Duração do onset vocálico da fala fluente de gagos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcuri,Cláudia Fassin
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Osborn,Ellen, Schiefer,Ana Maria, Chiari,Brasília Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000100018
Resumo: OBJETIVO: Comparar a duração da emissão da fala fluente de adultos com diferentes graus de gagueira em tarefa de repetição de frases. MÉTODOS: Seis adultos gagos, com grau de severidade variando de leve a severo, foram pareados com indivíduos sem nenhuma alteração de linguagem. O corpus foi composto pelas palavras "cavalo", "pipoca" e " tapete", inseridas em frases-veículo "Digo......baixinho". As frases foram emitidas pela pesquisadora e repetidas três vezes pelos indivíduos. A fala foi gravada diretamente em computador, tendo sido desconsideradas as emissões disfluentes. Posteriormente, foram realizadas as medidas de duração acústica das amostras, através do programa Praat 4.3. As frases foram divididas em segmentos delimitados por dois onsets vocálicos consecutivos. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente através do Teste-t e da ANOVA (Analysis of variance). RESULTADOS: Os gagos levaram mais tempo para emitir todas as unidades estudadas, com exceção da unidade [ib]. Na comparação entre os diferentes graus de severidade da gagueira, verificou-se que os gagos leves e moderados apresentam medidas de duração semelhantes e diferentes da dos gagos severos. CONCLUSÃO: Os parâmetros acústicos de duração delimitados pela medida dos onset vocálicos demonstraram que os gagos diferem dos não-gagos, além destas medidas diferenciarem os graus de severidade da gagueira.
id SBF-5_d790bbdc1b56df272e36b72a8086924f
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-80342010000100018
network_acronym_str SBF-5
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Duração do onset vocálico da fala fluente de gagosTranstornos da articulaçãoDistúrbios da falaGagueiraAcústica da falaMedida da produção da falaEspectrografia do somOBJETIVO: Comparar a duração da emissão da fala fluente de adultos com diferentes graus de gagueira em tarefa de repetição de frases. MÉTODOS: Seis adultos gagos, com grau de severidade variando de leve a severo, foram pareados com indivíduos sem nenhuma alteração de linguagem. O corpus foi composto pelas palavras "cavalo", "pipoca" e " tapete", inseridas em frases-veículo "Digo......baixinho". As frases foram emitidas pela pesquisadora e repetidas três vezes pelos indivíduos. A fala foi gravada diretamente em computador, tendo sido desconsideradas as emissões disfluentes. Posteriormente, foram realizadas as medidas de duração acústica das amostras, através do programa Praat 4.3. As frases foram divididas em segmentos delimitados por dois onsets vocálicos consecutivos. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente através do Teste-t e da ANOVA (Analysis of variance). RESULTADOS: Os gagos levaram mais tempo para emitir todas as unidades estudadas, com exceção da unidade [ib]. Na comparação entre os diferentes graus de severidade da gagueira, verificou-se que os gagos leves e moderados apresentam medidas de duração semelhantes e diferentes da dos gagos severos. CONCLUSÃO: Os parâmetros acústicos de duração delimitados pela medida dos onset vocálicos demonstraram que os gagos diferem dos não-gagos, além destas medidas diferenciarem os graus de severidade da gagueira.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000100018Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.15 n.1 2010reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342010000100018info:eu-repo/semantics/openAccessArcuri,Cláudia FassinOsborn,EllenSchiefer,Ana MariaChiari,Brasília Mariapor2010-04-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342010000100018Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2010-04-05T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Duração do onset vocálico da fala fluente de gagos
title Duração do onset vocálico da fala fluente de gagos
spellingShingle Duração do onset vocálico da fala fluente de gagos
Arcuri,Cláudia Fassin
Transtornos da articulação
Distúrbios da fala
Gagueira
Acústica da fala
Medida da produção da fala
Espectrografia do som
title_short Duração do onset vocálico da fala fluente de gagos
title_full Duração do onset vocálico da fala fluente de gagos
title_fullStr Duração do onset vocálico da fala fluente de gagos
title_full_unstemmed Duração do onset vocálico da fala fluente de gagos
title_sort Duração do onset vocálico da fala fluente de gagos
author Arcuri,Cláudia Fassin
author_facet Arcuri,Cláudia Fassin
Osborn,Ellen
Schiefer,Ana Maria
Chiari,Brasília Maria
author_role author
author2 Osborn,Ellen
Schiefer,Ana Maria
Chiari,Brasília Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcuri,Cláudia Fassin
Osborn,Ellen
Schiefer,Ana Maria
Chiari,Brasília Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos da articulação
Distúrbios da fala
Gagueira
Acústica da fala
Medida da produção da fala
Espectrografia do som
topic Transtornos da articulação
Distúrbios da fala
Gagueira
Acústica da fala
Medida da produção da fala
Espectrografia do som
description OBJETIVO: Comparar a duração da emissão da fala fluente de adultos com diferentes graus de gagueira em tarefa de repetição de frases. MÉTODOS: Seis adultos gagos, com grau de severidade variando de leve a severo, foram pareados com indivíduos sem nenhuma alteração de linguagem. O corpus foi composto pelas palavras "cavalo", "pipoca" e " tapete", inseridas em frases-veículo "Digo......baixinho". As frases foram emitidas pela pesquisadora e repetidas três vezes pelos indivíduos. A fala foi gravada diretamente em computador, tendo sido desconsideradas as emissões disfluentes. Posteriormente, foram realizadas as medidas de duração acústica das amostras, através do programa Praat 4.3. As frases foram divididas em segmentos delimitados por dois onsets vocálicos consecutivos. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente através do Teste-t e da ANOVA (Analysis of variance). RESULTADOS: Os gagos levaram mais tempo para emitir todas as unidades estudadas, com exceção da unidade [ib]. Na comparação entre os diferentes graus de severidade da gagueira, verificou-se que os gagos leves e moderados apresentam medidas de duração semelhantes e diferentes da dos gagos severos. CONCLUSÃO: Os parâmetros acústicos de duração delimitados pela medida dos onset vocálicos demonstraram que os gagos diferem dos não-gagos, além destas medidas diferenciarem os graus de severidade da gagueira.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000100018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000100018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-80342010000100018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.15 n.1 2010
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbfa.org.br
_version_ 1754821020734193664