Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13957 |
Resumo: | O ensino e a aprendizagem da leitura são temas constantemente debatidos, especialmente nas séries iniciais. Entretanto, observa-se que mesmo após oito anos de educação formal, há um percentual considerável de estudantes que saem da escola com dificuldades de compreensão leitora. Neste estudo, objetivamos identificar esses estudantes e investigar as suas dificuldades, comparando-os com bons leitores da mesma escolaridade. Para isso, realizamos o processo de seleção dos grupos e, posteriormente, examinamos seus desempenhos em duas tarefas: leitura de palavra isolada e compreensão leitora. Ao final do processo de seleção, identificamos 14% de bons leitores e 11% de leitores com dificuldades de compreensão. Os grupos mostraram diferença significativa no desempenho de palavras irregulares e pseudopalavras, assim como no desempenho em questões literais e inferenciais. Os resultados sugerem que os leitores com dificuldades de compreensão ainda apresentam fragilidades tanto em processos mais básicos quanto mais complexos da leitura. |
id |
UNISC-3_bf1a7aac8e36559d812c92d7987242e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/13957 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamentalcompreensão leitoraleitura de palavradificuldades de leitura.O ensino e a aprendizagem da leitura são temas constantemente debatidos, especialmente nas séries iniciais. Entretanto, observa-se que mesmo após oito anos de educação formal, há um percentual considerável de estudantes que saem da escola com dificuldades de compreensão leitora. Neste estudo, objetivamos identificar esses estudantes e investigar as suas dificuldades, comparando-os com bons leitores da mesma escolaridade. Para isso, realizamos o processo de seleção dos grupos e, posteriormente, examinamos seus desempenhos em duas tarefas: leitura de palavra isolada e compreensão leitora. Ao final do processo de seleção, identificamos 14% de bons leitores e 11% de leitores com dificuldades de compreensão. Os grupos mostraram diferença significativa no desempenho de palavras irregulares e pseudopalavras, assim como no desempenho em questões literais e inferenciais. Os resultados sugerem que os leitores com dificuldades de compreensão ainda apresentam fragilidades tanto em processos mais básicos quanto mais complexos da leitura.Edunisc2019-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1395710.17058/signo.v44i81.13957Signo; v. 44 n. 81 (2019): Cooperação Internacional na pesquisa em Linguística e Literatura; 67-761982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13957/pdf_1Copyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBender de Sousa, LucileneHübner, Lilian Cristine2021-01-21T20:46:13Zoai:ojs.online.unisc.br:article/13957Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-21T20:46:13Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental |
title |
Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental Bender de Sousa, Lucilene compreensão leitora leitura de palavra dificuldades de leitura. |
title_short |
Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental |
title_full |
Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental |
title_sort |
Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental |
author |
Bender de Sousa, Lucilene |
author_facet |
Bender de Sousa, Lucilene Hübner, Lilian Cristine |
author_role |
author |
author2 |
Hübner, Lilian Cristine |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bender de Sousa, Lucilene Hübner, Lilian Cristine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
compreensão leitora leitura de palavra dificuldades de leitura. |
topic |
compreensão leitora leitura de palavra dificuldades de leitura. |
description |
O ensino e a aprendizagem da leitura são temas constantemente debatidos, especialmente nas séries iniciais. Entretanto, observa-se que mesmo após oito anos de educação formal, há um percentual considerável de estudantes que saem da escola com dificuldades de compreensão leitora. Neste estudo, objetivamos identificar esses estudantes e investigar as suas dificuldades, comparando-os com bons leitores da mesma escolaridade. Para isso, realizamos o processo de seleção dos grupos e, posteriormente, examinamos seus desempenhos em duas tarefas: leitura de palavra isolada e compreensão leitora. Ao final do processo de seleção, identificamos 14% de bons leitores e 11% de leitores com dificuldades de compreensão. Os grupos mostraram diferença significativa no desempenho de palavras irregulares e pseudopalavras, assim como no desempenho em questões literais e inferenciais. Os resultados sugerem que os leitores com dificuldades de compreensão ainda apresentam fragilidades tanto em processos mais básicos quanto mais complexos da leitura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13957 10.17058/signo.v44i81.13957 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13957 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v44i81.13957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13957/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 44 n. 81 (2019): Cooperação Internacional na pesquisa em Linguística e Literatura; 67-76 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1800218792327905281 |