IMPACTO DO EXERCÍCIO FÍSICO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10624 |
Resumo: | Introdução: o transtorno do espectro autista, por vezes denominado como transtornos invasivos do desenvolvimento, apresenta características clínicas centrais que incluem déficits qualitativos na interação social e na comunicação, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados e um repertório limitado de interesses e atividades. Esse transtorno geralmente está associado ao transtorno do desenvolvimento da coordenação. Objetivo: verificar evidências científicas do impacto do exercício físico no tratamento do indivíduo portador do transtorno do espectro autista, inclusive quanto à coordenação motora e desenvolvimento cognitivo. Métodos: foram realizadas buscas nas bases de dados PUBMED, LILACS, SciELO e PEDro sem restrição de idiomas ou localização e tempo até maio de 2019. A pesquisa foi realizada na base de dados com descritores selecionados a partir do dicionário descritores em ciências da saúde (decs) medical subject heading terms (mesh) [(autistic disorder) and (asperger syndrome) and (exercise) and (cognition)], tendo como critério de inclusão o fato de t ratarem-se de estudos com o uso de exercício físico. Foi verificada a qualidade metodológica dos artigos incluídos através do protocolo modificado de pithon. Resultados: foram identificados 655 artigos, dos quais somente 7 cumpriram os critérios de inclusão estabelecidos. Cada um dos estudos retratou abordagens distintas dos exercícios físicos, sendo aeróbios, de força, aquáticos, ou com uso de tecnologias. A quantidade e duração das sessões dos exercícios variaram de estudo para estudo. Conclusão: os programas de exercícios físicos trazem benefícios em diversos aspectos dos pacientes. Os programas de exercícios no meio aquático aparentemente se mostraram os mais eficazes. Abre-se, assim, uma lacuna na literatura para novos estudos que busquem explicações para esses resultados. |
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IMPACTO DO EXERCÍCIO FÍSICO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICATranstorno Autístico Síndrome de asperger Exercício CogniçãoIntrodução: o transtorno do espectro autista, por vezes denominado como transtornos invasivos do desenvolvimento, apresenta características clínicas centrais que incluem déficits qualitativos na interação social e na comunicação, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados e um repertório limitado de interesses e atividades. Esse transtorno geralmente está associado ao transtorno do desenvolvimento da coordenação. Objetivo: verificar evidências científicas do impacto do exercício físico no tratamento do indivíduo portador do transtorno do espectro autista, inclusive quanto à coordenação motora e desenvolvimento cognitivo. Métodos: foram realizadas buscas nas bases de dados PUBMED, LILACS, SciELO e PEDro sem restrição de idiomas ou localização e tempo até maio de 2019. A pesquisa foi realizada na base de dados com descritores selecionados a partir do dicionário descritores em ciências da saúde (decs) medical subject heading terms (mesh) [(autistic disorder) and (asperger syndrome) and (exercise) and (cognition)], tendo como critério de inclusão o fato de t ratarem-se de estudos com o uso de exercício físico. Foi verificada a qualidade metodológica dos artigos incluídos através do protocolo modificado de pithon. Resultados: foram identificados 655 artigos, dos quais somente 7 cumpriram os critérios de inclusão estabelecidos. Cada um dos estudos retratou abordagens distintas dos exercícios físicos, sendo aeróbios, de força, aquáticos, ou com uso de tecnologias. A quantidade e duração das sessões dos exercícios variaram de estudo para estudo. Conclusão: os programas de exercícios físicos trazem benefícios em diversos aspectos dos pacientes. Os programas de exercícios no meio aquático aparentemente se mostraram os mais eficazes. Abre-se, assim, uma lacuna na literatura para novos estudos que busquem explicações para esses resultados.Universidade Católica de Brasília2020-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresrevisão sistemáticaapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1062410.31501/rbcm.v28i2.10624Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 28 n. 2 (2020)0103-171610.31501/rbcm.v28i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10624/6946Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHaas, PatríciaPaiva, Karina MaryCorrêa, Vanessa PereiraGonzales, Ana InêsBesen, EduardaMoreira, EmanuelleCunha, Josiane da2020-08-10T19:44:04Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10624Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-08-10T19:44:04Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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