Pós-colheita de mamão híbrido UENF/CALIMAN 01 cultivado no Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais,Patrícia Lígia Dantas de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva,Geomar Galdino da, Menezes,Josivan Barbosa, Maia,Francisco Emanuel Nogueira, Dantas,Django Jesus, Sales Júnior,Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de fruticultura (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452007000300046
Resumo: No Brasil, foi desenvolvido um novo híbrido de mamão obtido através de melhoramento do cruzamento entre um progenitor do Grupo Formosa e um progenitor do Grupo Solo. Recentemente, os produtores de mamões do Rio Grande do Norte introduziram o cultivo desse híbrido em seus pomares: no entanto, os estudos acerca do potencial de conservação desses frutos restringem-se aos testes realizados nas próprias empresas. O presente trabalho propôs-se a avaliar a vida útil pós-colheita do mamão híbrido UENF/Caliman 01 cultivado no Estado do Rio Grande do Norte. Os frutos foram provenientes de um plantio comercial, localizado no município de Ceará-Mirim-RN. Os mamões foram colhidos no estádio de maturação I (menos de 15% da superfície da casca amarela). No galpão de embalagem, os frutos passaram por lavagem, seleção, tratamentos hidrotérmico, imersão em fungicida e cera. No laboratório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Mossoró-RN), os frutos foram armazenados à temperatura de 25º C ± 2º C e umidade relativa de 55% ± 5%. Aos 0; 2; 4; 6; 8 e 10 dias de armazenamento, realizaram-se avaliações sobre as seguintes variáveis: aparência externa e interna, coloração da casca, perda de massa, firmeza, sólidos solúveis, acidez titulável, pH e açúcares. Esse híbrido apresenta características fenotípicas do Grupo Formosa, com frutos alongados, massa média de 1,28 kg, polpa com espessura de 2,74 cm, coloração vermelha e conteúdo elevado de sólidos solúveis (13,65%) e açúcares (10,53%). As variáveis de qualidade analisadas limitaram a vida útil pós-colheita do híbrido UENF/Caliman 01 em oito dias.
id SBFRU-1_ceb78a2905d333d9ace4a7bafef03f90
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-29452007000300046
network_acronym_str SBFRU-1
network_name_str Revista brasileira de fruticultura (Online)
repository_id_str
spelling Pós-colheita de mamão híbrido UENF/CALIMAN 01 cultivado no Rio Grande do NorteCarica papaya L.conservaçãoqualidadecultivarNo Brasil, foi desenvolvido um novo híbrido de mamão obtido através de melhoramento do cruzamento entre um progenitor do Grupo Formosa e um progenitor do Grupo Solo. Recentemente, os produtores de mamões do Rio Grande do Norte introduziram o cultivo desse híbrido em seus pomares: no entanto, os estudos acerca do potencial de conservação desses frutos restringem-se aos testes realizados nas próprias empresas. O presente trabalho propôs-se a avaliar a vida útil pós-colheita do mamão híbrido UENF/Caliman 01 cultivado no Estado do Rio Grande do Norte. Os frutos foram provenientes de um plantio comercial, localizado no município de Ceará-Mirim-RN. Os mamões foram colhidos no estádio de maturação I (menos de 15% da superfície da casca amarela). No galpão de embalagem, os frutos passaram por lavagem, seleção, tratamentos hidrotérmico, imersão em fungicida e cera. No laboratório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Mossoró-RN), os frutos foram armazenados à temperatura de 25º C ± 2º C e umidade relativa de 55% ± 5%. Aos 0; 2; 4; 6; 8 e 10 dias de armazenamento, realizaram-se avaliações sobre as seguintes variáveis: aparência externa e interna, coloração da casca, perda de massa, firmeza, sólidos solúveis, acidez titulável, pH e açúcares. Esse híbrido apresenta características fenotípicas do Grupo Formosa, com frutos alongados, massa média de 1,28 kg, polpa com espessura de 2,74 cm, coloração vermelha e conteúdo elevado de sólidos solúveis (13,65%) e açúcares (10,53%). As variáveis de qualidade analisadas limitaram a vida útil pós-colheita do híbrido UENF/Caliman 01 em oito dias.Sociedade Brasileira de Fruticultura2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452007000300046Revista Brasileira de Fruticultura v.29 n.3 2007reponame:Revista brasileira de fruticultura (Online)instname:Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)instacron:SBFRU10.1590/S0100-29452007000300046info:eu-repo/semantics/openAccessMorais,Patrícia Lígia Dantas deSilva,Geomar Galdino daMenezes,Josivan BarbosaMaia,Francisco Emanuel NogueiraDantas,Django JesusSales Júnior,Ruipor2008-02-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-29452007000300046Revistahttp://www.scielo.br/rbfhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbf@fcav.unesp.br||http://rbf.org.br/1806-99670100-2945opendoar:2008-02-14T00:00Revista brasileira de fruticultura (Online) - Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pós-colheita de mamão híbrido UENF/CALIMAN 01 cultivado no Rio Grande do Norte
title Pós-colheita de mamão híbrido UENF/CALIMAN 01 cultivado no Rio Grande do Norte
spellingShingle Pós-colheita de mamão híbrido UENF/CALIMAN 01 cultivado no Rio Grande do Norte
Morais,Patrícia Lígia Dantas de
Carica papaya L.
conservação
qualidade
cultivar
title_short Pós-colheita de mamão híbrido UENF/CALIMAN 01 cultivado no Rio Grande do Norte
title_full Pós-colheita de mamão híbrido UENF/CALIMAN 01 cultivado no Rio Grande do Norte
title_fullStr Pós-colheita de mamão híbrido UENF/CALIMAN 01 cultivado no Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Pós-colheita de mamão híbrido UENF/CALIMAN 01 cultivado no Rio Grande do Norte
title_sort Pós-colheita de mamão híbrido UENF/CALIMAN 01 cultivado no Rio Grande do Norte
author Morais,Patrícia Lígia Dantas de
author_facet Morais,Patrícia Lígia Dantas de
Silva,Geomar Galdino da
Menezes,Josivan Barbosa
Maia,Francisco Emanuel Nogueira
Dantas,Django Jesus
Sales Júnior,Rui
author_role author
author2 Silva,Geomar Galdino da
Menezes,Josivan Barbosa
Maia,Francisco Emanuel Nogueira
Dantas,Django Jesus
Sales Júnior,Rui
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais,Patrícia Lígia Dantas de
Silva,Geomar Galdino da
Menezes,Josivan Barbosa
Maia,Francisco Emanuel Nogueira
Dantas,Django Jesus
Sales Júnior,Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Carica papaya L.
conservação
qualidade
cultivar
topic Carica papaya L.
conservação
qualidade
cultivar
description No Brasil, foi desenvolvido um novo híbrido de mamão obtido através de melhoramento do cruzamento entre um progenitor do Grupo Formosa e um progenitor do Grupo Solo. Recentemente, os produtores de mamões do Rio Grande do Norte introduziram o cultivo desse híbrido em seus pomares: no entanto, os estudos acerca do potencial de conservação desses frutos restringem-se aos testes realizados nas próprias empresas. O presente trabalho propôs-se a avaliar a vida útil pós-colheita do mamão híbrido UENF/Caliman 01 cultivado no Estado do Rio Grande do Norte. Os frutos foram provenientes de um plantio comercial, localizado no município de Ceará-Mirim-RN. Os mamões foram colhidos no estádio de maturação I (menos de 15% da superfície da casca amarela). No galpão de embalagem, os frutos passaram por lavagem, seleção, tratamentos hidrotérmico, imersão em fungicida e cera. No laboratório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Mossoró-RN), os frutos foram armazenados à temperatura de 25º C ± 2º C e umidade relativa de 55% ± 5%. Aos 0; 2; 4; 6; 8 e 10 dias de armazenamento, realizaram-se avaliações sobre as seguintes variáveis: aparência externa e interna, coloração da casca, perda de massa, firmeza, sólidos solúveis, acidez titulável, pH e açúcares. Esse híbrido apresenta características fenotípicas do Grupo Formosa, com frutos alongados, massa média de 1,28 kg, polpa com espessura de 2,74 cm, coloração vermelha e conteúdo elevado de sólidos solúveis (13,65%) e açúcares (10,53%). As variáveis de qualidade analisadas limitaram a vida útil pós-colheita do híbrido UENF/Caliman 01 em oito dias.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452007000300046
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452007000300046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-29452007000300046
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fruticultura
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fruticultura
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura v.29 n.3 2007
reponame:Revista brasileira de fruticultura (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)
instacron:SBFRU
instname_str Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)
instacron_str SBFRU
institution SBFRU
reponame_str Revista brasileira de fruticultura (Online)
collection Revista brasileira de fruticultura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de fruticultura (Online) - Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)
repository.mail.fl_str_mv rbf@fcav.unesp.br||http://rbf.org.br/
_version_ 1752122486025093120