Fatores associados a sinais sugestivos de disfagia orofaríngea em idosas institucionalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bomfim,Fernanda Maria Santana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Chiari,Brasília Maria, Roque,Francelise Pivetta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000200011
Resumo: OBJETIVO: Identificar os fatores associados a sinais sugestivos de disfagia orofaríngea em idosas institucionalizadas. MÉTODOS: Realizou-se estudo transversal com 30 idosas institucionalizadas (média de idade: 83,73±10,56 anos) em Maceió. Coletaram-se, de agosto de 2007 a julho de 2008, dados sociodemográficos, culturais, de saúde geral e de deglutição, mediante análise do prontuário e acompanhamento (presencial e por filmagem) de uma refeição de cada idosa. Compararam-se as idosas com e sem sinais sugestivos de disfagia orofaríngea e foram verificados os fatores associados aos sinais sugestivos de disfagia orofaríngea e às alterações da dinâmica alimentar. RESULTADOS: No grupo de idosas com sinais sugestivos de disfagia verificou-se maior uso de medicação, menor ocorrência de depressão, maior número de dentes e de alterações da dinâmica alimentar. Em relação aos fatores associados às alterações da dinâmica alimentar, as idosas com demência apresentaram mais chances de requererem assistência durante a alimentação e de apresentarem quatro ou mais alterações da dinâmica alimentar. As idosas com assistência requerida apresentaram mais chances de se alimentarem na cama, de estarem posicionadas inadequadamente e de apresentarem três ou mais alterações da dinâmica alimentar. CONCLUSÃO: Em idosas institucionalizadas, são considerados fatores associados aos sinais sugestivos de disfagia orofaríngea o uso de medicação, a ausência de depressão, o número de dentes presentes e o número de alterações da dinâmica alimentar apresentadas pelas idosas. Os fatores associados às alterações da dinâmica alimentar estão relacionados à demência e assistência requerida.
id SBFA-1_b55cd4fd06a287d0edf3ab73faa6ca0f
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822013000200011
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Fatores associados a sinais sugestivos de disfagia orofaríngea em idosas institucionalizadasInstituição de longa permanência para idososTranstornos de deglutiçãoIdosoFatores de riscoDeglutiçãoDemênciaOBJETIVO: Identificar os fatores associados a sinais sugestivos de disfagia orofaríngea em idosas institucionalizadas. MÉTODOS: Realizou-se estudo transversal com 30 idosas institucionalizadas (média de idade: 83,73±10,56 anos) em Maceió. Coletaram-se, de agosto de 2007 a julho de 2008, dados sociodemográficos, culturais, de saúde geral e de deglutição, mediante análise do prontuário e acompanhamento (presencial e por filmagem) de uma refeição de cada idosa. Compararam-se as idosas com e sem sinais sugestivos de disfagia orofaríngea e foram verificados os fatores associados aos sinais sugestivos de disfagia orofaríngea e às alterações da dinâmica alimentar. RESULTADOS: No grupo de idosas com sinais sugestivos de disfagia verificou-se maior uso de medicação, menor ocorrência de depressão, maior número de dentes e de alterações da dinâmica alimentar. Em relação aos fatores associados às alterações da dinâmica alimentar, as idosas com demência apresentaram mais chances de requererem assistência durante a alimentação e de apresentarem quatro ou mais alterações da dinâmica alimentar. As idosas com assistência requerida apresentaram mais chances de se alimentarem na cama, de estarem posicionadas inadequadamente e de apresentarem três ou mais alterações da dinâmica alimentar. CONCLUSÃO: Em idosas institucionalizadas, são considerados fatores associados aos sinais sugestivos de disfagia orofaríngea o uso de medicação, a ausência de depressão, o número de dentes presentes e o número de alterações da dinâmica alimentar apresentadas pelas idosas. Os fatores associados às alterações da dinâmica alimentar estão relacionados à demência e assistência requerida.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000200011CoDAS v.25 n.2 2013reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/S2317-17822013000200011info:eu-repo/semantics/openAccessBomfim,Fernanda Maria SantanaChiari,Brasília MariaRoque,Francelise Pivettapor2015-06-25T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822013000200011Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2015-06-25T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores associados a sinais sugestivos de disfagia orofaríngea em idosas institucionalizadas
title Fatores associados a sinais sugestivos de disfagia orofaríngea em idosas institucionalizadas
spellingShingle Fatores associados a sinais sugestivos de disfagia orofaríngea em idosas institucionalizadas
Bomfim,Fernanda Maria Santana
Instituição de longa permanência para idosos
Transtornos de deglutição
Idoso
Fatores de risco
Deglutição
Demência
title_short Fatores associados a sinais sugestivos de disfagia orofaríngea em idosas institucionalizadas
title_full Fatores associados a sinais sugestivos de disfagia orofaríngea em idosas institucionalizadas
title_fullStr Fatores associados a sinais sugestivos de disfagia orofaríngea em idosas institucionalizadas
title_full_unstemmed Fatores associados a sinais sugestivos de disfagia orofaríngea em idosas institucionalizadas
title_sort Fatores associados a sinais sugestivos de disfagia orofaríngea em idosas institucionalizadas
author Bomfim,Fernanda Maria Santana
author_facet Bomfim,Fernanda Maria Santana
Chiari,Brasília Maria
Roque,Francelise Pivetta
author_role author
author2 Chiari,Brasília Maria
Roque,Francelise Pivetta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bomfim,Fernanda Maria Santana
Chiari,Brasília Maria
Roque,Francelise Pivetta
dc.subject.por.fl_str_mv Instituição de longa permanência para idosos
Transtornos de deglutição
Idoso
Fatores de risco
Deglutição
Demência
topic Instituição de longa permanência para idosos
Transtornos de deglutição
Idoso
Fatores de risco
Deglutição
Demência
description OBJETIVO: Identificar os fatores associados a sinais sugestivos de disfagia orofaríngea em idosas institucionalizadas. MÉTODOS: Realizou-se estudo transversal com 30 idosas institucionalizadas (média de idade: 83,73±10,56 anos) em Maceió. Coletaram-se, de agosto de 2007 a julho de 2008, dados sociodemográficos, culturais, de saúde geral e de deglutição, mediante análise do prontuário e acompanhamento (presencial e por filmagem) de uma refeição de cada idosa. Compararam-se as idosas com e sem sinais sugestivos de disfagia orofaríngea e foram verificados os fatores associados aos sinais sugestivos de disfagia orofaríngea e às alterações da dinâmica alimentar. RESULTADOS: No grupo de idosas com sinais sugestivos de disfagia verificou-se maior uso de medicação, menor ocorrência de depressão, maior número de dentes e de alterações da dinâmica alimentar. Em relação aos fatores associados às alterações da dinâmica alimentar, as idosas com demência apresentaram mais chances de requererem assistência durante a alimentação e de apresentarem quatro ou mais alterações da dinâmica alimentar. As idosas com assistência requerida apresentaram mais chances de se alimentarem na cama, de estarem posicionadas inadequadamente e de apresentarem três ou mais alterações da dinâmica alimentar. CONCLUSÃO: Em idosas institucionalizadas, são considerados fatores associados aos sinais sugestivos de disfagia orofaríngea o uso de medicação, a ausência de depressão, o número de dentes presentes e o número de alterações da dinâmica alimentar apresentadas pelas idosas. Os fatores associados às alterações da dinâmica alimentar estão relacionados à demência e assistência requerida.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2317-17822013000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.25 n.2 2013
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122439918157824