Avaliação de percepção de fala em crianças com deficiência auditiva usuárias de aparelho de amplificação sonora: a questão do instrumento e seus critérios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães,Luana Almeida
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Cimonari,Paula Martin, Novaes,Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342007000300010
Resumo: OBJETIVO: Comparar diferentes critérios de análise de erros em tarefas de reconhecimento de palavras em crianças com deficiência auditiva usuárias de aparelho de amplificação sonora individual, visando estabelecer seu potencial de utilização na clínica, particularmente nas relações entre percepção de fala e utilização de audição residual. MÉTODOS: Aplicação de listas para reconhecimento de palavras em sujeitos de 6 a 8 anos de idade, com deficiência auditiva e usuários de aparelho de amplificação sonora individual. As respostas foram analisadas por diferentes critérios a partir de dois instrumentos: WASP: acerto de palavras, de fonemas e padrão total de erro; Matriz de Confusão: substituições e omissões de fonemas. RESULTADOS: As relações entre os diferentes critérios de análise permitiram diferentes perspectivas na análise do desempenho das crianças no reconhecimento de palavras, levando a reflexões sobre a utilização do potencial auditivo das crianças e as implicações no processo terapêutico com ênfase na audição residual. CONCLUSÃO: Combinar diferentes critérios de análise dos erros permite ampliar o conhecimento das habilidades de percepção de fala dos sujeitos e, conseqüentemente, contribui para o estabelecimento de metas terapêuticas.
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