Correlação entre tempo, erro, velocidade e compreensão de leitura em escolares com distúrbio de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000400008 |
Resumo: | OBJETIVO: Correlacionar as variáveis: erros, tempo, velocidade e compreensão de leitura de escolares com distúrbios de aprendizagem e escolares sem dificuldade de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram deste estudo 40 escolares de 8 a 12 anos de idade, de ambos os gêneros, de 2ª a 4ª série do Ensino Fundamental Municipal, divididos em GI: composto por 20 escolares sem dificuldade de aprendizagem e GII: composto por 20 escolares com distúrbio de aprendizagem. Foram utilizados textos selecionados a partir da indicação de professores da 2ª à 4ª série da Rede Municipal de Ensino, para a realização de leitura oral. A compreensão foi realizada por meio de quatro perguntas apresentadas após a leitura do texto, às quais os escolares deveriam responder oralmente. RESULTADOS: Houve diferença entre GI e GII no número de erros, velocidade e compreensão de leitura e tempo total de leitura. A correlação entre tempo total de leitura e erros cometidos durante a leitura foi positiva, e entre as variáveis tempo total de leitura e velocidade de leitura foi negativa. Para o grupo GII, houve diferença com correlação negativa entre as variáveis tempo total de leitura e velocidade de leitura. CONCLUSÃO: Para os escolares com distúrbio de aprendizagem, o desempenho nas variáveis que foram correlacionadas encontra-se alterado interferindo no desenvolvimento em leitura e, consequentemente, na compreensão do texto lido. |
id |
SBF-5_cf0ce8bcee6e0bbe85bebda46ed541d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-80342011000400008 |
network_acronym_str |
SBF-5 |
network_name_str |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Correlação entre tempo, erro, velocidade e compreensão de leitura em escolares com distúrbio de aprendizagemAprendizagemLeituraCompreensãoTranstornos de aprendizagemEscolaridadeOBJETIVO: Correlacionar as variáveis: erros, tempo, velocidade e compreensão de leitura de escolares com distúrbios de aprendizagem e escolares sem dificuldade de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram deste estudo 40 escolares de 8 a 12 anos de idade, de ambos os gêneros, de 2ª a 4ª série do Ensino Fundamental Municipal, divididos em GI: composto por 20 escolares sem dificuldade de aprendizagem e GII: composto por 20 escolares com distúrbio de aprendizagem. Foram utilizados textos selecionados a partir da indicação de professores da 2ª à 4ª série da Rede Municipal de Ensino, para a realização de leitura oral. A compreensão foi realizada por meio de quatro perguntas apresentadas após a leitura do texto, às quais os escolares deveriam responder oralmente. RESULTADOS: Houve diferença entre GI e GII no número de erros, velocidade e compreensão de leitura e tempo total de leitura. A correlação entre tempo total de leitura e erros cometidos durante a leitura foi positiva, e entre as variáveis tempo total de leitura e velocidade de leitura foi negativa. Para o grupo GII, houve diferença com correlação negativa entre as variáveis tempo total de leitura e velocidade de leitura. CONCLUSÃO: Para os escolares com distúrbio de aprendizagem, o desempenho nas variáveis que foram correlacionadas encontra-se alterado interferindo no desenvolvimento em leitura e, consequentemente, na compreensão do texto lido.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000400008Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.16 n.4 2011reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342011000400008info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Cláudia daCapellini,Simone Aparecidapor2012-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342011000400008Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2012-01-24T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Correlação entre tempo, erro, velocidade e compreensão de leitura em escolares com distúrbio de aprendizagem |
title |
Correlação entre tempo, erro, velocidade e compreensão de leitura em escolares com distúrbio de aprendizagem |
spellingShingle |
Correlação entre tempo, erro, velocidade e compreensão de leitura em escolares com distúrbio de aprendizagem Silva,Cláudia da Aprendizagem Leitura Compreensão Transtornos de aprendizagem Escolaridade |
title_short |
Correlação entre tempo, erro, velocidade e compreensão de leitura em escolares com distúrbio de aprendizagem |
title_full |
Correlação entre tempo, erro, velocidade e compreensão de leitura em escolares com distúrbio de aprendizagem |
title_fullStr |
Correlação entre tempo, erro, velocidade e compreensão de leitura em escolares com distúrbio de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Correlação entre tempo, erro, velocidade e compreensão de leitura em escolares com distúrbio de aprendizagem |
title_sort |
Correlação entre tempo, erro, velocidade e compreensão de leitura em escolares com distúrbio de aprendizagem |
author |
Silva,Cláudia da |
author_facet |
Silva,Cláudia da Capellini,Simone Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Capellini,Simone Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Cláudia da Capellini,Simone Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Leitura Compreensão Transtornos de aprendizagem Escolaridade |
topic |
Aprendizagem Leitura Compreensão Transtornos de aprendizagem Escolaridade |
description |
OBJETIVO: Correlacionar as variáveis: erros, tempo, velocidade e compreensão de leitura de escolares com distúrbios de aprendizagem e escolares sem dificuldade de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram deste estudo 40 escolares de 8 a 12 anos de idade, de ambos os gêneros, de 2ª a 4ª série do Ensino Fundamental Municipal, divididos em GI: composto por 20 escolares sem dificuldade de aprendizagem e GII: composto por 20 escolares com distúrbio de aprendizagem. Foram utilizados textos selecionados a partir da indicação de professores da 2ª à 4ª série da Rede Municipal de Ensino, para a realização de leitura oral. A compreensão foi realizada por meio de quatro perguntas apresentadas após a leitura do texto, às quais os escolares deveriam responder oralmente. RESULTADOS: Houve diferença entre GI e GII no número de erros, velocidade e compreensão de leitura e tempo total de leitura. A correlação entre tempo total de leitura e erros cometidos durante a leitura foi positiva, e entre as variáveis tempo total de leitura e velocidade de leitura foi negativa. Para o grupo GII, houve diferença com correlação negativa entre as variáveis tempo total de leitura e velocidade de leitura. CONCLUSÃO: Para os escolares com distúrbio de aprendizagem, o desempenho nas variáveis que foram correlacionadas encontra-se alterado interferindo no desenvolvimento em leitura e, consequentemente, na compreensão do texto lido. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000400008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000400008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-80342011000400008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.16 n.4 2011 reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
collection |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@sbfa.org.br |
_version_ |
1754821021292036096 |