821021574103040