Doença de Moyamoya: impacto no desempenho da linguagem oral e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamônica,Dionísia Aparecida Cusin
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro,Camila da Costa, Ferraz,Plínio Marcos Duarte Pinto, Tabaquim,Maria de Lourdes Merighi
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000500661
Resumo: RESUMO A Doença de Moyamoya (DMM) é uma forma incomum de doença cerebrovascular oclusiva que acomete artérias do sistema nervoso central, acarretando alterações adquiridas de linguagem e dificuldades na aprendizagem. O objetivo foi descrever habilidades de linguagem oral/escrita e cognitivas em menina com diagnóstico de DMM de sete anos e sete meses. A avaliação constou de entrevista com pais, Observação do Comportamento Comunicativo, Teste de Vocabulário por Imagem Peabody, Teste de Desempenho Escolar, Perfil de Habilidades Fonológicas, Wechsler Intelligence Scale for Children, Teste Gestáltico Visomotor Bender, Wisconsin Card Sorting Test. Até os seis anos e cinco meses, ocorreram dois episódios de acidente vascular encefálico (AVE) em região temporoparietal esquerda e direita e área frontal esquerda. Realizou cirurgia para revascularização e tratamento medicamentoso. Avaliações audiológicas e oftalmológicas indicaram normalidade. Cursa o segundo ano do ensino fundamental. Apresentou alterações na linguagem oral e escrita (silábico-alfabética); não nomeação de todos os grafemas; escrita e aritmética média-inferior e leitura inferior à primeira série; habilidades do processamento fonológico em nível pré-escolar. A avaliação psicológica indicou nível intelectual satisfatório, porém prejuízo no desempenho cognitivo em tarefas verbais e de execução, limitações nas competências gráfico-percepto-motoras e na organização sequencial lógica. Os episódios de AVEs trouxeram interferências no desempenho dos processos de aprendizagem pelas especificidades das áreas afetadas, interferindo na análise, integração e interpretação de informações auditivas e visuais relevantes para os processos de aprendizagem.
id SBFA-1_46c163bbd0be0d56e6136540ca20641d
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822016000500661
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Doença de Moyamoya: impacto no desempenho da linguagem oral e escritaDoença de MoyamoyaDesenvolvimento InfantilAcidente Vascular CerebralLinguagem InfantilAprendizagemCogniçãoRESUMO A Doença de Moyamoya (DMM) é uma forma incomum de doença cerebrovascular oclusiva que acomete artérias do sistema nervoso central, acarretando alterações adquiridas de linguagem e dificuldades na aprendizagem. O objetivo foi descrever habilidades de linguagem oral/escrita e cognitivas em menina com diagnóstico de DMM de sete anos e sete meses. A avaliação constou de entrevista com pais, Observação do Comportamento Comunicativo, Teste de Vocabulário por Imagem Peabody, Teste de Desempenho Escolar, Perfil de Habilidades Fonológicas, Wechsler Intelligence Scale for Children, Teste Gestáltico Visomotor Bender, Wisconsin Card Sorting Test. Até os seis anos e cinco meses, ocorreram dois episódios de acidente vascular encefálico (AVE) em região temporoparietal esquerda e direita e área frontal esquerda. Realizou cirurgia para revascularização e tratamento medicamentoso. Avaliações audiológicas e oftalmológicas indicaram normalidade. Cursa o segundo ano do ensino fundamental. Apresentou alterações na linguagem oral e escrita (silábico-alfabética); não nomeação de todos os grafemas; escrita e aritmética média-inferior e leitura inferior à primeira série; habilidades do processamento fonológico em nível pré-escolar. A avaliação psicológica indicou nível intelectual satisfatório, porém prejuízo no desempenho cognitivo em tarefas verbais e de execução, limitações nas competências gráfico-percepto-motoras e na organização sequencial lógica. Os episódios de AVEs trouxeram interferências no desempenho dos processos de aprendizagem pelas especificidades das áreas afetadas, interferindo na análise, integração e interpretação de informações auditivas e visuais relevantes para os processos de aprendizagem.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2016-10-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000500661CoDAS v.28 n.5 2016reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20162016010info:eu-repo/semantics/openAccessLamônica,Dionísia Aparecida CusinRibeiro,Camila da CostaFerraz,Plínio Marcos Duarte PintoTabaquim,Maria de Lourdes Merighipor2016-11-07T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822016000500661Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2016-11-07T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Doença de Moyamoya: impacto no desempenho da linguagem oral e escrita
title Doença de Moyamoya: impacto no desempenho da linguagem oral e escrita
spellingShingle Doença de Moyamoya: impacto no desempenho da linguagem oral e escrita
Lamônica,Dionísia Aparecida Cusin
Doença de Moyamoya
Desenvolvimento Infantil
Acidente Vascular Cerebral
Linguagem Infantil
Aprendizagem
Cognição
title_short Doença de Moyamoya: impacto no desempenho da linguagem oral e escrita
title_full Doença de Moyamoya: impacto no desempenho da linguagem oral e escrita
title_fullStr Doença de Moyamoya: impacto no desempenho da linguagem oral e escrita
title_full_unstemmed Doença de Moyamoya: impacto no desempenho da linguagem oral e escrita
title_sort Doença de Moyamoya: impacto no desempenho da linguagem oral e escrita
author Lamônica,Dionísia Aparecida Cusin
author_facet Lamônica,Dionísia Aparecida Cusin
Ribeiro,Camila da Costa
Ferraz,Plínio Marcos Duarte Pinto
Tabaquim,Maria de Lourdes Merighi
author_role author
author2 Ribeiro,Camila da Costa
Ferraz,Plínio Marcos Duarte Pinto
Tabaquim,Maria de Lourdes Merighi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamônica,Dionísia Aparecida Cusin
Ribeiro,Camila da Costa
Ferraz,Plínio Marcos Duarte Pinto
Tabaquim,Maria de Lourdes Merighi
dc.subject.por.fl_str_mv Doença de Moyamoya
Desenvolvimento Infantil
Acidente Vascular Cerebral
Linguagem Infantil
Aprendizagem
Cognição
topic Doença de Moyamoya
Desenvolvimento Infantil
Acidente Vascular Cerebral
Linguagem Infantil
Aprendizagem
Cognição
description RESUMO A Doença de Moyamoya (DMM) é uma forma incomum de doença cerebrovascular oclusiva que acomete artérias do sistema nervoso central, acarretando alterações adquiridas de linguagem e dificuldades na aprendizagem. O objetivo foi descrever habilidades de linguagem oral/escrita e cognitivas em menina com diagnóstico de DMM de sete anos e sete meses. A avaliação constou de entrevista com pais, Observação do Comportamento Comunicativo, Teste de Vocabulário por Imagem Peabody, Teste de Desempenho Escolar, Perfil de Habilidades Fonológicas, Wechsler Intelligence Scale for Children, Teste Gestáltico Visomotor Bender, Wisconsin Card Sorting Test. Até os seis anos e cinco meses, ocorreram dois episódios de acidente vascular encefálico (AVE) em região temporoparietal esquerda e direita e área frontal esquerda. Realizou cirurgia para revascularização e tratamento medicamentoso. Avaliações audiológicas e oftalmológicas indicaram normalidade. Cursa o segundo ano do ensino fundamental. Apresentou alterações na linguagem oral e escrita (silábico-alfabética); não nomeação de todos os grafemas; escrita e aritmética média-inferior e leitura inferior à primeira série; habilidades do processamento fonológico em nível pré-escolar. A avaliação psicológica indicou nível intelectual satisfatório, porém prejuízo no desempenho cognitivo em tarefas verbais e de execução, limitações nas competências gráfico-percepto-motoras e na organização sequencial lógica. Os episódios de AVEs trouxeram interferências no desempenho dos processos de aprendizagem pelas especificidades das áreas afetadas, interferindo na análise, integração e interpretação de informações auditivas e visuais relevantes para os processos de aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000500661
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000500661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20162016010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.28 n.5 2016
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122441613705216