Função olfatória e qualidade de vida após a reabilitação do olfato em laringectomizados totais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Christiane Gouvêa dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bergmann,Anke, Coça,Kaliani Lima, Garcia,Angela Albuquerque, Valente,Tânia Cristina de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000600669
Resumo: RESUMO Objetivo Avaliar os efeitos da reabilitação do olfato na função olfatória e na qualidade de vida de laringectomizados totais. Métodos Estudo clínico pré e pós-intervenção em laringectomizados totais submetidos à reabilitação do olfato pela técnica Nasal Airflow- Inducing Maneuver, por meio do Teste de Identificação do Olfato da Universidade da Pensilvânia, dos Questionários sobre a Acuidade Olfatória, do Questionário de Acompanhamento e do Questionário de Qualidade de Vida da Universidade de Washington. Resultados Foram incluídos 45 laringectomizados totais. Antes da reabilitação do olfato, 48,9% dos participantes tiveram o olfato classificado em anosmia, 46,8% apresentaram algum tipo de microsmia e 4,4% tiveram o olfato considerado normal. Depois da reabilitação, 4,4% dos participantes foram classificados como anosmia e 31,1% foram classificados dentro da normalidade. No Teste de Identificação do Olfato, o escore médio após a reabilitação apresentou melhora estatisticamente significante. Nos questionários sobre a acuidade olfatória após a reabilitação do olfato, os resultados demonstram melhora na frequência da percepção com relação ao olfato, paladar e à capacidade de sentir cheiros dos perfumes, alimentos, gás vazando e fumaça, após o aprendizado da manobra. Os escores do Questionário de Qualidade de Vida, embora já indicassem uma boa qualidade de vida antes da intervenção, apresentaram valores estatisticamente significantes após a reabilitação do olfato. Conclusão A reabilitação do olfato melhora a função olfatória e tem impacto positivo nas atividades de vida diária e na qualidade de vida dos laringectomizados totais.
id SBFA-1_cb27483eb8e80b1fee9a230e96a4732a
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822016000600669
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Função olfatória e qualidade de vida após a reabilitação do olfato em laringectomizados totaisQualidade de VidaOlfatoLaringectomiaTranstornos do OlfatoReabilitaçãoRESUMO Objetivo Avaliar os efeitos da reabilitação do olfato na função olfatória e na qualidade de vida de laringectomizados totais. Métodos Estudo clínico pré e pós-intervenção em laringectomizados totais submetidos à reabilitação do olfato pela técnica Nasal Airflow- Inducing Maneuver, por meio do Teste de Identificação do Olfato da Universidade da Pensilvânia, dos Questionários sobre a Acuidade Olfatória, do Questionário de Acompanhamento e do Questionário de Qualidade de Vida da Universidade de Washington. Resultados Foram incluídos 45 laringectomizados totais. Antes da reabilitação do olfato, 48,9% dos participantes tiveram o olfato classificado em anosmia, 46,8% apresentaram algum tipo de microsmia e 4,4% tiveram o olfato considerado normal. Depois da reabilitação, 4,4% dos participantes foram classificados como anosmia e 31,1% foram classificados dentro da normalidade. No Teste de Identificação do Olfato, o escore médio após a reabilitação apresentou melhora estatisticamente significante. Nos questionários sobre a acuidade olfatória após a reabilitação do olfato, os resultados demonstram melhora na frequência da percepção com relação ao olfato, paladar e à capacidade de sentir cheiros dos perfumes, alimentos, gás vazando e fumaça, após o aprendizado da manobra. Os escores do Questionário de Qualidade de Vida, embora já indicassem uma boa qualidade de vida antes da intervenção, apresentaram valores estatisticamente significantes após a reabilitação do olfato. Conclusão A reabilitação do olfato melhora a função olfatória e tem impacto positivo nas atividades de vida diária e na qualidade de vida dos laringectomizados totais.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000600669CoDAS v.28 n.6 2016reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20162015255info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Christiane Gouvêa dosBergmann,AnkeCoça,Kaliani LimaGarcia,Angela AlbuquerqueValente,Tânia Cristina de Oliveirapor2016-12-19T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822016000600669Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2016-12-19T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Função olfatória e qualidade de vida após a reabilitação do olfato em laringectomizados totais
title Função olfatória e qualidade de vida após a reabilitação do olfato em laringectomizados totais
spellingShingle Função olfatória e qualidade de vida após a reabilitação do olfato em laringectomizados totais
Santos,Christiane Gouvêa dos
Qualidade de Vida
Olfato
Laringectomia
Transtornos do Olfato
Reabilitação
title_short Função olfatória e qualidade de vida após a reabilitação do olfato em laringectomizados totais
title_full Função olfatória e qualidade de vida após a reabilitação do olfato em laringectomizados totais
title_fullStr Função olfatória e qualidade de vida após a reabilitação do olfato em laringectomizados totais
title_full_unstemmed Função olfatória e qualidade de vida após a reabilitação do olfato em laringectomizados totais
title_sort Função olfatória e qualidade de vida após a reabilitação do olfato em laringectomizados totais
author Santos,Christiane Gouvêa dos
author_facet Santos,Christiane Gouvêa dos
Bergmann,Anke
Coça,Kaliani Lima
Garcia,Angela Albuquerque
Valente,Tânia Cristina de Oliveira
author_role author
author2 Bergmann,Anke
Coça,Kaliani Lima
Garcia,Angela Albuquerque
Valente,Tânia Cristina de Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Christiane Gouvêa dos
Bergmann,Anke
Coça,Kaliani Lima
Garcia,Angela Albuquerque
Valente,Tânia Cristina de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de Vida
Olfato
Laringectomia
Transtornos do Olfato
Reabilitação
topic Qualidade de Vida
Olfato
Laringectomia
Transtornos do Olfato
Reabilitação
description RESUMO Objetivo Avaliar os efeitos da reabilitação do olfato na função olfatória e na qualidade de vida de laringectomizados totais. Métodos Estudo clínico pré e pós-intervenção em laringectomizados totais submetidos à reabilitação do olfato pela técnica Nasal Airflow- Inducing Maneuver, por meio do Teste de Identificação do Olfato da Universidade da Pensilvânia, dos Questionários sobre a Acuidade Olfatória, do Questionário de Acompanhamento e do Questionário de Qualidade de Vida da Universidade de Washington. Resultados Foram incluídos 45 laringectomizados totais. Antes da reabilitação do olfato, 48,9% dos participantes tiveram o olfato classificado em anosmia, 46,8% apresentaram algum tipo de microsmia e 4,4% tiveram o olfato considerado normal. Depois da reabilitação, 4,4% dos participantes foram classificados como anosmia e 31,1% foram classificados dentro da normalidade. No Teste de Identificação do Olfato, o escore médio após a reabilitação apresentou melhora estatisticamente significante. Nos questionários sobre a acuidade olfatória após a reabilitação do olfato, os resultados demonstram melhora na frequência da percepção com relação ao olfato, paladar e à capacidade de sentir cheiros dos perfumes, alimentos, gás vazando e fumaça, após o aprendizado da manobra. Os escores do Questionário de Qualidade de Vida, embora já indicassem uma boa qualidade de vida antes da intervenção, apresentaram valores estatisticamente significantes após a reabilitação do olfato. Conclusão A reabilitação do olfato melhora a função olfatória e tem impacto positivo nas atividades de vida diária e na qualidade de vida dos laringectomizados totais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000600669
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000600669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20162015255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.28 n.6 2016
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122441622093824