Condição de produção vocal do professor em diferentes situações funcionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota,Aline Ferreira de Brito
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pellicani,Ariane Damasceno, Dornelas,Rodrigo, Ricz,Lilian Neto Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822022000100312
Resumo: RESUMO Objetivo verificar se professores com menor uso vocal em decorrência da carga horária de trabalho reduzida apresentam menor queixa de distúrbio vocal e melhores condições ambientais e organizacionais de trabalho. Método participaram do estudo 46 professores, de ambos os gêneros, com média de idade de 39,5 anos (DP=8), tempo de profissão médio de 15 anos. Os professores foram divididos em: grupo A aqueles com regime de dedicação exclusiva, vinculados a uma única escola pública de ensino e carga horária de sala de aula reduzida; grupo B, professores da rede pública de ensino que trabalhavam em várias escolas e com hora aula elevada. Todos os sujeitos foram submetidos aos seguintes instrumentos: Condição de Produção Vocal – Professor (CPV-P) e o Índice de Triagem para Distúrbio de Voz (ITDV). Resultados o grupo B apresentou presença de distúrbio de voz (5,21; p=0,02) e maiores queixas quanto a condições de acústica (p=0,04), temperatura (p=0,04), umidade (p=0,01), iluminação (p=0,001), limpeza (p=0,01), material didático (p<0,0001). Hábitos de gritar (p=0,02), falar em local aberto (p=0,02) e receber orientações vocais (p=0,01) também apresentaram diferença estatisticamente significantes. Conclusão Os professores atuantes no ensino fundamental e médio de ensino pertencentes ao grupo de vínculo de dedicação exclusiva a uma única escola, com hora semanal reduzida de sala de aula e menor exposição vocal apresentaram menor queixa de distúrbio de voz, melhores condições ambientais e organizacionais e referiram gritar menos no ambiente de trabalho.
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