Análise de voz e comunicação oral de professores de curso pré-vestibular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000300010 |
Resumo: | OBJETIVO: Realizar uma auto-avaliação com professores de curso pré-vestibular enfocando aspectos de voz, bem como analisar as características de voz, fala e recursos corporais utilizados em sala de aula. MÉTODOS: Participaram deste estudo 40 professores do sexo masculino de uma empresa de cursos pré-vestibulares. Os docentes foram avaliados no local de trabalho por meio de dois questionários. O primeiro referente à auto-avaliação vocal e do ambiente de trabalho e o segundo referente à avaliação perceptivo-auditiva e visual de parâmetros corporais. A avaliação perceptivo-auditiva e visual foi realizada pela pesquisadora durante aulas-padrão de 60 minutos. Os parâmetros analisados foram divididos em aspectos de voz e fala. Os parâmetros referentes à análise dos recursos corporais foram pontuados em uma escala analógica graduada de 0 a 10, sendo que nesta escala o extremo esquerdo (0) refere-se à inadequação e o extremo direito (10) à completa adequação. RESULTADOS: A maioria dos professores relatou usar microfone (77,5%) e apresentaram queixas de sinais e sintomas vocais, sendo os mais citados: falhas na voz, rouquidão, esforço para falar, secura na garganta e pigarro. Na análise perceptivo-auditiva observou-se que os professores apresentaram qualidade vocal discretamente alterada, sendo 35% do tipo rouca. Os aspectos de fala e recursos corporais foram utilizados na maior parte do tempo de forma adequada. CONCLUSÃO: Os professores de curso pré-vestibular apresentaram elevada incidência de sintomas vocais, mesmo com a utilização de microfone. Utilizaram diversos recursos corporais na tentativa de potencializar o aprendizado, sendo que o uso de gestos, contato visual direcionado e interação verbal com os alunos foram as estratégias mais utilizadas em sala de aula. |
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