Relação entre fluência de leitura oral e compreensão de leitura
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000100308 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Relacionar o desempenho na fluência de leitura oral com a compreensão de leitura de escolares do Ensino Fundamental I. Método Participaram deste estudo 97 escolares, distribuídos em três grupos: Grupo I (GI): composto por 32 escolares do 3º ano; Grupo II (GII): composto por 28 escolares do 4º ano; e Grupo III (GIII): composto por 37 escolares do 5º ano. A leitura oral de um texto foi gravada e analisada, observando-se as pausas realizadas pelos escolares, percebidas auditivamente por juízes, medidas a velocidade de leitura, por meio do número de palavras lidas corretamente, e realizada também a avaliação da compreensão de leitura. Resultados Para os escolares do Grupo I e III, o desempenho na compreensão foi relacionado com os escores de palavras lidas corretamente por minuto, o que não ocorreu com os escolares do Grupo II. O GII e GIII apresentaram relações negativas não significantes entre o número de pausas e a compreensão. Conclusão Os dados demonstraram que a taxa de leitura oral tem relação com a compreensão de leitura, entretanto, o número de pausas não demonstrou diferenças significantes em relação à compreensão de leitura para a maior parte dos anos escolares analisados. |
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Relação entre fluência de leitura oral e compreensão de leituraLeituraCompreensão de LeituraAvaliaçãoEducaçãoAprendizagemEscolaridadeEnsino FundamentalRESUMO Objetivo Relacionar o desempenho na fluência de leitura oral com a compreensão de leitura de escolares do Ensino Fundamental I. Método Participaram deste estudo 97 escolares, distribuídos em três grupos: Grupo I (GI): composto por 32 escolares do 3º ano; Grupo II (GII): composto por 28 escolares do 4º ano; e Grupo III (GIII): composto por 37 escolares do 5º ano. A leitura oral de um texto foi gravada e analisada, observando-se as pausas realizadas pelos escolares, percebidas auditivamente por juízes, medidas a velocidade de leitura, por meio do número de palavras lidas corretamente, e realizada também a avaliação da compreensão de leitura. Resultados Para os escolares do Grupo I e III, o desempenho na compreensão foi relacionado com os escores de palavras lidas corretamente por minuto, o que não ocorreu com os escolares do Grupo II. O GII e GIII apresentaram relações negativas não significantes entre o número de pausas e a compreensão. Conclusão Os dados demonstraram que a taxa de leitura oral tem relação com a compreensão de leitura, entretanto, o número de pausas não demonstrou diferenças significantes em relação à compreensão de leitura para a maior parte dos anos escolares analisados.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000100308CoDAS v.31 n.1 2019reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20182018244info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Maíra AnelliCapellini,Simone Aparecidapor2019-02-22T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822019000100308Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2019-02-22T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
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