Interfaces entre a fonoaudiologia e o canto lírico: o que é preciso saber para melhor atuar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eneide
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27644
Resumo: Os professores e cantores líricos, apoiados por sua própria formação acadêmica, objetivam a estética vocal com foco artístico-musical. Por esta razão, a atuação fonoaudiológica com cantores líricos deve estar calcada em conhecimentos básicos, relacionados com a manutenção da saúde vocal, mas também em conhecimentos específicos, tanto da Fonoaudiologia como de outras áreas. Desta forma, o objetivo deste trabalho é fornecer uma linha de base para o aprofundamento do fonoaudiólogo na abordagem vocal com cantores líricos. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura pertinente sobre os conhecimentos acerca das bases históricas, a partir das Escolas Nacionais de Canto Erudito, bem como os aspectos diferenciais específicos do canto lírico à luz destas Escolas. Além disso, também foram descritas as contribuições do fonoaudiólogo que atua na área de voz profissional, para o aperfeiçoamento do uso vocal de cantores líricos. A partir da revisão realizada, identificou-se que as principais escolas nacionais são a italiana, a alemã e a francesa, sendo que a escola Italiana, com o Bel Canto, é a mais influente tanto no canto propriamente quanto na pedagogia vocal. Cada escola tem características específicas que as diferenciam quanto à respiração, a articulação e a ressonância na execução das composições. Cada um destes parâmetros vai influenciar a identificação do cantor com uma destas escolas, direcionando sua interpretação para uma construção artística coerente com as exigências das obras composicionais. A partir dos elementos abordados nesta revisão é possível compreender a importância da complementaridade de saberes entre fonoaudiólogos e professores de canto na atuação junto a cantores líricos para a área de Voz.
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Além disso, também foram descritas as contribuições do fonoaudiólogo que atua na área de voz profissional, para o aperfeiçoamento do uso vocal de cantores líricos. A partir da revisão realizada, identificou-se que as principais escolas nacionais são a italiana, a alemã e a francesa, sendo que a escola Italiana, com o Bel Canto, é a mais influente tanto no canto propriamente quanto na pedagogia vocal. Cada escola tem características específicas que as diferenciam quanto à respiração, a articulação e a ressonância na execução das composições. Cada um destes parâmetros vai influenciar a identificação do cantor com uma destas escolas, direcionando sua interpretação para uma construção artística coerente com as exigências das obras composicionais. A partir dos elementos abordados nesta revisão é possível compreender a importância da complementaridade de saberes entre fonoaudiólogos e professores de canto na atuação junto a cantores líricos para a área de Voz.Submitted by Colegiado de Fono (colegiadofono@gmail.com) on 2018-09-10T16:41:36Z No. of bitstreams: 1 TCC ENEIDE-Revista Per Musi (Oficial para impressão e repositório)-revisado e corrigido 2 (PDF).pdf: 518923 bytes, checksum: 49221a6f2957b26ad7595373de1a1878 (MD5)Approved for entry into archive by Edvaldo Souza (edvaldosouza@ufba.br) on 2018-10-05T19:47:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC ENEIDE-Revista Per Musi (Oficial para impressão e repositório)-revisado e corrigido 2 (PDF).pdf: 518923 bytes, checksum: 49221a6f2957b26ad7595373de1a1878 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-05T19:47:17Z (GMT). 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