Implante valvular aórtico percutâneo: experiência inicial do Sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento-Leite,Rogério
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Quadros,Alexandre Schaan de, Prates,Paulo Roberto L., Zanatta,Leonardo G., Salgado Filho,Paulo Affonso, Grando,Tailur, Silva,Rogério Gomes da, Prates,Paulo Roberto, Nesralla,Ivo A., Gottschall,Carlos A. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972008000400007
Resumo: INTRODUÇÃO: A estenose aórtica grave é uma doença prevalente e de alta morbidade e mortalidade, sendo a troca valvar por meio de cirurgia cardíaca a abordagem clássica. Todavia, indivíduos idosos e com outras co-morbidades apresentam elevado risco operatório. O implante valvular aórtico percutâneo pela via retrógrada desponta como uma alternativa exeqüível e efetiva. São descritos os primeiros casos realizados no Sul do Brasil com essa abordagem inédita. MÉTODO: Série de três casos com descrição da técnica e resultados imediatos do implante do dispositivo CoreValve, que consiste de uma bioprótese com três folhetos de pericárdio porcino montados e suturados e um stent auto-expansível de nitinol, introduzido pela via arterial femoral ou ilíaca. RESULTADOS: Três pacientes do sexo feminino com 81, 85 e 90 anos de idade e EuroSCORE logístico variando de 20% a 36% foram submetidas ao implante desse dispositivo com sucesso. Houve significativa queda dos gradientes entre o ventrículo esquerdo e a aorta e ausência de complicações cardiovasculares maiores, embora duas pacientes tenham necessitado de implante de marca-passo definitivo por distúrbio de condução atrioventricular. Todas as pacientes receberam alta assintomáticas e seguem em avaliação clínica. CONCLUSÃO: A experiência inicial do Sul do Brasil com implante valvular aórtico percutâneo se mostrou segura e efetiva em análise a curto prazo. Estudos adicionais e seguimento mais prolongado ainda são necessários para definir o exato papel e as precisas indicações dessa nova e promissora técnica.
id SBHCI-1_e57981e1813fbf4d6f5e16cc28cd1306
oai_identifier_str oai:scielo:S2179-83972008000400007
network_acronym_str SBHCI-1
network_name_str Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
repository_id_str
spelling Implante valvular aórtico percutâneo: experiência inicial do Sul do BrasilEstenose da valva aórticaValvas cardíacasImplante de prótese de valva/métodosPróteses valvulares cardíacasINTRODUÇÃO: A estenose aórtica grave é uma doença prevalente e de alta morbidade e mortalidade, sendo a troca valvar por meio de cirurgia cardíaca a abordagem clássica. Todavia, indivíduos idosos e com outras co-morbidades apresentam elevado risco operatório. O implante valvular aórtico percutâneo pela via retrógrada desponta como uma alternativa exeqüível e efetiva. São descritos os primeiros casos realizados no Sul do Brasil com essa abordagem inédita. MÉTODO: Série de três casos com descrição da técnica e resultados imediatos do implante do dispositivo CoreValve, que consiste de uma bioprótese com três folhetos de pericárdio porcino montados e suturados e um stent auto-expansível de nitinol, introduzido pela via arterial femoral ou ilíaca. RESULTADOS: Três pacientes do sexo feminino com 81, 85 e 90 anos de idade e EuroSCORE logístico variando de 20% a 36% foram submetidas ao implante desse dispositivo com sucesso. Houve significativa queda dos gradientes entre o ventrículo esquerdo e a aorta e ausência de complicações cardiovasculares maiores, embora duas pacientes tenham necessitado de implante de marca-passo definitivo por distúrbio de condução atrioventricular. Todas as pacientes receberam alta assintomáticas e seguem em avaliação clínica. CONCLUSÃO: A experiência inicial do Sul do Brasil com implante valvular aórtico percutâneo se mostrou segura e efetiva em análise a curto prazo. Estudos adicionais e seguimento mais prolongado ainda são necessários para definir o exato papel e as precisas indicações dessa nova e promissora técnica.Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972008000400007Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva v.16 n.4 2008reponame:Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)instname:Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)instacron:SBHCI10.1590/S2179-83972008000400007info:eu-repo/semantics/openAccessSarmento-Leite,RogérioQuadros,Alexandre Schaan dePrates,Paulo Roberto L.Zanatta,Leonardo G.Salgado Filho,Paulo AffonsoGrando,TailurSilva,Rogério Gomes daPrates,Paulo RobertoNesralla,Ivo A.Gottschall,Carlos A. M.por2012-08-14T00:00:00Zoai:scielo:S2179-83972008000400007Revistahttp://www.rbci.org.brONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbhci@sbhci.org.br2179-83970104-1843opendoar:2012-08-14T00:00Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online) - Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)false
dc.title.none.fl_str_mv Implante valvular aórtico percutâneo: experiência inicial do Sul do Brasil
title Implante valvular aórtico percutâneo: experiência inicial do Sul do Brasil
spellingShingle Implante valvular aórtico percutâneo: experiência inicial do Sul do Brasil
Sarmento-Leite,Rogério
Estenose da valva aórtica
Valvas cardíacas
Implante de prótese de valva/métodos
Próteses valvulares cardíacas
title_short Implante valvular aórtico percutâneo: experiência inicial do Sul do Brasil
title_full Implante valvular aórtico percutâneo: experiência inicial do Sul do Brasil
title_fullStr Implante valvular aórtico percutâneo: experiência inicial do Sul do Brasil
title_full_unstemmed Implante valvular aórtico percutâneo: experiência inicial do Sul do Brasil
title_sort Implante valvular aórtico percutâneo: experiência inicial do Sul do Brasil
author Sarmento-Leite,Rogério
author_facet Sarmento-Leite,Rogério
Quadros,Alexandre Schaan de
Prates,Paulo Roberto L.
Zanatta,Leonardo G.
Salgado Filho,Paulo Affonso
Grando,Tailur
Silva,Rogério Gomes da
Prates,Paulo Roberto
Nesralla,Ivo A.
Gottschall,Carlos A. M.
author_role author
author2 Quadros,Alexandre Schaan de
Prates,Paulo Roberto L.
Zanatta,Leonardo G.
Salgado Filho,Paulo Affonso
Grando,Tailur
Silva,Rogério Gomes da
Prates,Paulo Roberto
Nesralla,Ivo A.
Gottschall,Carlos A. M.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento-Leite,Rogério
Quadros,Alexandre Schaan de
Prates,Paulo Roberto L.
Zanatta,Leonardo G.
Salgado Filho,Paulo Affonso
Grando,Tailur
Silva,Rogério Gomes da
Prates,Paulo Roberto
Nesralla,Ivo A.
Gottschall,Carlos A. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Estenose da valva aórtica
Valvas cardíacas
Implante de prótese de valva/métodos
Próteses valvulares cardíacas
topic Estenose da valva aórtica
Valvas cardíacas
Implante de prótese de valva/métodos
Próteses valvulares cardíacas
description INTRODUÇÃO: A estenose aórtica grave é uma doença prevalente e de alta morbidade e mortalidade, sendo a troca valvar por meio de cirurgia cardíaca a abordagem clássica. Todavia, indivíduos idosos e com outras co-morbidades apresentam elevado risco operatório. O implante valvular aórtico percutâneo pela via retrógrada desponta como uma alternativa exeqüível e efetiva. São descritos os primeiros casos realizados no Sul do Brasil com essa abordagem inédita. MÉTODO: Série de três casos com descrição da técnica e resultados imediatos do implante do dispositivo CoreValve, que consiste de uma bioprótese com três folhetos de pericárdio porcino montados e suturados e um stent auto-expansível de nitinol, introduzido pela via arterial femoral ou ilíaca. RESULTADOS: Três pacientes do sexo feminino com 81, 85 e 90 anos de idade e EuroSCORE logístico variando de 20% a 36% foram submetidas ao implante desse dispositivo com sucesso. Houve significativa queda dos gradientes entre o ventrículo esquerdo e a aorta e ausência de complicações cardiovasculares maiores, embora duas pacientes tenham necessitado de implante de marca-passo definitivo por distúrbio de condução atrioventricular. Todas as pacientes receberam alta assintomáticas e seguem em avaliação clínica. CONCLUSÃO: A experiência inicial do Sul do Brasil com implante valvular aórtico percutâneo se mostrou segura e efetiva em análise a curto prazo. Estudos adicionais e seguimento mais prolongado ainda são necessários para definir o exato papel e as precisas indicações dessa nova e promissora técnica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972008000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972008000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2179-83972008000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva v.16 n.4 2008
reponame:Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
instacron:SBHCI
instname_str Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
instacron_str SBHCI
institution SBHCI
reponame_str Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
collection Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online) - Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
repository.mail.fl_str_mv ||sbhci@sbhci.org.br
_version_ 1752122251749097472