Validação dos indicadores de risco para a constituição do leitor/escrevente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venezian,Janaina de Albuquerque
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freire,Regina Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000600730
Resumo: RESUMO Objetivo Validar indicadores de risco para a constituição do leitor/escrevente. Método Trata-se de um estudo exploratório em que um questionário retrospectivo sobre a criança antes da entrada no ensino fundamental, baseado nos indicadores preliminares para a constituição do sujeito leitor/escritor, foi aplicado a uma população de 293 pais de alunos do ensino fundamental I, de uma escola pública de São Paulo. Os achados foram cruzados com a sondagem diagnóstica de escrita dos alunos de 1º. a 5º. ano e com a avaliação da produção de texto em alunos de 3º. a 5º. ano. Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados e discussão O questionário, de confiabilidade aceitável, na análise da validade convergente, apresentou correlação positiva considerada regular, estatisticamente significativa com a sondagem diagnóstica de escrita, ou seja, quanto maior o escore no questionário melhor o desempenho na sondagem. Entre o questionário e o desempenho na produção de texto, houve correlação estatisticamente positiva nos casos em que os responsáveis apresentaram queixa em relação à leitura e escrita de seus filhos. A análise fatorial exploratória validou o constructo proposto. Conclusão O questionário é de fácil aplicação e baixo custo e os resultados demonstraram aceitação pelos respondentes, características fundamentais a instrumentos que servem à saúde e educação públicas. A pesquisa permitiu validar 8 dos 15 indicadores de risco inicialmente propostos para a constituição do leitor/escrevente. Esta validação imprime qualidade ao constructo e abre possibilidades de sua utilização na promoção de saúde, prevenção de alterações na leitura e escrita e na terapêutica.
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