Pseudopalavras para Terapia Fonológica: uma nova abordagem terapêutica
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Relatório |
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Título da fonte: | CoDAS |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000600404 |
Resumo: | RESUMO As pseudopalavras são um recurso pouco utilizado na prática clínica, mas podem representar uma excelente opção para a terapia fonológica. O objetivo deste estudo foi verificar o progresso terapêutico de crianças com desvio fonológico tratadas a partir de uma nova abordagem terapêutica, considerando o ambiente linguístico favorecedor em pseudopalavras e palavras com significado. A amostra foi composta por 3 crianças, com idades entre 4 e 8 anos, submetidas a uma nova abordagem terapêutica com base fonológica. As crianças foram tratadas com diferentes alvos envolvendo pseudopalavras e palavras reais, em ambiente linguístico favorecedor e neutro. Nos resultados, pode-se observar que a terapia envolvendo ambiente linguístico favorecedor apresentou melhores resultados quando comparada com a realizada em ambiente neutro. Em relação às palavras-alvo, os sujeitos tratados simultaneamente com pseudopalavras e palavras reais apresentaram resultados satisfatórios, indicando que os alvos foram adequados à terapia. A nova abordagem terapêutica envolvendo pseudopalavras e palavras reais em ambientes favorecedores mostrou-se eficaz para o tratamento dos desvios fonológicos. |
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Pseudopalavras para Terapia Fonológica: uma nova abordagem terapêuticaFalaFonoterapiaTranstornos da ArticulaçãoFonoaudiologiaFonéticaCriançaRESUMO As pseudopalavras são um recurso pouco utilizado na prática clínica, mas podem representar uma excelente opção para a terapia fonológica. O objetivo deste estudo foi verificar o progresso terapêutico de crianças com desvio fonológico tratadas a partir de uma nova abordagem terapêutica, considerando o ambiente linguístico favorecedor em pseudopalavras e palavras com significado. A amostra foi composta por 3 crianças, com idades entre 4 e 8 anos, submetidas a uma nova abordagem terapêutica com base fonológica. As crianças foram tratadas com diferentes alvos envolvendo pseudopalavras e palavras reais, em ambiente linguístico favorecedor e neutro. Nos resultados, pode-se observar que a terapia envolvendo ambiente linguístico favorecedor apresentou melhores resultados quando comparada com a realizada em ambiente neutro. Em relação às palavras-alvo, os sujeitos tratados simultaneamente com pseudopalavras e palavras reais apresentaram resultados satisfatórios, indicando que os alvos foram adequados à terapia. A nova abordagem terapêutica envolvendo pseudopalavras e palavras reais em ambientes favorecedores mostrou-se eficaz para o tratamento dos desvios fonológicos.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2018-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000600404CoDAS v.30 n.6 2018reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20182017014info:eu-repo/semantics/openAccessBonini,Joviane BagolinKeske-Soares,Márciapor2018-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822018000600404Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2018-11-22T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
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