Análise acústica do padrão entoacional da fala de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olivati,Ana Gabriela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Assumpção Junior,Francisco Baptista, Misquiatti,Andréa Regina Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000200312
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar elementos prosódicos de segmentos da fala de escolares com transtorno do espectro autista (TEA) e comparar com grupo controle, por meio de uma análise acústica. Método Foram realizadas gravações da fala de uma amostra de indivíduos com TEA (n=19) e com desenvolvimento típico (n=19) do gênero masculino, intervalo: 8-33 anos. Para coleta de dados, utilizou-se como roteiro o questionário de prosódia do ALiB (Atlas Linguístico Brasileiro), que contém frases interrogativas, afirmativas e imperativas. Os dados obtidos foram analisados por meio do software PRAAT e encaminhados para tratamento estatístico com o intuito de verificar possíveis diferenças estatisticamente significantes entre os dois grupos estudados em cada parâmetro prosódico avaliado (frequência fundamental, intensidade e duração) e suas respectivas variáveis. Resultados Verificou-se que houve diferenças significantes para as variáveis tessitura, amplitude melódica de vogal tônica, amplitude melódica de vogal pretônica, intensidade máxima, intensidade mínima, duração de vogal tônica, duração de vogal pretônica e duração de enunciado. Conclusão Indivíduos com TEA apresentam diferenças marcantes na prosódia em comparação aos com desenvolvimento típico. Ressalta-se, no entanto, a necessidade de mais estudos sobre a caracterização de aspectos prosódicos da fala de indivíduos com TEA com uma amostragem maior e faixa etária mais restrita.
id SBFA-1_7e4c9473a8b0f0e850d669634ebdab0c
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822017000200312
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Análise acústica do padrão entoacional da fala de indivíduos com Transtorno do Espectro AutistaTranstorno AutísticoLinguagem InfantilAcústica da FalaLinguísticaFonoaudiologiaRESUMO Objetivo Analisar elementos prosódicos de segmentos da fala de escolares com transtorno do espectro autista (TEA) e comparar com grupo controle, por meio de uma análise acústica. Método Foram realizadas gravações da fala de uma amostra de indivíduos com TEA (n=19) e com desenvolvimento típico (n=19) do gênero masculino, intervalo: 8-33 anos. Para coleta de dados, utilizou-se como roteiro o questionário de prosódia do ALiB (Atlas Linguístico Brasileiro), que contém frases interrogativas, afirmativas e imperativas. Os dados obtidos foram analisados por meio do software PRAAT e encaminhados para tratamento estatístico com o intuito de verificar possíveis diferenças estatisticamente significantes entre os dois grupos estudados em cada parâmetro prosódico avaliado (frequência fundamental, intensidade e duração) e suas respectivas variáveis. Resultados Verificou-se que houve diferenças significantes para as variáveis tessitura, amplitude melódica de vogal tônica, amplitude melódica de vogal pretônica, intensidade máxima, intensidade mínima, duração de vogal tônica, duração de vogal pretônica e duração de enunciado. Conclusão Indivíduos com TEA apresentam diferenças marcantes na prosódia em comparação aos com desenvolvimento típico. Ressalta-se, no entanto, a necessidade de mais estudos sobre a caracterização de aspectos prosódicos da fala de indivíduos com TEA com uma amostragem maior e faixa etária mais restrita.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000200312CoDAS v.29 n.2 2017reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20172016081info:eu-repo/semantics/openAccessOlivati,Ana GabrielaAssumpção Junior,Francisco BaptistaMisquiatti,Andréa Regina Nunespor2017-04-07T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822017000200312Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2017-04-07T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise acústica do padrão entoacional da fala de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista
title Análise acústica do padrão entoacional da fala de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista
spellingShingle Análise acústica do padrão entoacional da fala de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista
Olivati,Ana Gabriela
Transtorno Autístico
Linguagem Infantil
Acústica da Fala
Linguística
Fonoaudiologia
title_short Análise acústica do padrão entoacional da fala de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista
title_full Análise acústica do padrão entoacional da fala de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista
title_fullStr Análise acústica do padrão entoacional da fala de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista
title_full_unstemmed Análise acústica do padrão entoacional da fala de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista
title_sort Análise acústica do padrão entoacional da fala de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista
author Olivati,Ana Gabriela
author_facet Olivati,Ana Gabriela
Assumpção Junior,Francisco Baptista
Misquiatti,Andréa Regina Nunes
author_role author
author2 Assumpção Junior,Francisco Baptista
Misquiatti,Andréa Regina Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olivati,Ana Gabriela
Assumpção Junior,Francisco Baptista
Misquiatti,Andréa Regina Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno Autístico
Linguagem Infantil
Acústica da Fala
Linguística
Fonoaudiologia
topic Transtorno Autístico
Linguagem Infantil
Acústica da Fala
Linguística
Fonoaudiologia
description RESUMO Objetivo Analisar elementos prosódicos de segmentos da fala de escolares com transtorno do espectro autista (TEA) e comparar com grupo controle, por meio de uma análise acústica. Método Foram realizadas gravações da fala de uma amostra de indivíduos com TEA (n=19) e com desenvolvimento típico (n=19) do gênero masculino, intervalo: 8-33 anos. Para coleta de dados, utilizou-se como roteiro o questionário de prosódia do ALiB (Atlas Linguístico Brasileiro), que contém frases interrogativas, afirmativas e imperativas. Os dados obtidos foram analisados por meio do software PRAAT e encaminhados para tratamento estatístico com o intuito de verificar possíveis diferenças estatisticamente significantes entre os dois grupos estudados em cada parâmetro prosódico avaliado (frequência fundamental, intensidade e duração) e suas respectivas variáveis. Resultados Verificou-se que houve diferenças significantes para as variáveis tessitura, amplitude melódica de vogal tônica, amplitude melódica de vogal pretônica, intensidade máxima, intensidade mínima, duração de vogal tônica, duração de vogal pretônica e duração de enunciado. Conclusão Indivíduos com TEA apresentam diferenças marcantes na prosódia em comparação aos com desenvolvimento típico. Ressalta-se, no entanto, a necessidade de mais estudos sobre a caracterização de aspectos prosódicos da fala de indivíduos com TEA com uma amostragem maior e faixa etária mais restrita.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000200312
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000200312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20172016081
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.29 n.2 2017
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122441698639872