Principais fatores que levam os professores de canto popular a buscar ajuda fonoaudiológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro,Juliana Ceglio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Madazio,Glaucya, Pacheco,Claudia, Behlau,Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000200302
Resumo: RESUMO Objetivo Identificar os fatores que influenciam a decisão do professor de canto em solicitar ajuda fonoaudiológica para seus alunos. Método Participaram do presente estudo 48 professores de canto popular, de ambos os sexos, com média de idade de 37,96 anos. Os participantes responderam via SurveyMonkey um questionário elaborado pelos pesquisadores, composto por dez perguntas, com respostas fechadas. Estas perguntas referiam-se aos motivos pelos quais o professor de canto popular busca ajuda fonoaudiológica e sobre o conhecimento desses professores a respeito da rouquidão persistente ser um sintoma de risco que identifique outro tipo de lesão na laringe. Resultados Os resultados indicaram que professores de canto buscam ajuda fonoaudiológica na presença de queixa de voz rouca e dificuldade de articulação. Para os professores avaliados, a queixa de cansaço vocal não foi fator determinante para o encaminhamento fonoaudiológico. Houve maior proporção de professores de canto que não sabiam que queixa de rouquidão por mais do que quinze dias pode ser sinal de lesão maligna de laringe. Não houve influência das variáveis idade e tempo de prática de ensino de canto dos professores de canto popular no encaminhamento para Fonoaudiólogos. Conclusão A maior parte dos professores de canto avaliados busca ajuda fonoaudiológica quando o aluno apresenta queixa de voz rouca e dificuldade de articulação dos sons da fala.
id SBFA-1_d2d4f0f12e53b296fb2801e0ba1daa5f
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822020000200302
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Principais fatores que levam os professores de canto popular a buscar ajuda fonoaudiológicaAvaliação em SaúdeCantoFonoaudiologiaMúsicaVozRESUMO Objetivo Identificar os fatores que influenciam a decisão do professor de canto em solicitar ajuda fonoaudiológica para seus alunos. Método Participaram do presente estudo 48 professores de canto popular, de ambos os sexos, com média de idade de 37,96 anos. Os participantes responderam via SurveyMonkey um questionário elaborado pelos pesquisadores, composto por dez perguntas, com respostas fechadas. Estas perguntas referiam-se aos motivos pelos quais o professor de canto popular busca ajuda fonoaudiológica e sobre o conhecimento desses professores a respeito da rouquidão persistente ser um sintoma de risco que identifique outro tipo de lesão na laringe. Resultados Os resultados indicaram que professores de canto buscam ajuda fonoaudiológica na presença de queixa de voz rouca e dificuldade de articulação. Para os professores avaliados, a queixa de cansaço vocal não foi fator determinante para o encaminhamento fonoaudiológico. Houve maior proporção de professores de canto que não sabiam que queixa de rouquidão por mais do que quinze dias pode ser sinal de lesão maligna de laringe. Não houve influência das variáveis idade e tempo de prática de ensino de canto dos professores de canto popular no encaminhamento para Fonoaudiólogos. Conclusão A maior parte dos professores de canto avaliados busca ajuda fonoaudiológica quando o aluno apresenta queixa de voz rouca e dificuldade de articulação dos sons da fala.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000200302CoDAS v.32 n.2 2020reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20192018242info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro,Juliana CeglioMadazio,GlaucyaPacheco,ClaudiaBehlau,Marapor2019-12-09T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822020000200302Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2019-12-09T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Principais fatores que levam os professores de canto popular a buscar ajuda fonoaudiológica
title Principais fatores que levam os professores de canto popular a buscar ajuda fonoaudiológica
spellingShingle Principais fatores que levam os professores de canto popular a buscar ajuda fonoaudiológica
Monteiro,Juliana Ceglio
Avaliação em Saúde
Canto
Fonoaudiologia
Música
Voz
title_short Principais fatores que levam os professores de canto popular a buscar ajuda fonoaudiológica
title_full Principais fatores que levam os professores de canto popular a buscar ajuda fonoaudiológica
title_fullStr Principais fatores que levam os professores de canto popular a buscar ajuda fonoaudiológica
title_full_unstemmed Principais fatores que levam os professores de canto popular a buscar ajuda fonoaudiológica
title_sort Principais fatores que levam os professores de canto popular a buscar ajuda fonoaudiológica
author Monteiro,Juliana Ceglio
author_facet Monteiro,Juliana Ceglio
Madazio,Glaucya
Pacheco,Claudia
Behlau,Mara
author_role author
author2 Madazio,Glaucya
Pacheco,Claudia
Behlau,Mara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro,Juliana Ceglio
Madazio,Glaucya
Pacheco,Claudia
Behlau,Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação em Saúde
Canto
Fonoaudiologia
Música
Voz
topic Avaliação em Saúde
Canto
Fonoaudiologia
Música
Voz
description RESUMO Objetivo Identificar os fatores que influenciam a decisão do professor de canto em solicitar ajuda fonoaudiológica para seus alunos. Método Participaram do presente estudo 48 professores de canto popular, de ambos os sexos, com média de idade de 37,96 anos. Os participantes responderam via SurveyMonkey um questionário elaborado pelos pesquisadores, composto por dez perguntas, com respostas fechadas. Estas perguntas referiam-se aos motivos pelos quais o professor de canto popular busca ajuda fonoaudiológica e sobre o conhecimento desses professores a respeito da rouquidão persistente ser um sintoma de risco que identifique outro tipo de lesão na laringe. Resultados Os resultados indicaram que professores de canto buscam ajuda fonoaudiológica na presença de queixa de voz rouca e dificuldade de articulação. Para os professores avaliados, a queixa de cansaço vocal não foi fator determinante para o encaminhamento fonoaudiológico. Houve maior proporção de professores de canto que não sabiam que queixa de rouquidão por mais do que quinze dias pode ser sinal de lesão maligna de laringe. Não houve influência das variáveis idade e tempo de prática de ensino de canto dos professores de canto popular no encaminhamento para Fonoaudiólogos. Conclusão A maior parte dos professores de canto avaliados busca ajuda fonoaudiológica quando o aluno apresenta queixa de voz rouca e dificuldade de articulação dos sons da fala.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000200302
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000200302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20192018242
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.32 n.2 2020
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122442869899264