Oclusão da comunicação interatrial com a nova prótese Atriasept-CARDIA: experiência inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chamié,Francisco
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Chamié,Daniel, Ramos,Sergio, Simões,Luiz Carlos, Rossi Filho,Raul Ivo, Tress,João Carlos, Lacoste,Maximiliano, Vivas,Fernanda Estefan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972009000100017
Resumo: INTRODUÇÃO: Neste trabalho, é apresentada a experiência inicial do grupo com a prótese Atriasept-CARDIA TM para o fechamento de comunicação interatrial (CIA). É descrita a técnica de implante e são analisadas as características desse dispositivo. MÉTODO: Escolhemos pacientes que apresentavam defeitos com diâmetro estático não maior que 15 mm, sem hipertensão arterial pulmonar grave ou outros defeitos congênitos passíveis de correção cirúrgica. RESULTADOS: De maio de 2007 a dezembro de 2008, oito pacientes preencheram os critérios de inclusão. O implante foi possível em todos os casos. O diâmetro dos dispositivos implantados foi de 12 mm em dois casos, de 14 mm em um, de 20 mm em dois, e de 22 mm em três. Não houve qualquer complicação digna de nota e nenhum óbito. Um paciente apresentou pequeno shunt residual imediatamente após o procedimento, que desapareceu ao ecocardiograma transesofágico de controle aos seis meses. CONCLUSÕES: O fechamento de CIA com a prótese Atriasept-CARDIA TM demonstrou ser seguro e eficaz, apesar de ser tecnicamente mais complexo. Todas as modificações implementadas foram benéficas, especialmente as realizadas no dispositivo de quarta geração (daisy device). Seu uso ficou mais fácil e menos traumático para as estruturas cardíacas. Apesar dos resultados encorajadores obtidos, considerando-se a pequena série de casos e a variabilidade dos dispositivos utilizados, mais estudos são necessários para estabelecer a segurança e a efetividade deste novo dispositivo, que parece ser uma excelente alternativa às próteses de malha de nitinol.
id SBHCI-1_2a0bd58b92956fc6034c79763c5a17b2
oai_identifier_str oai:scielo:S2179-83972009000100017
network_acronym_str SBHCI-1
network_name_str Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
repository_id_str
spelling Oclusão da comunicação interatrial com a nova prótese Atriasept-CARDIA: experiência inicialDefeitos do septo interatrialCateterismo cardíacoPróteses e implantesEcocardiografiaINTRODUÇÃO: Neste trabalho, é apresentada a experiência inicial do grupo com a prótese Atriasept-CARDIA TM para o fechamento de comunicação interatrial (CIA). É descrita a técnica de implante e são analisadas as características desse dispositivo. MÉTODO: Escolhemos pacientes que apresentavam defeitos com diâmetro estático não maior que 15 mm, sem hipertensão arterial pulmonar grave ou outros defeitos congênitos passíveis de correção cirúrgica. RESULTADOS: De maio de 2007 a dezembro de 2008, oito pacientes preencheram os critérios de inclusão. O implante foi possível em todos os casos. O diâmetro dos dispositivos implantados foi de 12 mm em dois casos, de 14 mm em um, de 20 mm em dois, e de 22 mm em três. Não houve qualquer complicação digna de nota e nenhum óbito. Um paciente apresentou pequeno shunt residual imediatamente após o procedimento, que desapareceu ao ecocardiograma transesofágico de controle aos seis meses. CONCLUSÕES: O fechamento de CIA com a prótese Atriasept-CARDIA TM demonstrou ser seguro e eficaz, apesar de ser tecnicamente mais complexo. Todas as modificações implementadas foram benéficas, especialmente as realizadas no dispositivo de quarta geração (daisy device). Seu uso ficou mais fácil e menos traumático para as estruturas cardíacas. Apesar dos resultados encorajadores obtidos, considerando-se a pequena série de casos e a variabilidade dos dispositivos utilizados, mais estudos são necessários para estabelecer a segurança e a efetividade deste novo dispositivo, que parece ser uma excelente alternativa às próteses de malha de nitinol.Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972009000100017Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva v.17 n.1 2009reponame:Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)instname:Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)instacron:SBHCI10.1590/S2179-83972009000100017info:eu-repo/semantics/openAccessChamié,FranciscoChamié,DanielRamos,SergioSimões,Luiz CarlosRossi Filho,Raul IvoTress,João CarlosLacoste,MaximilianoVivas,Fernanda Estefanpor2012-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S2179-83972009000100017Revistahttp://www.rbci.org.brONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbhci@sbhci.org.br2179-83970104-1843opendoar:2012-08-20T00:00Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online) - Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)false
dc.title.none.fl_str_mv Oclusão da comunicação interatrial com a nova prótese Atriasept-CARDIA: experiência inicial
title Oclusão da comunicação interatrial com a nova prótese Atriasept-CARDIA: experiência inicial
spellingShingle Oclusão da comunicação interatrial com a nova prótese Atriasept-CARDIA: experiência inicial
Chamié,Francisco
Defeitos do septo interatrial
Cateterismo cardíaco
Próteses e implantes
Ecocardiografia
title_short Oclusão da comunicação interatrial com a nova prótese Atriasept-CARDIA: experiência inicial
title_full Oclusão da comunicação interatrial com a nova prótese Atriasept-CARDIA: experiência inicial
title_fullStr Oclusão da comunicação interatrial com a nova prótese Atriasept-CARDIA: experiência inicial
title_full_unstemmed Oclusão da comunicação interatrial com a nova prótese Atriasept-CARDIA: experiência inicial
title_sort Oclusão da comunicação interatrial com a nova prótese Atriasept-CARDIA: experiência inicial
author Chamié,Francisco
author_facet Chamié,Francisco
Chamié,Daniel
Ramos,Sergio
Simões,Luiz Carlos
Rossi Filho,Raul Ivo
Tress,João Carlos
Lacoste,Maximiliano
Vivas,Fernanda Estefan
author_role author
author2 Chamié,Daniel
Ramos,Sergio
Simões,Luiz Carlos
Rossi Filho,Raul Ivo
Tress,João Carlos
Lacoste,Maximiliano
Vivas,Fernanda Estefan
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chamié,Francisco
Chamié,Daniel
Ramos,Sergio
Simões,Luiz Carlos
Rossi Filho,Raul Ivo
Tress,João Carlos
Lacoste,Maximiliano
Vivas,Fernanda Estefan
dc.subject.por.fl_str_mv Defeitos do septo interatrial
Cateterismo cardíaco
Próteses e implantes
Ecocardiografia
topic Defeitos do septo interatrial
Cateterismo cardíaco
Próteses e implantes
Ecocardiografia
description INTRODUÇÃO: Neste trabalho, é apresentada a experiência inicial do grupo com a prótese Atriasept-CARDIA TM para o fechamento de comunicação interatrial (CIA). É descrita a técnica de implante e são analisadas as características desse dispositivo. MÉTODO: Escolhemos pacientes que apresentavam defeitos com diâmetro estático não maior que 15 mm, sem hipertensão arterial pulmonar grave ou outros defeitos congênitos passíveis de correção cirúrgica. RESULTADOS: De maio de 2007 a dezembro de 2008, oito pacientes preencheram os critérios de inclusão. O implante foi possível em todos os casos. O diâmetro dos dispositivos implantados foi de 12 mm em dois casos, de 14 mm em um, de 20 mm em dois, e de 22 mm em três. Não houve qualquer complicação digna de nota e nenhum óbito. Um paciente apresentou pequeno shunt residual imediatamente após o procedimento, que desapareceu ao ecocardiograma transesofágico de controle aos seis meses. CONCLUSÕES: O fechamento de CIA com a prótese Atriasept-CARDIA TM demonstrou ser seguro e eficaz, apesar de ser tecnicamente mais complexo. Todas as modificações implementadas foram benéficas, especialmente as realizadas no dispositivo de quarta geração (daisy device). Seu uso ficou mais fácil e menos traumático para as estruturas cardíacas. Apesar dos resultados encorajadores obtidos, considerando-se a pequena série de casos e a variabilidade dos dispositivos utilizados, mais estudos são necessários para estabelecer a segurança e a efetividade deste novo dispositivo, que parece ser uma excelente alternativa às próteses de malha de nitinol.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972009000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972009000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2179-83972009000100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva v.17 n.1 2009
reponame:Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
instacron:SBHCI
instname_str Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
instacron_str SBHCI
institution SBHCI
reponame_str Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
collection Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online) - Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
repository.mail.fl_str_mv ||sbhci@sbhci.org.br
_version_ 1752122251835080704