Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | CoDAS |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000300501 |
Resumo: | RESUMO Purpose Investigar a capacidade de automonitoramento da compreensão leitora de escolares brasileiros do Ensino Fundamental. Método Avaliaram-se 53 alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de São Paulo, selecionados pelo valor de taxa de leitura oral de texto e agrupados a partir de seu desempenho em compreensão leitora em: Grupo de melhor compreensão: escolares com taxa e acurácia adequadas, sem dificuldades na compreensão leitora; Grupo de pior compreensão: escolares com taxa e acurácia adequadas e dificuldades na compreensão leitora. Dois textos narrativos acompanhados de oito questões para avaliar a compreensão leitora foram apresentados. Duas sentenças e duas palavras foram substituídas por elementos agramaticais, pseudopalavras. Na condição de monitoramento espontâneo, os escolares leram o texto oralmente e responderam a questões. A análise considerou o cômputo de hesitações, autocorreções, repetições e erros. Na condição de monitoramento dirigido, leram o texto, informados de que algumas partes poderiam não fazer sentido e que as sublinhassem. A análise se deu pelo cômputo dos itens sublinhados. Os grupos foram comparados pelo Teste de Mann-Whitney. Resultados Observou-se diferença entre os grupos em nível frasal no 9º ano, na condição de monitoramento espontâneo, e no 5º ano, na condição de monitoramento dirigido. Conclusão Escolares de pior compreensão leitora apresentaram desempenho inferior ao monitorar a presença de sentenças agramaticais. |
id |
SBFA-1_4fe32e3431c37179fc6a8bfec5b9f82c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-17822017000300501 |
network_acronym_str |
SBFA-1 |
network_name_str |
CoDAS |
repository_id_str |
|
spelling |
Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino FundamentalLeituraCompreensãoCompreensão LeitoraMonitoramento da CompreensãoCogniçãoRESUMO Purpose Investigar a capacidade de automonitoramento da compreensão leitora de escolares brasileiros do Ensino Fundamental. Método Avaliaram-se 53 alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de São Paulo, selecionados pelo valor de taxa de leitura oral de texto e agrupados a partir de seu desempenho em compreensão leitora em: Grupo de melhor compreensão: escolares com taxa e acurácia adequadas, sem dificuldades na compreensão leitora; Grupo de pior compreensão: escolares com taxa e acurácia adequadas e dificuldades na compreensão leitora. Dois textos narrativos acompanhados de oito questões para avaliar a compreensão leitora foram apresentados. Duas sentenças e duas palavras foram substituídas por elementos agramaticais, pseudopalavras. Na condição de monitoramento espontâneo, os escolares leram o texto oralmente e responderam a questões. A análise considerou o cômputo de hesitações, autocorreções, repetições e erros. Na condição de monitoramento dirigido, leram o texto, informados de que algumas partes poderiam não fazer sentido e que as sublinhassem. A análise se deu pelo cômputo dos itens sublinhados. Os grupos foram comparados pelo Teste de Mann-Whitney. Resultados Observou-se diferença entre os grupos em nível frasal no 9º ano, na condição de monitoramento espontâneo, e no 5º ano, na condição de monitoramento dirigido. Conclusão Escolares de pior compreensão leitora apresentaram desempenho inferior ao monitorar a presença de sentenças agramaticais.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2017-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000300501CoDAS v.29 n.3 2017reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20172016044info:eu-repo/semantics/openAccessBueno,Gabriela JulianeCarvalho,Carolina Alves FerreiraÁvila,Clara Regina Brandão depor2017-06-06T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822017000300501Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2017-06-06T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental |
title |
Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental Bueno,Gabriela Juliane Leitura Compreensão Compreensão Leitora Monitoramento da Compreensão Cognição |
title_short |
Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental |
title_full |
Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental |
title_sort |
Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental |
author |
Bueno,Gabriela Juliane |
author_facet |
Bueno,Gabriela Juliane Carvalho,Carolina Alves Ferreira Ávila,Clara Regina Brandão de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho,Carolina Alves Ferreira Ávila,Clara Regina Brandão de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno,Gabriela Juliane Carvalho,Carolina Alves Ferreira Ávila,Clara Regina Brandão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Compreensão Compreensão Leitora Monitoramento da Compreensão Cognição |
topic |
Leitura Compreensão Compreensão Leitora Monitoramento da Compreensão Cognição |
description |
RESUMO Purpose Investigar a capacidade de automonitoramento da compreensão leitora de escolares brasileiros do Ensino Fundamental. Método Avaliaram-se 53 alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de São Paulo, selecionados pelo valor de taxa de leitura oral de texto e agrupados a partir de seu desempenho em compreensão leitora em: Grupo de melhor compreensão: escolares com taxa e acurácia adequadas, sem dificuldades na compreensão leitora; Grupo de pior compreensão: escolares com taxa e acurácia adequadas e dificuldades na compreensão leitora. Dois textos narrativos acompanhados de oito questões para avaliar a compreensão leitora foram apresentados. Duas sentenças e duas palavras foram substituídas por elementos agramaticais, pseudopalavras. Na condição de monitoramento espontâneo, os escolares leram o texto oralmente e responderam a questões. A análise considerou o cômputo de hesitações, autocorreções, repetições e erros. Na condição de monitoramento dirigido, leram o texto, informados de que algumas partes poderiam não fazer sentido e que as sublinhassem. A análise se deu pelo cômputo dos itens sublinhados. Os grupos foram comparados pelo Teste de Mann-Whitney. Resultados Observou-se diferença entre os grupos em nível frasal no 9º ano, na condição de monitoramento espontâneo, e no 5º ano, na condição de monitoramento dirigido. Conclusão Escolares de pior compreensão leitora apresentaram desempenho inferior ao monitorar a presença de sentenças agramaticais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000300501 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000300501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-1782/20172016044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
CoDAS v.29 n.3 2017 reponame:CoDAS instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) instacron:SBFA |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
instacron_str |
SBFA |
institution |
SBFA |
reponame_str |
CoDAS |
collection |
CoDAS |
repository.name.fl_str_mv |
CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
repository.mail.fl_str_mv |
codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br |
_version_ |
1752122441732194304 |