A percepção dos usuários de um centro de reabilitação vinculado ao SUS: enfoque fonoaudiológico baseado na promoção da saúde.
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UTP |
Texto Completo: | http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1423 |
Resumo: | Introduction: Evaluations about the quality of the service of the public services, by its users, have been the current focus of research in the field of health. Social Participation, as an organizational principle of the Unified Health System (SUS), has been guiding such research, insofar as this principle emphasizes the protagonism of the subjects who use health services. Objective: To verify the perceptions SUS users have regarding a Service Center, as well as the speech and language services provided at this Center. Method: Cross-sectional field research, composed by interview conducted in August 2013, with 111 subjects that use SUS and residents in the municipality of Cascavel-PR. The quantitative analysis was performed using the GraphPad Prisma 5.1, SPSS 15.0 and D "agostino and Person tests, comparative non-parametric F and Chi-square tests. The qualitative approach was based on content analysis. Results: The evaluation of the Customer Service Center with its physical structure and secretarial staff was well qualified by SUS users. Likewise, speech-language pathology services were well evaluated for aspects related to the queue, the user's expectations regarding the speech-language work, the explanations provided by the speech-language pathologist regarding the activities developed. Conclusion: Knowledge of civil law relating to health is part of an indispensable process for the qualification of public services. The reflexes generated by the incentive of a model of society with greater social participation lie in the construction of a more just and egalitarian society as a proposal for Health Promotion. |
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Method: Cross-sectional field research, composed by interview conducted in August 2013, with 111 subjects that use SUS and residents in the municipality of Cascavel-PR. The quantitative analysis was performed using the GraphPad Prisma 5.1, SPSS 15.0 and D "agostino and Person tests, comparative non-parametric F and Chi-square tests. The qualitative approach was based on content analysis. Results: The evaluation of the Customer Service Center with its physical structure and secretarial staff was well qualified by SUS users. Likewise, speech-language pathology services were well evaluated for aspects related to the queue, the user's expectations regarding the speech-language work, the explanations provided by the speech-language pathologist regarding the activities developed. Conclusion: Knowledge of civil law relating to health is part of an indispensable process for the qualification of public services. The reflexes generated by the incentive of a model of society with greater social participation lie in the construction of a more just and egalitarian society as a proposal for Health Promotion.Introdução: Avaliações acerca da qualidade do atendimento dos serviços públicos, por parte de seus usuários, têm sido foco atual de pesquisas no campo da saúde. A Participação Social, enquanto princípio organizativo do Sistema Único de Saúde (SUS), vem norteando tais pesquisas, na medida em que este princípio enfatiza o protagonismo dos sujeitos que se utilizam de serviços de saúde. Objetivo: Verificar as percepções que os usuários do SUS têm a respeito de um Centro de Atendimento, bem como dos serviços fonoaudiológicos prestados neste Centro. Método: Pesquisa de campo, transversal, composta por entrevista realizada, no mês de agosto 2013, com 111 sujeitos usuários do SUS e residentes no município de Cascavel-PR. A análise quantitativa foi realizada a partir da aplicação do GraphPad Prisma 5.1, SPSS 15.0 e as testagens D‟agostino e Person, testes não paramétricos comparativos F e Qui-quadrado. A abordagem qualitativa foi pautada na análise de conteúdo. Resultados: A avaliação do Centro de Atendimento com sua estrutura física e equipe de secretárias foi bem qualificada pelos usuários do SUS. Da mesma forma, foram bem avaliados os serviços fonoaudiológicos quanto a aspectos relacionados à fila de espera, ao atendimento das expectativas do usuário quanto ao trabalho fonoaudiológico, às explicações fornecidas pelo fonoaudiólogo relativas às atividades desenvolvidas. Conclusão: O conhecimento do direito civil relativo à saúde faz parte de um processo indispensável para a qualificação dos serviços públicos. Os reflexos gerados pelo incentivo de um modelo de sociedade com maior participação social recaem na construção de uma sociedade mais justa e igualitária como proposta da Promoção de Saúde.Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-26T13:38:26Z No. of bitstreams: 1 A PERCEPCAO DOS USUARIOS.pdf: 1299867 bytes, checksum: 86012c8c5e36e1d37c3650a2eee8d5a6 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-26T13:38:26Z (GMT). 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Introdução: Avaliações acerca da qualidade do atendimento dos serviços públicos, por parte de seus usuários, têm sido foco atual de pesquisas no campo da saúde. A Participação Social, enquanto princípio organizativo do Sistema Único de Saúde (SUS), vem norteando tais pesquisas, na medida em que este princípio enfatiza o protagonismo dos sujeitos que se utilizam de serviços de saúde. Objetivo: Verificar as percepções que os usuários do SUS têm a respeito de um Centro de Atendimento, bem como dos serviços fonoaudiológicos prestados neste Centro. Método: Pesquisa de campo, transversal, composta por entrevista realizada, no mês de agosto 2013, com 111 sujeitos usuários do SUS e residentes no município de Cascavel-PR. A análise quantitativa foi realizada a partir da aplicação do GraphPad Prisma 5.1, SPSS 15.0 e as testagens D‟agostino e Person, testes não paramétricos comparativos F e Qui-quadrado. A abordagem qualitativa foi pautada na análise de conteúdo. Resultados: A avaliação do Centro de Atendimento com sua estrutura física e equipe de secretárias foi bem qualificada pelos usuários do SUS. Da mesma forma, foram bem avaliados os serviços fonoaudiológicos quanto a aspectos relacionados à fila de espera, ao atendimento das expectativas do usuário quanto ao trabalho fonoaudiológico, às explicações fornecidas pelo fonoaudiólogo relativas às atividades desenvolvidas. Conclusão: O conhecimento do direito civil relativo à saúde faz parte de um processo indispensável para a qualificação dos serviços públicos. Os reflexos gerados pelo incentivo de um modelo de sociedade com maior participação social recaem na construção de uma sociedade mais justa e igualitária como proposta da Promoção de Saúde. |
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