Migração de dados de radar (GPR) com correção topográfica simultânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana,R. da Cruz
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Botelho,M. A. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Geofísica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X1997000100001
Resumo: Este trabalho apresenta dois métodos para realizar a migração de dados de radar penetrante no solo, mais conhecido como GPR (Ground Penetrating Radar), com correção simultânea de topografia. Considerando as similaridades cinemáticas entre dados de reflexão sísmica e de radar, principalmente em meios com alta resistividade, como é o caso de areias secas, torna-se possível aplicar várias etapas do processamento sísmicos a dados de radar. Usando este fato, as migrações reversa no tempo (MRT) e "Phase-Shift" foram modificadas para realizarem a correção da topografia simultaneamente com o processo de migração. A seção de radar foi registrada sobre uma duna de areia seca e apresenta um forte refletor que corresponde ao nível freático, o qual aparece distorcido em função da topografia do terreno. A seção de radar apresenta ainda uma seqüência de refletores inclinados que correspondem a planos frentes das dunas. A aplicação das duas técnicas de migração possibilitou a obtenção de imagens, onde o lençol freático aparece na verdadeira posição espacial, e apresentou resultados com resolução suficiente para converter em profundidade feições tão finas quanto as estratificações cruzadas de uma frente de duna propagante. O levantamento de dados de radar em afastamento constante, associado à metodologia apresentada neste trabalho, a qual integra correção estática com migração em profundidade, permite o imageamento da subsuperfície, facilitando o estudo de áreas que apresentem uma estratigrafia complexa associada à uma topografia irregular. Esta metodologia, portanto, se constitui numa ferramenta muito útil para o detalhamento das estruturas rasas.
id SBG-3_3e70118e9906cbbbd62622d1793f7779
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-261X1997000100001
network_acronym_str SBG-3
network_name_str Revista Brasileira de Geofísica (Online)
repository_id_str
spelling Migração de dados de radar (GPR) com correção topográfica simultâneaRadar Penetrante no Solo (GRP)MigraçãoCorreção topográficaEste trabalho apresenta dois métodos para realizar a migração de dados de radar penetrante no solo, mais conhecido como GPR (Ground Penetrating Radar), com correção simultânea de topografia. Considerando as similaridades cinemáticas entre dados de reflexão sísmica e de radar, principalmente em meios com alta resistividade, como é o caso de areias secas, torna-se possível aplicar várias etapas do processamento sísmicos a dados de radar. Usando este fato, as migrações reversa no tempo (MRT) e "Phase-Shift" foram modificadas para realizarem a correção da topografia simultaneamente com o processo de migração. A seção de radar foi registrada sobre uma duna de areia seca e apresenta um forte refletor que corresponde ao nível freático, o qual aparece distorcido em função da topografia do terreno. A seção de radar apresenta ainda uma seqüência de refletores inclinados que correspondem a planos frentes das dunas. A aplicação das duas técnicas de migração possibilitou a obtenção de imagens, onde o lençol freático aparece na verdadeira posição espacial, e apresentou resultados com resolução suficiente para converter em profundidade feições tão finas quanto as estratificações cruzadas de uma frente de duna propagante. O levantamento de dados de radar em afastamento constante, associado à metodologia apresentada neste trabalho, a qual integra correção estática com migração em profundidade, permite o imageamento da subsuperfície, facilitando o estudo de áreas que apresentem uma estratigrafia complexa associada à uma topografia irregular. Esta metodologia, portanto, se constitui numa ferramenta muito útil para o detalhamento das estruturas rasas.Sociedade Brasileira de Geofísica1997-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X1997000100001Revista Brasileira de Geofísica v.15 n.1 1997reponame:Revista Brasileira de Geofísica (Online)instname:Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)instacron:SBG10.1590/S0102-261X1997000100001info:eu-repo/semantics/openAccessPestana,R. da CruzBotelho,M. A. B.por2001-06-07T00:00:00Zoai:scielo:S0102-261X1997000100001Revistahttp://www.scielo.br/rbgONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbgf@sbgf.org.br1809-45110102-261Xopendoar:2001-06-07T00:00Revista Brasileira de Geofísica (Online) - Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)false
dc.title.none.fl_str_mv Migração de dados de radar (GPR) com correção topográfica simultânea
title Migração de dados de radar (GPR) com correção topográfica simultânea
spellingShingle Migração de dados de radar (GPR) com correção topográfica simultânea
Pestana,R. da Cruz
Radar Penetrante no Solo (GRP)
Migração
Correção topográfica
title_short Migração de dados de radar (GPR) com correção topográfica simultânea
title_full Migração de dados de radar (GPR) com correção topográfica simultânea
title_fullStr Migração de dados de radar (GPR) com correção topográfica simultânea
title_full_unstemmed Migração de dados de radar (GPR) com correção topográfica simultânea
title_sort Migração de dados de radar (GPR) com correção topográfica simultânea
author Pestana,R. da Cruz
author_facet Pestana,R. da Cruz
Botelho,M. A. B.
author_role author
author2 Botelho,M. A. B.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana,R. da Cruz
Botelho,M. A. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Radar Penetrante no Solo (GRP)
Migração
Correção topográfica
topic Radar Penetrante no Solo (GRP)
Migração
Correção topográfica
description Este trabalho apresenta dois métodos para realizar a migração de dados de radar penetrante no solo, mais conhecido como GPR (Ground Penetrating Radar), com correção simultânea de topografia. Considerando as similaridades cinemáticas entre dados de reflexão sísmica e de radar, principalmente em meios com alta resistividade, como é o caso de areias secas, torna-se possível aplicar várias etapas do processamento sísmicos a dados de radar. Usando este fato, as migrações reversa no tempo (MRT) e "Phase-Shift" foram modificadas para realizarem a correção da topografia simultaneamente com o processo de migração. A seção de radar foi registrada sobre uma duna de areia seca e apresenta um forte refletor que corresponde ao nível freático, o qual aparece distorcido em função da topografia do terreno. A seção de radar apresenta ainda uma seqüência de refletores inclinados que correspondem a planos frentes das dunas. A aplicação das duas técnicas de migração possibilitou a obtenção de imagens, onde o lençol freático aparece na verdadeira posição espacial, e apresentou resultados com resolução suficiente para converter em profundidade feições tão finas quanto as estratificações cruzadas de uma frente de duna propagante. O levantamento de dados de radar em afastamento constante, associado à metodologia apresentada neste trabalho, a qual integra correção estática com migração em profundidade, permite o imageamento da subsuperfície, facilitando o estudo de áreas que apresentem uma estratigrafia complexa associada à uma topografia irregular. Esta metodologia, portanto, se constitui numa ferramenta muito útil para o detalhamento das estruturas rasas.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X1997000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X1997000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-261X1997000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Geofísica
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Geofísica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Geofísica v.15 n.1 1997
reponame:Revista Brasileira de Geofísica (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)
instacron:SBG
instname_str Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)
instacron_str SBG
institution SBG
reponame_str Revista Brasileira de Geofísica (Online)
collection Revista Brasileira de Geofísica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Geofísica (Online) - Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)
repository.mail.fl_str_mv ||sbgf@sbgf.org.br
_version_ 1754820935837286400