Estudo farmacognóstico das folhas de Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L.R. Landrum - Myrtaceae

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula,Joelma A. M.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Paula,José R., Bara,Maria T. F., Rezende,Maria H., Ferreira,Heleno D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000200022
Resumo: O intuito deste trabalho de pesquisa foi obter parâmetros de controle de qualidade para a identificação da matéria-prima vegetal (folha) de Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L. R. Landrum - Myrtaceae que ocorre no cerrado brasileiro. Para tanto foram coletadas amostras em Minas Gerais - Brasil e no Distrito Federal - Brasil e as exsicatas foram depositadas no Herbário da UFG n. UFG-27.159 e no Herbário Ezechias Paulo Heringer n. 21.745-0, respectivamente. Parte desse material botânico foi preparada para análises macro e microscópicas. Outra parte foi seca, triturada e usada para a triagem fitoquímica. O estudo mostrou que as folhas de P. pseudocaryophyllus são hipoestomáticas, têm grande quantidade de tricomas unicelulares na superfície abaxial, têm cavidades secretoras contendo compostos lipídicos e as células epidérmicas possuem paredes celulares espessas. Na triagem fitoquímica foram detectados compostos fenólicos, taninos e flavonóides. Os taninos foram dosados por diferentes métodos envolvendo reações colorimétricas e de precipitação com proteínas. Os diferentes resultados verificados chamam a atenção para a necessidade de se especificar o método utilizado juntamente com o limite mínimo de taninos totais estabelecido. Os resultados obtidos configuram-se como importantes parâmetros para o controle de qualidade da matéria-prima vegetal e denotam que a espécie em estudo possui um importante potencial fitoterápico que merece ser investigado em estudos farmacológicos e toxicológicos.
id SBFGNOSIA-1_e59b9241c63c2d7de42ae4dabcd53d52
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-695X2008000200022
network_acronym_str SBFGNOSIA-1
network_name_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository_id_str
spelling Estudo farmacognóstico das folhas de Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L.R. Landrum - MyrtaceaeControle de qualidademorfo-anatomiaprospecção fitoquímicaPimenta pseudocaryophyllusO intuito deste trabalho de pesquisa foi obter parâmetros de controle de qualidade para a identificação da matéria-prima vegetal (folha) de Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L. R. Landrum - Myrtaceae que ocorre no cerrado brasileiro. Para tanto foram coletadas amostras em Minas Gerais - Brasil e no Distrito Federal - Brasil e as exsicatas foram depositadas no Herbário da UFG n. UFG-27.159 e no Herbário Ezechias Paulo Heringer n. 21.745-0, respectivamente. Parte desse material botânico foi preparada para análises macro e microscópicas. Outra parte foi seca, triturada e usada para a triagem fitoquímica. O estudo mostrou que as folhas de P. pseudocaryophyllus são hipoestomáticas, têm grande quantidade de tricomas unicelulares na superfície abaxial, têm cavidades secretoras contendo compostos lipídicos e as células epidérmicas possuem paredes celulares espessas. Na triagem fitoquímica foram detectados compostos fenólicos, taninos e flavonóides. Os taninos foram dosados por diferentes métodos envolvendo reações colorimétricas e de precipitação com proteínas. Os diferentes resultados verificados chamam a atenção para a necessidade de se especificar o método utilizado juntamente com o limite mínimo de taninos totais estabelecido. Os resultados obtidos configuram-se como importantes parâmetros para o controle de qualidade da matéria-prima vegetal e denotam que a espécie em estudo possui um importante potencial fitoterápico que merece ser investigado em estudos farmacológicos e toxicológicos.Sociedade Brasileira de Farmacognosia2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000200022Revista Brasileira de Farmacognosia v.18 n.2 2008reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)instacron:SBFGNOSIA10.1590/S0102-695X2008000200022info:eu-repo/semantics/openAccessPaula,Joelma A. M.Paula,José R.Bara,Maria T. F.Rezende,Maria H.Ferreira,Heleno D.por2008-08-01T00:00:00Zoai:scielo:S0102-695X2008000200022Revistahttp://www.sbfgnosia.org.br/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbgnosia@ltf.ufpb.br1981-528X0102-695Xopendoar:2008-08-01T00:00Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo farmacognóstico das folhas de Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L.R. Landrum - Myrtaceae
title Estudo farmacognóstico das folhas de Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L.R. Landrum - Myrtaceae
spellingShingle Estudo farmacognóstico das folhas de Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L.R. Landrum - Myrtaceae
Paula,Joelma A. M.
Controle de qualidade
morfo-anatomia
prospecção fitoquímica
Pimenta pseudocaryophyllus
title_short Estudo farmacognóstico das folhas de Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L.R. Landrum - Myrtaceae
title_full Estudo farmacognóstico das folhas de Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L.R. Landrum - Myrtaceae
title_fullStr Estudo farmacognóstico das folhas de Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L.R. Landrum - Myrtaceae
title_full_unstemmed Estudo farmacognóstico das folhas de Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L.R. Landrum - Myrtaceae
title_sort Estudo farmacognóstico das folhas de Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L.R. Landrum - Myrtaceae
author Paula,Joelma A. M.
author_facet Paula,Joelma A. M.
Paula,José R.
Bara,Maria T. F.
Rezende,Maria H.
Ferreira,Heleno D.
author_role author
author2 Paula,José R.
Bara,Maria T. F.
Rezende,Maria H.
Ferreira,Heleno D.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula,Joelma A. M.
Paula,José R.
Bara,Maria T. F.
Rezende,Maria H.
Ferreira,Heleno D.
dc.subject.por.fl_str_mv Controle de qualidade
morfo-anatomia
prospecção fitoquímica
Pimenta pseudocaryophyllus
topic Controle de qualidade
morfo-anatomia
prospecção fitoquímica
Pimenta pseudocaryophyllus
description O intuito deste trabalho de pesquisa foi obter parâmetros de controle de qualidade para a identificação da matéria-prima vegetal (folha) de Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L. R. Landrum - Myrtaceae que ocorre no cerrado brasileiro. Para tanto foram coletadas amostras em Minas Gerais - Brasil e no Distrito Federal - Brasil e as exsicatas foram depositadas no Herbário da UFG n. UFG-27.159 e no Herbário Ezechias Paulo Heringer n. 21.745-0, respectivamente. Parte desse material botânico foi preparada para análises macro e microscópicas. Outra parte foi seca, triturada e usada para a triagem fitoquímica. O estudo mostrou que as folhas de P. pseudocaryophyllus são hipoestomáticas, têm grande quantidade de tricomas unicelulares na superfície abaxial, têm cavidades secretoras contendo compostos lipídicos e as células epidérmicas possuem paredes celulares espessas. Na triagem fitoquímica foram detectados compostos fenólicos, taninos e flavonóides. Os taninos foram dosados por diferentes métodos envolvendo reações colorimétricas e de precipitação com proteínas. Os diferentes resultados verificados chamam a atenção para a necessidade de se especificar o método utilizado juntamente com o limite mínimo de taninos totais estabelecido. Os resultados obtidos configuram-se como importantes parâmetros para o controle de qualidade da matéria-prima vegetal e denotam que a espécie em estudo possui um importante potencial fitoterápico que merece ser investigado em estudos farmacológicos e toxicológicos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000200022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000200022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-695X2008000200022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia v.18 n.2 2008
reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron:SBFGNOSIA
instname_str Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron_str SBFGNOSIA
institution SBFGNOSIA
reponame_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
collection Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
repository.mail.fl_str_mv rbgnosia@ltf.ufpb.br
_version_ 1752122463009898496