Conhecimentos e práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000200009 |
Resumo: | OBJETIVO: Investigar os conhecimentos, as percepções e as práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivas. MÉTODOS: Estudo descritivo transversal, realizado por meio de entrevista estruturada com 45 professores de educação infantil da rede pública de ensino da cidade de Belo Horizonte. As entrevistas foram gravadas, transcritas e posteriormente submetidas à análise. RESULTADOS: A grande maioria dos sujeitos entrevistados apresentou pouco conhecimento, muitas vezes bastante vago e de senso comum, sobre a perda auditiva, embora a consciência da necessidade de aprendizagem para uma melhor atuação profissional tenha sido nítida. Apesar da falta de informação, os professores demonstraram conhecer algumas características das crianças com deficiência auditiva e explicitaram condutas a serem realizadas em sala de aula. A quase totalidade da amostra afirmou não conhecer a triagem auditiva escolar. CONCLUSÃO: Os conhecimentos, as práticas e as percepções demonstradas pelos entrevistados revelaram grande variação de conceitos, atitudes e estratégias. Contudo, grande parte se baseia em senso-comum ou intuição, devido à falta de experiência e de capacitação dos educadores para lidar com a criança com deficiência auditiva. |
id |
SBF-5_53b6d589e1bfc0cdae2936d2e11197a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-80342010000200009 |
network_acronym_str |
SBF-5 |
network_name_str |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimentos e práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivasDocentesLinguagem infantilEducação infantilDesenvolvimento infantilPerda auditivaPromoção da saúdeSaúde escolarOBJETIVO: Investigar os conhecimentos, as percepções e as práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivas. MÉTODOS: Estudo descritivo transversal, realizado por meio de entrevista estruturada com 45 professores de educação infantil da rede pública de ensino da cidade de Belo Horizonte. As entrevistas foram gravadas, transcritas e posteriormente submetidas à análise. RESULTADOS: A grande maioria dos sujeitos entrevistados apresentou pouco conhecimento, muitas vezes bastante vago e de senso comum, sobre a perda auditiva, embora a consciência da necessidade de aprendizagem para uma melhor atuação profissional tenha sido nítida. Apesar da falta de informação, os professores demonstraram conhecer algumas características das crianças com deficiência auditiva e explicitaram condutas a serem realizadas em sala de aula. A quase totalidade da amostra afirmou não conhecer a triagem auditiva escolar. CONCLUSÃO: Os conhecimentos, as práticas e as percepções demonstradas pelos entrevistados revelaram grande variação de conceitos, atitudes e estratégias. Contudo, grande parte se baseia em senso-comum ou intuição, devido à falta de experiência e de capacitação dos educadores para lidar com a criança com deficiência auditiva.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000200009Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.15 n.2 2010reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342010000200009info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Denísia Raquel de CarvalhoSantos,Lílian Marinho dosLemos,Stela Maris AguiarCarvalho,Sirley Alves da SilvaPerin,Renata Martinellipor2010-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342010000200009Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2010-07-21T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimentos e práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivas |
title |
Conhecimentos e práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivas |
spellingShingle |
Conhecimentos e práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivas Silva,Denísia Raquel de Carvalho Docentes Linguagem infantil Educação infantil Desenvolvimento infantil Perda auditiva Promoção da saúde Saúde escolar |
title_short |
Conhecimentos e práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivas |
title_full |
Conhecimentos e práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivas |
title_fullStr |
Conhecimentos e práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivas |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos e práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivas |
title_sort |
Conhecimentos e práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivas |
author |
Silva,Denísia Raquel de Carvalho |
author_facet |
Silva,Denísia Raquel de Carvalho Santos,Lílian Marinho dos Lemos,Stela Maris Aguiar Carvalho,Sirley Alves da Silva Perin,Renata Martinelli |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Lílian Marinho dos Lemos,Stela Maris Aguiar Carvalho,Sirley Alves da Silva Perin,Renata Martinelli |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Denísia Raquel de Carvalho Santos,Lílian Marinho dos Lemos,Stela Maris Aguiar Carvalho,Sirley Alves da Silva Perin,Renata Martinelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes Linguagem infantil Educação infantil Desenvolvimento infantil Perda auditiva Promoção da saúde Saúde escolar |
topic |
Docentes Linguagem infantil Educação infantil Desenvolvimento infantil Perda auditiva Promoção da saúde Saúde escolar |
description |
OBJETIVO: Investigar os conhecimentos, as percepções e as práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivas. MÉTODOS: Estudo descritivo transversal, realizado por meio de entrevista estruturada com 45 professores de educação infantil da rede pública de ensino da cidade de Belo Horizonte. As entrevistas foram gravadas, transcritas e posteriormente submetidas à análise. RESULTADOS: A grande maioria dos sujeitos entrevistados apresentou pouco conhecimento, muitas vezes bastante vago e de senso comum, sobre a perda auditiva, embora a consciência da necessidade de aprendizagem para uma melhor atuação profissional tenha sido nítida. Apesar da falta de informação, os professores demonstraram conhecer algumas características das crianças com deficiência auditiva e explicitaram condutas a serem realizadas em sala de aula. A quase totalidade da amostra afirmou não conhecer a triagem auditiva escolar. CONCLUSÃO: Os conhecimentos, as práticas e as percepções demonstradas pelos entrevistados revelaram grande variação de conceitos, atitudes e estratégias. Contudo, grande parte se baseia em senso-comum ou intuição, devido à falta de experiência e de capacitação dos educadores para lidar com a criança com deficiência auditiva. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000200009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-80342010000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.15 n.2 2010 reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
collection |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@sbfa.org.br |
_version_ |
1754821020757262336 |