Relação entre fluência de leitura oral e compreensão de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Maíra Anelli
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Capellini,Simone Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000100308
Resumo: RESUMO Objetivo Relacionar o desempenho na fluência de leitura oral com a compreensão de leitura de escolares do Ensino Fundamental I. Método Participaram deste estudo 97 escolares, distribuídos em três grupos: Grupo I (GI): composto por 32 escolares do 3º ano; Grupo II (GII): composto por 28 escolares do 4º ano; e Grupo III (GIII): composto por 37 escolares do 5º ano. A leitura oral de um texto foi gravada e analisada, observando-se as pausas realizadas pelos escolares, percebidas auditivamente por juízes, medidas a velocidade de leitura, por meio do número de palavras lidas corretamente, e realizada também a avaliação da compreensão de leitura. Resultados Para os escolares do Grupo I e III, o desempenho na compreensão foi relacionado com os escores de palavras lidas corretamente por minuto, o que não ocorreu com os escolares do Grupo II. O GII e GIII apresentaram relações negativas não significantes entre o número de pausas e a compreensão. Conclusão Os dados demonstraram que a taxa de leitura oral tem relação com a compreensão de leitura, entretanto, o número de pausas não demonstrou diferenças significantes em relação à compreensão de leitura para a maior parte dos anos escolares analisados.
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