Habilidades em consciência silábica e fonêmica de crianças com fala desviante com e sem intervenção fonoaudiológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchetti,Paula Tavares
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Mezzomo,Carolina Lisbôa, Cielo,Carla Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000100014
Resumo: OBJETIVO: Comparar o desempenho de crianças com desvio fonológico evolutivo (DFE) que receberam intervenção fonoaudiológica com enfoque fonológico e de crianças com DFE que não receberam esta em habilidades de consciência fonológica (CF). MÉTODOS: Foram avaliados 23 sujeitos com diagnóstico de DFE, sendo que 14 crianças fizeram parte do Grupo de Estudo 1 (GE1), que recebeu terapia fonoaudiológica, e as outras nove fizeram parte do Grupo de Estudo 2 (GE2), que ainda não havia recebido fonoterapia. Todos os sujeitos foram submetidos à avaliação fonoaudiológica e da consciência fonológica. RESULTADOS: Das 26 sub-tarefas de CF aplicadas nos grupos de estudo, houve diferença estatisticamente significativa somente na tarefa T7-dissílabas (reversão silábica), confirmando o pior desempenho do GE2 (p<0,05). Porém, na análise das médias houve tendência a um melhor desempenho do GE1 em comparação ao GE2. Apesar desses resultados, mesmo os sujeitos que receberam intervenção fonoaudiológica tiveram desempenhos muito baixos. CONCLUSÕES: Houve diferença estatisticamente significante somente na sub-tarefa T7-dissílabas (reversão silábica) entre crianças com DFE que receberam intervenção fonoaudiológica e crianças com DFE que não receberam fonoterapia. Porém, notou-se uma tendência do grupo que recebeu terapia de ter um melhor desempenho nas tarefas de CF do que o grupo que não recebeu.
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