Instrumento de avaliação de fala para análise acústica (IAFAC) baseado em critérios linguísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berti,Larissa Cristina
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pagliuso,Alessandra, Lacava,Francine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000300005
Resumo: OBJETIVO: Elaborar um instrumento de avaliação da fala de crianças, que contemple todos os fonemas consonantais do Português Brasileiro, para viabilizar o uso de uma metodologia instrumental. MÉTODOS: A escolha das palavras foi baseada em critérios linguísticos do Português Brasileiro (PB), previamente definidos, pesquisados no banco de dados fônico-lexicais - CETENFolha, relativos: à classe gramatical, ao número de sílabas, ao acento e ao padrão silábico a partir da ocorrência das palavras-tipo. RESULTADOS: Com base nos critérios linguísticos o instrumento foi composto por 96 palavras que contemplavam pelo menos três ocorrências de todos os fonemas consonantais do PB que acompanhavam as vogais /i,a,u/ na posição acentuada. Dentre as palavras do instrumento houve a prevalência de substantivos dissílabos paroxítonos. Quanto ao padrão silábico, 57 palavras iniciavam com padrão silábico simples e 39 palavras envolviam a produção de padrão silábico complexo. CONCLUSÃO: O presente trabalho não só forneceu critérios linguísticos para elaboração de instrumentos de avaliação de produção e/ou percepção de fala, como também disponibilizou um instrumento de avaliação de fala para uso de uma metodologia instrumental para o campo da Fonoaudiologia.
id SBF-5_d67e96190e42170d626bdfe32c394aea
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-80342009000300005
network_acronym_str SBF-5
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Instrumento de avaliação de fala para análise acústica (IAFAC) baseado em critérios linguísticosAvaliaçãoFalaAcústicaCriançasOBJETIVO: Elaborar um instrumento de avaliação da fala de crianças, que contemple todos os fonemas consonantais do Português Brasileiro, para viabilizar o uso de uma metodologia instrumental. MÉTODOS: A escolha das palavras foi baseada em critérios linguísticos do Português Brasileiro (PB), previamente definidos, pesquisados no banco de dados fônico-lexicais - CETENFolha, relativos: à classe gramatical, ao número de sílabas, ao acento e ao padrão silábico a partir da ocorrência das palavras-tipo. RESULTADOS: Com base nos critérios linguísticos o instrumento foi composto por 96 palavras que contemplavam pelo menos três ocorrências de todos os fonemas consonantais do PB que acompanhavam as vogais /i,a,u/ na posição acentuada. Dentre as palavras do instrumento houve a prevalência de substantivos dissílabos paroxítonos. Quanto ao padrão silábico, 57 palavras iniciavam com padrão silábico simples e 39 palavras envolviam a produção de padrão silábico complexo. CONCLUSÃO: O presente trabalho não só forneceu critérios linguísticos para elaboração de instrumentos de avaliação de produção e/ou percepção de fala, como também disponibilizou um instrumento de avaliação de fala para uso de uma metodologia instrumental para o campo da Fonoaudiologia.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000300005Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.14 n.3 2009reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342009000300005info:eu-repo/semantics/openAccessBerti,Larissa CristinaPagliuso,AlessandraLacava,Francinepor2009-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342009000300005Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2009-10-16T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumento de avaliação de fala para análise acústica (IAFAC) baseado em critérios linguísticos
title Instrumento de avaliação de fala para análise acústica (IAFAC) baseado em critérios linguísticos
spellingShingle Instrumento de avaliação de fala para análise acústica (IAFAC) baseado em critérios linguísticos
Berti,Larissa Cristina
Avaliação
Fala
Acústica
Crianças
title_short Instrumento de avaliação de fala para análise acústica (IAFAC) baseado em critérios linguísticos
title_full Instrumento de avaliação de fala para análise acústica (IAFAC) baseado em critérios linguísticos
title_fullStr Instrumento de avaliação de fala para análise acústica (IAFAC) baseado em critérios linguísticos
title_full_unstemmed Instrumento de avaliação de fala para análise acústica (IAFAC) baseado em critérios linguísticos
title_sort Instrumento de avaliação de fala para análise acústica (IAFAC) baseado em critérios linguísticos
author Berti,Larissa Cristina
author_facet Berti,Larissa Cristina
Pagliuso,Alessandra
Lacava,Francine
author_role author
author2 Pagliuso,Alessandra
Lacava,Francine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berti,Larissa Cristina
Pagliuso,Alessandra
Lacava,Francine
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Fala
Acústica
Crianças
topic Avaliação
Fala
Acústica
Crianças
description OBJETIVO: Elaborar um instrumento de avaliação da fala de crianças, que contemple todos os fonemas consonantais do Português Brasileiro, para viabilizar o uso de uma metodologia instrumental. MÉTODOS: A escolha das palavras foi baseada em critérios linguísticos do Português Brasileiro (PB), previamente definidos, pesquisados no banco de dados fônico-lexicais - CETENFolha, relativos: à classe gramatical, ao número de sílabas, ao acento e ao padrão silábico a partir da ocorrência das palavras-tipo. RESULTADOS: Com base nos critérios linguísticos o instrumento foi composto por 96 palavras que contemplavam pelo menos três ocorrências de todos os fonemas consonantais do PB que acompanhavam as vogais /i,a,u/ na posição acentuada. Dentre as palavras do instrumento houve a prevalência de substantivos dissílabos paroxítonos. Quanto ao padrão silábico, 57 palavras iniciavam com padrão silábico simples e 39 palavras envolviam a produção de padrão silábico complexo. CONCLUSÃO: O presente trabalho não só forneceu critérios linguísticos para elaboração de instrumentos de avaliação de produção e/ou percepção de fala, como também disponibilizou um instrumento de avaliação de fala para uso de uma metodologia instrumental para o campo da Fonoaudiologia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-80342009000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.14 n.3 2009
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbfa.org.br
_version_ 1754821020360900608