FERRUGEM DO PESSEGUEIRO:REAÇÃO DE CULTIVARES EM SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES,GISELDA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: NESI,CRISTIANO NUNES, FRANCO,FERNANDO RAMOS, DEL PONTE,EMERSON MEDEIROS, MAY-DE-MIO,LOUISE LARISSA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de fruticultura (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452015000100083
Resumo: RESUMOA ferrugem do pessegueiro, causada pelo fungo Tranzschelia discolor, é a principal doença foliar da cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar a intensidade da ferrugem em onze cultivares de pessegueiro (Aurora 1, Chimarrita, Chiripá, Coral, Eldorado, Granada, Leonense, Maciel, Marli, Premier e Vanguarda) em pomar manejado de acordo com as normas da produção integrada, no município da Lapa-PR, no período de novembro e abril. O experimento foi composto de três blocos contendo três plantas por cultivar em cada bloco. Na planta central de cada cultivar, avaliaram-se a incidência e a severidade da ferrugem do pessegueiro em folhas de oito ramos mistos previamente marcados, a cada 15 dias. A incidência da ferrugem nas folhas de todas as cultivares variou de 25,4% (Eldorado) a 82,6% (Chimarrita) na primeira safra e de 15,3% (Eldorado) a 49,3% (Granada) na segunda safra. O modelo logístico foi ajustado aos dados de incidência ao longo do tempo. Os valores estimados de inóculo inicial e taxa de progresso não diferiram entre as cultivares. A severidade foi baixa (<1 %), para a maioria das cultivares, nas duas safras, e a área abaixo da curva de progresso da severidade das cultivares Chimarrita e Granada diferenciou-se das demais somente na primeira safra. Não foi observada desfolha provocada pela doença. A cultivar Eldorado apresentou menor intensidade da ferrugem, e Chimarrita e Granada maior intensidade dentre as cultivares avaliadas.
id SBFRU-1_e72b140a88d0a8afe4d8db2fcf4d0446
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-29452015000100083
network_acronym_str SBFRU-1
network_name_str Revista brasileira de fruticultura (Online)
repository_id_str
spelling FERRUGEM DO PESSEGUEIRO:REAÇÃO DE CULTIVARES EM SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADAPrunus persicaTranzschelia discolorincidênciaseveridade RESUMOA ferrugem do pessegueiro, causada pelo fungo Tranzschelia discolor, é a principal doença foliar da cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar a intensidade da ferrugem em onze cultivares de pessegueiro (Aurora 1, Chimarrita, Chiripá, Coral, Eldorado, Granada, Leonense, Maciel, Marli, Premier e Vanguarda) em pomar manejado de acordo com as normas da produção integrada, no município da Lapa-PR, no período de novembro e abril. O experimento foi composto de três blocos contendo três plantas por cultivar em cada bloco. Na planta central de cada cultivar, avaliaram-se a incidência e a severidade da ferrugem do pessegueiro em folhas de oito ramos mistos previamente marcados, a cada 15 dias. A incidência da ferrugem nas folhas de todas as cultivares variou de 25,4% (Eldorado) a 82,6% (Chimarrita) na primeira safra e de 15,3% (Eldorado) a 49,3% (Granada) na segunda safra. O modelo logístico foi ajustado aos dados de incidência ao longo do tempo. Os valores estimados de inóculo inicial e taxa de progresso não diferiram entre as cultivares. A severidade foi baixa (<1 %), para a maioria das cultivares, nas duas safras, e a área abaixo da curva de progresso da severidade das cultivares Chimarrita e Granada diferenciou-se das demais somente na primeira safra. Não foi observada desfolha provocada pela doença. A cultivar Eldorado apresentou menor intensidade da ferrugem, e Chimarrita e Granada maior intensidade dentre as cultivares avaliadas.Sociedade Brasileira de Fruticultura2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452015000100083Revista Brasileira de Fruticultura v.37 n.1 2015reponame:Revista brasileira de fruticultura (Online)instname:Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)instacron:SBFRU10.1590/0100-2945-006/14info:eu-repo/semantics/openAccessALVES,GISELDANESI,CRISTIANO NUNESFRANCO,FERNANDO RAMOSDEL PONTE,EMERSON MEDEIROSMAY-DE-MIO,LOUISE LARISSApor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S0100-29452015000100083Revistahttp://www.scielo.br/rbfhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbf@fcav.unesp.br||http://rbf.org.br/1806-99670100-2945opendoar:2015-09-10T00:00Revista brasileira de fruticultura (Online) - Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv FERRUGEM DO PESSEGUEIRO:REAÇÃO DE CULTIVARES EM SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA
title FERRUGEM DO PESSEGUEIRO:REAÇÃO DE CULTIVARES EM SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA
spellingShingle FERRUGEM DO PESSEGUEIRO:REAÇÃO DE CULTIVARES EM SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA
ALVES,GISELDA
Prunus persica
Tranzschelia discolor
incidência
severidade
title_short FERRUGEM DO PESSEGUEIRO:REAÇÃO DE CULTIVARES EM SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA
title_full FERRUGEM DO PESSEGUEIRO:REAÇÃO DE CULTIVARES EM SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA
title_fullStr FERRUGEM DO PESSEGUEIRO:REAÇÃO DE CULTIVARES EM SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA
title_full_unstemmed FERRUGEM DO PESSEGUEIRO:REAÇÃO DE CULTIVARES EM SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA
title_sort FERRUGEM DO PESSEGUEIRO:REAÇÃO DE CULTIVARES EM SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA
author ALVES,GISELDA
author_facet ALVES,GISELDA
NESI,CRISTIANO NUNES
FRANCO,FERNANDO RAMOS
DEL PONTE,EMERSON MEDEIROS
MAY-DE-MIO,LOUISE LARISSA
author_role author
author2 NESI,CRISTIANO NUNES
FRANCO,FERNANDO RAMOS
DEL PONTE,EMERSON MEDEIROS
MAY-DE-MIO,LOUISE LARISSA
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES,GISELDA
NESI,CRISTIANO NUNES
FRANCO,FERNANDO RAMOS
DEL PONTE,EMERSON MEDEIROS
MAY-DE-MIO,LOUISE LARISSA
dc.subject.por.fl_str_mv Prunus persica
Tranzschelia discolor
incidência
severidade
topic Prunus persica
Tranzschelia discolor
incidência
severidade
description RESUMOA ferrugem do pessegueiro, causada pelo fungo Tranzschelia discolor, é a principal doença foliar da cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar a intensidade da ferrugem em onze cultivares de pessegueiro (Aurora 1, Chimarrita, Chiripá, Coral, Eldorado, Granada, Leonense, Maciel, Marli, Premier e Vanguarda) em pomar manejado de acordo com as normas da produção integrada, no município da Lapa-PR, no período de novembro e abril. O experimento foi composto de três blocos contendo três plantas por cultivar em cada bloco. Na planta central de cada cultivar, avaliaram-se a incidência e a severidade da ferrugem do pessegueiro em folhas de oito ramos mistos previamente marcados, a cada 15 dias. A incidência da ferrugem nas folhas de todas as cultivares variou de 25,4% (Eldorado) a 82,6% (Chimarrita) na primeira safra e de 15,3% (Eldorado) a 49,3% (Granada) na segunda safra. O modelo logístico foi ajustado aos dados de incidência ao longo do tempo. Os valores estimados de inóculo inicial e taxa de progresso não diferiram entre as cultivares. A severidade foi baixa (<1 %), para a maioria das cultivares, nas duas safras, e a área abaixo da curva de progresso da severidade das cultivares Chimarrita e Granada diferenciou-se das demais somente na primeira safra. Não foi observada desfolha provocada pela doença. A cultivar Eldorado apresentou menor intensidade da ferrugem, e Chimarrita e Granada maior intensidade dentre as cultivares avaliadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452015000100083
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452015000100083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0100-2945-006/14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fruticultura
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fruticultura
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura v.37 n.1 2015
reponame:Revista brasileira de fruticultura (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)
instacron:SBFRU
instname_str Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)
instacron_str SBFRU
institution SBFRU
reponame_str Revista brasileira de fruticultura (Online)
collection Revista brasileira de fruticultura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de fruticultura (Online) - Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)
repository.mail.fl_str_mv rbf@fcav.unesp.br||http://rbf.org.br/
_version_ 1752122493004414976