Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno,Gabriela Juliane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho,Carolina Alves Ferreira, Ávila,Clara Regina Brandão de
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000300501
Resumo: RESUMO Purpose Investigar a capacidade de automonitoramento da compreensão leitora de escolares brasileiros do Ensino Fundamental. Método Avaliaram-se 53 alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de São Paulo, selecionados pelo valor de taxa de leitura oral de texto e agrupados a partir de seu desempenho em compreensão leitora em: Grupo de melhor compreensão: escolares com taxa e acurácia adequadas, sem dificuldades na compreensão leitora; Grupo de pior compreensão: escolares com taxa e acurácia adequadas e dificuldades na compreensão leitora. Dois textos narrativos acompanhados de oito questões para avaliar a compreensão leitora foram apresentados. Duas sentenças e duas palavras foram substituídas por elementos agramaticais, pseudopalavras. Na condição de monitoramento espontâneo, os escolares leram o texto oralmente e responderam a questões. A análise considerou o cômputo de hesitações, autocorreções, repetições e erros. Na condição de monitoramento dirigido, leram o texto, informados de que algumas partes poderiam não fazer sentido e que as sublinhassem. A análise se deu pelo cômputo dos itens sublinhados. Os grupos foram comparados pelo Teste de Mann-Whitney. Resultados Observou-se diferença entre os grupos em nível frasal no 9º ano, na condição de monitoramento espontâneo, e no 5º ano, na condição de monitoramento dirigido. Conclusão Escolares de pior compreensão leitora apresentaram desempenho inferior ao monitorar a presença de sentenças agramaticais.
id SBFA-1_4fe32e3431c37179fc6a8bfec5b9f82c
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822017000300501
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino FundamentalLeituraCompreensãoCompreensão LeitoraMonitoramento da CompreensãoCogniçãoRESUMO Purpose Investigar a capacidade de automonitoramento da compreensão leitora de escolares brasileiros do Ensino Fundamental. Método Avaliaram-se 53 alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de São Paulo, selecionados pelo valor de taxa de leitura oral de texto e agrupados a partir de seu desempenho em compreensão leitora em: Grupo de melhor compreensão: escolares com taxa e acurácia adequadas, sem dificuldades na compreensão leitora; Grupo de pior compreensão: escolares com taxa e acurácia adequadas e dificuldades na compreensão leitora. Dois textos narrativos acompanhados de oito questões para avaliar a compreensão leitora foram apresentados. Duas sentenças e duas palavras foram substituídas por elementos agramaticais, pseudopalavras. Na condição de monitoramento espontâneo, os escolares leram o texto oralmente e responderam a questões. A análise considerou o cômputo de hesitações, autocorreções, repetições e erros. Na condição de monitoramento dirigido, leram o texto, informados de que algumas partes poderiam não fazer sentido e que as sublinhassem. A análise se deu pelo cômputo dos itens sublinhados. Os grupos foram comparados pelo Teste de Mann-Whitney. Resultados Observou-se diferença entre os grupos em nível frasal no 9º ano, na condição de monitoramento espontâneo, e no 5º ano, na condição de monitoramento dirigido. Conclusão Escolares de pior compreensão leitora apresentaram desempenho inferior ao monitorar a presença de sentenças agramaticais.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2017-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000300501CoDAS v.29 n.3 2017reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20172016044info:eu-repo/semantics/openAccessBueno,Gabriela JulianeCarvalho,Carolina Alves FerreiraÁvila,Clara Regina Brandão depor2017-06-06T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822017000300501Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2017-06-06T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental
title Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental
spellingShingle Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental
Bueno,Gabriela Juliane
Leitura
Compreensão
Compreensão Leitora
Monitoramento da Compreensão
Cognição
title_short Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental
title_full Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental
title_fullStr Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental
title_sort Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental
author Bueno,Gabriela Juliane
author_facet Bueno,Gabriela Juliane
Carvalho,Carolina Alves Ferreira
Ávila,Clara Regina Brandão de
author_role author
author2 Carvalho,Carolina Alves Ferreira
Ávila,Clara Regina Brandão de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno,Gabriela Juliane
Carvalho,Carolina Alves Ferreira
Ávila,Clara Regina Brandão de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Compreensão
Compreensão Leitora
Monitoramento da Compreensão
Cognição
topic Leitura
Compreensão
Compreensão Leitora
Monitoramento da Compreensão
Cognição
description RESUMO Purpose Investigar a capacidade de automonitoramento da compreensão leitora de escolares brasileiros do Ensino Fundamental. Método Avaliaram-se 53 alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de São Paulo, selecionados pelo valor de taxa de leitura oral de texto e agrupados a partir de seu desempenho em compreensão leitora em: Grupo de melhor compreensão: escolares com taxa e acurácia adequadas, sem dificuldades na compreensão leitora; Grupo de pior compreensão: escolares com taxa e acurácia adequadas e dificuldades na compreensão leitora. Dois textos narrativos acompanhados de oito questões para avaliar a compreensão leitora foram apresentados. Duas sentenças e duas palavras foram substituídas por elementos agramaticais, pseudopalavras. Na condição de monitoramento espontâneo, os escolares leram o texto oralmente e responderam a questões. A análise considerou o cômputo de hesitações, autocorreções, repetições e erros. Na condição de monitoramento dirigido, leram o texto, informados de que algumas partes poderiam não fazer sentido e que as sublinhassem. A análise se deu pelo cômputo dos itens sublinhados. Os grupos foram comparados pelo Teste de Mann-Whitney. Resultados Observou-se diferença entre os grupos em nível frasal no 9º ano, na condição de monitoramento espontâneo, e no 5º ano, na condição de monitoramento dirigido. Conclusão Escolares de pior compreensão leitora apresentaram desempenho inferior ao monitorar a presença de sentenças agramaticais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000300501
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000300501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20172016044
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.29 n.3 2017
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122441732194304