Consciência fonêmica em meninos e meninas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura,Simone Raquel Sbrissa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cielo,Carla Aparecida, Mezzomo,Carolina Lisbôa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000200011
Resumo: OBJETIVO: Verificar a interferência da variável sexo no desempenho de tarefas em consciência fonêmica. MÉTODOS: A amostra constituiu-se de 36 estudantes da segunda série do Ensino Fundamental, sendo 18 meninas e 18 meninos. Todos foram submetidos à triagem audiológica, avaliação fonoaudiológica e das habilidades em consciência fonêmica. RESULTADOS: De modo geral, a análise estatística não apontou diferenças significantes entre os sexos. No entanto, qualitativamente, observou-se que as crianças do sexo feminino apresentaram mais êxito do que os sujeitos do sexo masculino, em todas as tarefas de segmentação e de síntese fonêmica, que repercutem na análise de elementos menores. CONCLUSÕES: Embora não tenham sido observadas diferenças estatisticamente significantes entre os sexos, constatou-se que o grupo das meninas apresentou melhor desempenho nas habilidades em consciência fonêmica.
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