Desempenho na compreensão de texto : o papel da fluência e das práticas familiares de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68791 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Kirchner Guimarães |
id |
UFPR_cf42070d243861ca7f98417b9286dfed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68791 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Hickmann, Girlane Moura, 1980-Guimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-12-08T12:08:33Z2020-12-08T12:08:33Z2020https://hdl.handle.net/1884/68791Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Kirchner GuimarãesTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/03/2020Inclui referências: p. 131-147Resumo: A fluência, um construto multidimensional, e as práticas de leitura realizadas em contexto familiar são destacadas neste trabalho como propulsoras da proficiência em compreensão da leitura. Com o objetivo de determinar até que ponto esses dois elementos se correlacionam com a compreensão da leitura, foram realizados dois estudos com estudantes do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental, em duas escolas - pública e particular - da cidade de Curitiba, Brasil. No Estudo 1, com uma amostra de 114 estudantes (63 deles pertencem à escola pública e 51 à escola particular), verificaram-se as relações entre fluência de leitura e compreensão de leitura (compreensão textual, inferencial e literal). Os instrumentos utilizados no Estudo 1 foram: a) Protocolo de Avaliação de Compreensão de Leitura (PROCOMLE) (CUNHA; CAPELLINI, 2014), para avaliação da compreensão de leitura e dos componentes da fluência - precisão de decodificação (PCLM), velocidade de leitura (PLM) e prosódia (PR); b) Escala de Fluência Multidimensional - Multi-dimensional Fluency Scale (MDFS) (PAIGE; RASINSKI; MAGPURI-LAVELL, 2012), para pontuar a leitura oral e expressiva do participante. No Estudo 2, com amostra composta por 74 pais/responsáveis dos estudantes participantes, verificou-se como as práticas familiares de leitura relacionam-se com o desempenho em fluência e compreensão leitura dos participantes. O instrumento utilizado no Estudo 2 foi uma adaptação do Questionário do Pisa para os pais - Parent Questionnaire for PISA (2009) que avalia as práticas familiares de leitura. Os resultados do Estudo 1, mostram, de forma sistemática, que a fluência na leitura apresenta uma relação expressiva com a compreensão leitora, haja vista que a capacidade de ler rapidamente, eficazmente e com expressividade correlaciona-se positivamente com a compreensão do texto. Verificaram-se também correlações positivas e significativas entre a compreensão inferencial e os três componentes da fluência. No que se refere a análise dos dados dos estudos 1 e 2, considerando-se ambos os tipos de escola - pública e particular - verificou-se que as concepções dos pais/responsáveis sobre a leitura relacionam-se positivamente com a fluência de leitura dos estudantes/filhos. Além disso, foram detectadas associações significativas entre o interesse dos pais/responsáveis por atividades de leitura e a compreensão do texto, notadamente no nível inferencial, bem como uma correlação significativa entre a disponibilidade dos pais/responsáveis por ouvir a criança lendo e a compreensão do texto. Os resultados sugerem que tanto a leitura com precisão como com prosódia, especialmente esta última, são habilidades importantes para a compreensão leitora. Sugerem também que algumas práticas familiares de leitura impactam no desenvolvimento da capacidade de compreensão leitora. Contudo, devido ao alcance correlacional da presente pesquisa, não se pode estabelecer uma possível conexão causal entre as variáveis. Situação semelhante de centralidade nas pesquisas correlacionais foi identificada, conforme referencial teórico, tanto em português como em inglês. Conclui-se que há necessidade de mais estudos envolvendo essas variáveis, principalmente estudos longitudinais que focalizem a fluência de leitura, para explorar o desenvolvimento de seus componentes conforme o avanço da escolaridade, bem como verificar qual é o papel da fluência, em termos de quanto ela explica a compreensão leitora dos estudantes de diferentes anos escolares. Além disso, faz-se necessário conhecer quais práticas familiares de leitura causam melhores impactos na fluência e compreensão de leitura dos estudantes. Palavras-chave: Fluência de leitura. Compreensão de Texto. Práticas de leitura em Família. Ensino fundamental. Compreensão literal e inferencial.Abstract: Fluency - a multidimensional construct - and reading practices performed in a family context are highlighted in this work as proficiency boosters in reading comprehension. In order to determine up to which point these two elements are correlated with reading, two studies were conducted with 3rd to 5th graders of elementary school, in two schools - public and private - in the city of Curitiba, Brazil. In Study 1, with a sample of 114 students (63 of them belonging to the public school and 51 to the private school), the relations between reading fluency and reading comprehension were noted (textual, inferential and literal comprehension). The instruments used in Study 1 were: a) Reading Comprehension Assessment Protocol (PROCOMLE) (CUNHA; CAPELLINI, 2014), for assessing reading and fluency components - decoding accuracy (PCLM), reading speed (PLM) and prosody (PR ); b) Multidimensional Fluency Scale (MDFS) (PAIGE; RASINSKI; MAGPURI-LAVELL, 2012), to score the participant's oral and expressive reading. In Study 2, with a sample of 74 parents/guardians of participating students, it was observed how family reading practices related to the fluency and reading comprehension performance of the participants. The instrument used in Study 2 was an adaptation of the Parent Questionnaire for PISA (2009), which assesses family reading practices. The results of Study 1 show, in a systematic way, that fluent reading has an expressive relationship with reading comprehension, since the ability to read quickly, effectively and expressively correlates positively with the understanding of the text. Positive and included correlations were also found between inferential understanding and the three components of fluency. Concerning the analysis of data from Studies 1 and 2, considering both types of school - public and private - it was verified that the conceptions of parents/guardians about reading related positively to reading fluency of students/children. In addition, significant connections were detected between parents/guardians interest for reading activities and text comprehension, notably at the inferential level, as well as a significant correlation between the availability of parents/guardians to listening to the child reading and their comprehension of the text. The outcomes suggest that both reading with accuracy and with prosody, especially the latter, are important skills for reading comprehension. It is also suggested that some family reading practices have an impact on the development of reading comprehension skills. However, due to the correlational scope of this research, it is not possible to define a feasible causal connection between the variables. A similar situation of centrality in correlational researches was identified, according to the theoretical framework, both in Portuguese and in English. It is concluded that there is a need for more studies involving these variables, mainly longitudinal studies that focus on reading fluency, to explore the development of its components in accordance with schooling progress, as well as to verify which is the role of fluency, in terms of how much it explains the reading comprehension of students from different school years. In addition, it is necessary to know which family reading practices cause better impacts on students' fluency and reading comprehension. Keywords: Reading fluency. Reading Comprehension. Family169 p. : il. (algumas color.).application/pdfEstudantes - Livros e leituraLeitura (Ensino fundamental)Compreensão na leituraEducaçãoDesempenho na compreensão de texto : o papel da fluência e das práticas familiares de leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - GIRLANE MOURA HICKMANN.pdfapplication/pdf5044310https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68791/1/R%20-%20T%20-%20GIRLANE%20MOURA%20HICKMANN.pdff514a1005497c43c7849d9737a0c1e55MD51open access1884/687912020-12-08 09:08:33.555open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68791Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-08T12:08:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desempenho na compreensão de texto : o papel da fluência e das práticas familiares de leitura |
title |
Desempenho na compreensão de texto : o papel da fluência e das práticas familiares de leitura |
spellingShingle |
Desempenho na compreensão de texto : o papel da fluência e das práticas familiares de leitura Hickmann, Girlane Moura, 1980- Estudantes - Livros e leitura Leitura (Ensino fundamental) Compreensão na leitura Educação |
title_short |
Desempenho na compreensão de texto : o papel da fluência e das práticas familiares de leitura |
title_full |
Desempenho na compreensão de texto : o papel da fluência e das práticas familiares de leitura |
title_fullStr |
Desempenho na compreensão de texto : o papel da fluência e das práticas familiares de leitura |
title_full_unstemmed |
Desempenho na compreensão de texto : o papel da fluência e das práticas familiares de leitura |
title_sort |
Desempenho na compreensão de texto : o papel da fluência e das práticas familiares de leitura |
author |
Hickmann, Girlane Moura, 1980- |
author_facet |
Hickmann, Girlane Moura, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Guimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hickmann, Girlane Moura, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes - Livros e leitura Leitura (Ensino fundamental) Compreensão na leitura Educação |
topic |
Estudantes - Livros e leitura Leitura (Ensino fundamental) Compreensão na leitura Educação |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Kirchner Guimarães |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-08T12:08:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-08T12:08:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68791 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
169 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68791/1/R%20-%20T%20-%20GIRLANE%20MOURA%20HICKMANN.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f514a1005497c43c7849d9737a0c1e55 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898808363319296 |