Efeito de horários de polinização artificial no pegamento e qualidade de frutos de pinha (Annona squamosa L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Marlon Cristian Toledo
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Nietsche,Silvia, Santos,Fabrício Silveira, Xavier,Adelica Aparecida, Cunha,Lize de Moraes Vieira da, Nunes,Claudinéia Ferreira, Santos,Fernando Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de fruticultura (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452003000200004
Resumo: O Brasil tem se destacado como grande produtor de frutas, especialmente a pinha. A cultura é encontrada desde o norte do país até o estado de São Paulo. Atualmente, o cultivo desta fruteira se espalhou, com a ocorrência de grandes áreas em vários estados brasileiros. A polinização inadequada é um dos fatores limitantes na produção comercial destes frutos. Com o objetivo de estudar os efeitos da polinização artificial foram utilizadas 20 plantas provenientes de um pomar comercial de pinha localizado no município de Nova Porteirinha, Minas Gerais. As flores foram polinizadas no estádio de fêmea por meio do uso de um pincel número dois. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado. Os tratamentos foram compostos de seis horários de polinização (5, 6, 7, 8, 9 e 10 horas), com cinco repetições, utilizando-se 10 flores por parcela. Foram avaliados a porcentagem de pegamento dos frutos, o comprimento, o diâmetro e o peso dos frutos, a porcentagem de frutos desuniformes, o peso da casca, polpa e sementes, o número de sementes e o teor de sólidos solúveis totais. Os melhores tratamentos para as características de peso de frutos e porcentagem de pegamento foram obtidos entre 6 e 10 horas. O teor de sólidos solúveis totais não foi afetado. Foram detectadas correlações positivas e significativas para os seguintes pares de caracteres: peso de fruto e diâmetro e peso de fruto e peso de casca.
id SBFRU-1_29847dc3d46d304fa7ace14f12069f29
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-29452003000200004
network_acronym_str SBFRU-1
network_name_str Revista brasileira de fruticultura (Online)
repository_id_str
spelling Efeito de horários de polinização artificial no pegamento e qualidade de frutos de pinha (Annona squamosa L.)pinhafloraçãocorrelaçõesO Brasil tem se destacado como grande produtor de frutas, especialmente a pinha. A cultura é encontrada desde o norte do país até o estado de São Paulo. Atualmente, o cultivo desta fruteira se espalhou, com a ocorrência de grandes áreas em vários estados brasileiros. A polinização inadequada é um dos fatores limitantes na produção comercial destes frutos. Com o objetivo de estudar os efeitos da polinização artificial foram utilizadas 20 plantas provenientes de um pomar comercial de pinha localizado no município de Nova Porteirinha, Minas Gerais. As flores foram polinizadas no estádio de fêmea por meio do uso de um pincel número dois. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado. Os tratamentos foram compostos de seis horários de polinização (5, 6, 7, 8, 9 e 10 horas), com cinco repetições, utilizando-se 10 flores por parcela. Foram avaliados a porcentagem de pegamento dos frutos, o comprimento, o diâmetro e o peso dos frutos, a porcentagem de frutos desuniformes, o peso da casca, polpa e sementes, o número de sementes e o teor de sólidos solúveis totais. Os melhores tratamentos para as características de peso de frutos e porcentagem de pegamento foram obtidos entre 6 e 10 horas. O teor de sólidos solúveis totais não foi afetado. Foram detectadas correlações positivas e significativas para os seguintes pares de caracteres: peso de fruto e diâmetro e peso de fruto e peso de casca.Sociedade Brasileira de Fruticultura2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452003000200004Revista Brasileira de Fruticultura v.25 n.2 2003reponame:Revista brasileira de fruticultura (Online)instname:Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)instacron:SBFRU10.1590/S0100-29452003000200004info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Marlon Cristian ToledoNietsche,SilviaSantos,Fabrício SilveiraXavier,Adelica AparecidaCunha,Lize de Moraes Vieira daNunes,Claudinéia FerreiraSantos,Fernando Almeidapor2003-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S0100-29452003000200004Revistahttp://www.scielo.br/rbfhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbf@fcav.unesp.br||http://rbf.org.br/1806-99670100-2945opendoar:2003-10-20T00:00Revista brasileira de fruticultura (Online) - Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de horários de polinização artificial no pegamento e qualidade de frutos de pinha (Annona squamosa L.)
title Efeito de horários de polinização artificial no pegamento e qualidade de frutos de pinha (Annona squamosa L.)
spellingShingle Efeito de horários de polinização artificial no pegamento e qualidade de frutos de pinha (Annona squamosa L.)
Pereira,Marlon Cristian Toledo
pinha
floração
correlações
title_short Efeito de horários de polinização artificial no pegamento e qualidade de frutos de pinha (Annona squamosa L.)
title_full Efeito de horários de polinização artificial no pegamento e qualidade de frutos de pinha (Annona squamosa L.)
title_fullStr Efeito de horários de polinização artificial no pegamento e qualidade de frutos de pinha (Annona squamosa L.)
title_full_unstemmed Efeito de horários de polinização artificial no pegamento e qualidade de frutos de pinha (Annona squamosa L.)
title_sort Efeito de horários de polinização artificial no pegamento e qualidade de frutos de pinha (Annona squamosa L.)
author Pereira,Marlon Cristian Toledo
author_facet Pereira,Marlon Cristian Toledo
Nietsche,Silvia
Santos,Fabrício Silveira
Xavier,Adelica Aparecida
Cunha,Lize de Moraes Vieira da
Nunes,Claudinéia Ferreira
Santos,Fernando Almeida
author_role author
author2 Nietsche,Silvia
Santos,Fabrício Silveira
Xavier,Adelica Aparecida
Cunha,Lize de Moraes Vieira da
Nunes,Claudinéia Ferreira
Santos,Fernando Almeida
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Marlon Cristian Toledo
Nietsche,Silvia
Santos,Fabrício Silveira
Xavier,Adelica Aparecida
Cunha,Lize de Moraes Vieira da
Nunes,Claudinéia Ferreira
Santos,Fernando Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv pinha
floração
correlações
topic pinha
floração
correlações
description O Brasil tem se destacado como grande produtor de frutas, especialmente a pinha. A cultura é encontrada desde o norte do país até o estado de São Paulo. Atualmente, o cultivo desta fruteira se espalhou, com a ocorrência de grandes áreas em vários estados brasileiros. A polinização inadequada é um dos fatores limitantes na produção comercial destes frutos. Com o objetivo de estudar os efeitos da polinização artificial foram utilizadas 20 plantas provenientes de um pomar comercial de pinha localizado no município de Nova Porteirinha, Minas Gerais. As flores foram polinizadas no estádio de fêmea por meio do uso de um pincel número dois. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado. Os tratamentos foram compostos de seis horários de polinização (5, 6, 7, 8, 9 e 10 horas), com cinco repetições, utilizando-se 10 flores por parcela. Foram avaliados a porcentagem de pegamento dos frutos, o comprimento, o diâmetro e o peso dos frutos, a porcentagem de frutos desuniformes, o peso da casca, polpa e sementes, o número de sementes e o teor de sólidos solúveis totais. Os melhores tratamentos para as características de peso de frutos e porcentagem de pegamento foram obtidos entre 6 e 10 horas. O teor de sólidos solúveis totais não foi afetado. Foram detectadas correlações positivas e significativas para os seguintes pares de caracteres: peso de fruto e diâmetro e peso de fruto e peso de casca.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452003000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452003000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-29452003000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fruticultura
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fruticultura
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura v.25 n.2 2003
reponame:Revista brasileira de fruticultura (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)
instacron:SBFRU
instname_str Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)
instacron_str SBFRU
institution SBFRU
reponame_str Revista brasileira de fruticultura (Online)
collection Revista brasileira de fruticultura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de fruticultura (Online) - Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)
repository.mail.fl_str_mv rbf@fcav.unesp.br||http://rbf.org.br/
_version_ 1752122483358564352