Avaliação de práticas de manejo da mancha-de-Corynespora na cultura do tomate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho Netto,Rosalee Albuquerque
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Noda,Hiroshi, Assis,Luiz Alberto Guimarães de, Machado,Francisco Manoares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tropical plant pathology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-56762012000300004
Resumo: Alternativas de manejo para a mancha-de-Corynespora na cultura do tomate foram avaliadas em dois experimentos em blocos ao acaso em esquema fatorial (2 x 3 x 3) com quatro e seis repetições, respectivamente. O primeiro fator foi a cobertura do solo em dois níveis com e sem capim seco picado. O segundo fator foi a pulverização com três níveis: biofertilizante anaeróbico, fungicida e água. O terceiro fator foi o manejo das plantas com três níveis: desbrota, retirada de folhas doentes e sem manejo. A severidade de doença nas folhas e o índice da doença (ID) nas plantas foram avaliados duas vezes por semana e a produção de frutos, no final do ciclo. Os valores das áreas abaixo das curvas de progresso da doença calculadas com valores de severidade e ID e da produção de frutos foram utilizados nas análises estatísticas. A cobertura do solo e a pulverização com biofertilizante não tiveram efeito significativo na intensidade da doença e na produção de frutos. Nas plantas submetidas à desbrota e à remoção de folhas doentes, a severidade da doença foi significativamente menor do que nas plantas sem manejo. Essas práticas provavelmente diminuíram a duração do molhamento foliar nas plantas e a remoção de folhas doentes, também proporcionou diminuição significativa (P<0,05) da quantidade de conídios de C. cassiicola no ar. Estas práticas culturais mostraram-se viáveis para serem utilizadas no manejo da mancha-de-Corynespora em pequenas áreas de produção.
id SBF-6_ee3eeee2c620d0792e63ee448a832685
oai_identifier_str oai:scielo:S1982-56762012000300004
network_acronym_str SBF-6
network_name_str Tropical plant pathology (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de práticas de manejo da mancha-de-Corynespora na cultura do tomateCorynespora cassiicolaSolanum lycopersicumpráticas culturaisAlternativas de manejo para a mancha-de-Corynespora na cultura do tomate foram avaliadas em dois experimentos em blocos ao acaso em esquema fatorial (2 x 3 x 3) com quatro e seis repetições, respectivamente. O primeiro fator foi a cobertura do solo em dois níveis com e sem capim seco picado. O segundo fator foi a pulverização com três níveis: biofertilizante anaeróbico, fungicida e água. O terceiro fator foi o manejo das plantas com três níveis: desbrota, retirada de folhas doentes e sem manejo. A severidade de doença nas folhas e o índice da doença (ID) nas plantas foram avaliados duas vezes por semana e a produção de frutos, no final do ciclo. Os valores das áreas abaixo das curvas de progresso da doença calculadas com valores de severidade e ID e da produção de frutos foram utilizados nas análises estatísticas. A cobertura do solo e a pulverização com biofertilizante não tiveram efeito significativo na intensidade da doença e na produção de frutos. Nas plantas submetidas à desbrota e à remoção de folhas doentes, a severidade da doença foi significativamente menor do que nas plantas sem manejo. Essas práticas provavelmente diminuíram a duração do molhamento foliar nas plantas e a remoção de folhas doentes, também proporcionou diminuição significativa (P<0,05) da quantidade de conídios de C. cassiicola no ar. Estas práticas culturais mostraram-se viáveis para serem utilizadas no manejo da mancha-de-Corynespora em pequenas áreas de produção.Sociedade Brasileira de Fitopatologia2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-56762012000300004Tropical Plant Pathology v.37 n.3 2012reponame:Tropical plant pathology (Online)instname:Sociedade Brasileira de Fitopatologiainstacron:SBF10.1590/S1982-56762012000300004info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho Netto,Rosalee AlbuquerqueNoda,HiroshiAssis,Luiz Alberto Guimarães deMachado,Francisco Manoarespor2012-07-03T00:00:00Zoai:scielo:S1982-56762012000300004Revistahttps://www.scielo.br/j/tpp/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsbf-revista@ufla.br1983-20521982-5676opendoar:2012-07-03T00:00Tropical plant pathology (Online) - Sociedade Brasileira de Fitopatologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de práticas de manejo da mancha-de-Corynespora na cultura do tomate
title Avaliação de práticas de manejo da mancha-de-Corynespora na cultura do tomate
spellingShingle Avaliação de práticas de manejo da mancha-de-Corynespora na cultura do tomate
Coelho Netto,Rosalee Albuquerque
Corynespora cassiicola
Solanum lycopersicum
práticas culturais
title_short Avaliação de práticas de manejo da mancha-de-Corynespora na cultura do tomate
title_full Avaliação de práticas de manejo da mancha-de-Corynespora na cultura do tomate
title_fullStr Avaliação de práticas de manejo da mancha-de-Corynespora na cultura do tomate
title_full_unstemmed Avaliação de práticas de manejo da mancha-de-Corynespora na cultura do tomate
title_sort Avaliação de práticas de manejo da mancha-de-Corynespora na cultura do tomate
author Coelho Netto,Rosalee Albuquerque
author_facet Coelho Netto,Rosalee Albuquerque
Noda,Hiroshi
Assis,Luiz Alberto Guimarães de
Machado,Francisco Manoares
author_role author
author2 Noda,Hiroshi
Assis,Luiz Alberto Guimarães de
Machado,Francisco Manoares
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho Netto,Rosalee Albuquerque
Noda,Hiroshi
Assis,Luiz Alberto Guimarães de
Machado,Francisco Manoares
dc.subject.por.fl_str_mv Corynespora cassiicola
Solanum lycopersicum
práticas culturais
topic Corynespora cassiicola
Solanum lycopersicum
práticas culturais
description Alternativas de manejo para a mancha-de-Corynespora na cultura do tomate foram avaliadas em dois experimentos em blocos ao acaso em esquema fatorial (2 x 3 x 3) com quatro e seis repetições, respectivamente. O primeiro fator foi a cobertura do solo em dois níveis com e sem capim seco picado. O segundo fator foi a pulverização com três níveis: biofertilizante anaeróbico, fungicida e água. O terceiro fator foi o manejo das plantas com três níveis: desbrota, retirada de folhas doentes e sem manejo. A severidade de doença nas folhas e o índice da doença (ID) nas plantas foram avaliados duas vezes por semana e a produção de frutos, no final do ciclo. Os valores das áreas abaixo das curvas de progresso da doença calculadas com valores de severidade e ID e da produção de frutos foram utilizados nas análises estatísticas. A cobertura do solo e a pulverização com biofertilizante não tiveram efeito significativo na intensidade da doença e na produção de frutos. Nas plantas submetidas à desbrota e à remoção de folhas doentes, a severidade da doença foi significativamente menor do que nas plantas sem manejo. Essas práticas provavelmente diminuíram a duração do molhamento foliar nas plantas e a remoção de folhas doentes, também proporcionou diminuição significativa (P<0,05) da quantidade de conídios de C. cassiicola no ar. Estas práticas culturais mostraram-se viáveis para serem utilizadas no manejo da mancha-de-Corynespora em pequenas áreas de produção.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-56762012000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-56762012000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1982-56762012000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fitopatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fitopatologia
dc.source.none.fl_str_mv Tropical Plant Pathology v.37 n.3 2012
reponame:Tropical plant pathology (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Fitopatologia
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fitopatologia
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Tropical plant pathology (Online)
collection Tropical plant pathology (Online)
repository.name.fl_str_mv Tropical plant pathology (Online) - Sociedade Brasileira de Fitopatologia
repository.mail.fl_str_mv sbf-revista@ufla.br
_version_ 1754824585846456320