CONCEITOS DA HISTÓRIA CULTURAL EM PESQUISAS PRODUZIDAS EM SERGIPE SOBRE SABERES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/167 |
Resumo: | Como a história cultural tem sido utilizada em produções sergipanas que versam sobre os saberes matemáticos no ensino primário? Para responder a essa indagação foram utilizadas como fontes pesquisas produzidas no formato de trabalho de conclusão de curso (TCC) e dissertação de mestrado produzidos no âmbito de cursos de licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Para o entendimento de história cultural foi tomado como referente Valente (2013) que aponta Chartier (1990) como um argumento de autoridade para o que está sendo utilizado como caminho teórico metodológico no que diz respeito a conceitos-chave como representação e apropriação. Do exame efetuado é possível afirmar que os trabalhos de conclusão de curso apontam a intencionalidade de produzir representações sobre os saberes matemáticos no ensino primário em Sergipe. Já nas dissertações de mestrado além da intencionalidade de construir representações, foi possível identificar um caminho seguido por Rezende (2016) e Ferreira (2017) para compreender a matriz da apropriação, por exemplo a partir da produção de Thorndike e Pestalozzi, para em seguida procurar identificar princípios da matriz que foram copiados, adaptados e incorporados em propostas para abordagem dos saberes matemáticos, no caso examinado, por meio da publicação de artigos que foram postos a circular na primeira metade do século XX no Brasil. |
id |
SBHMAT_03063510b303ce274b45cdaddf15976b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/167 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEITOS DA HISTÓRIA CULTURAL EM PESQUISAS PRODUZIDAS EM SERGIPE SOBRE SABERES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIOApropriaçãoRepresentaçãoSaberes matemáticosHistória da educação matemáticaComo a história cultural tem sido utilizada em produções sergipanas que versam sobre os saberes matemáticos no ensino primário? Para responder a essa indagação foram utilizadas como fontes pesquisas produzidas no formato de trabalho de conclusão de curso (TCC) e dissertação de mestrado produzidos no âmbito de cursos de licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Para o entendimento de história cultural foi tomado como referente Valente (2013) que aponta Chartier (1990) como um argumento de autoridade para o que está sendo utilizado como caminho teórico metodológico no que diz respeito a conceitos-chave como representação e apropriação. Do exame efetuado é possível afirmar que os trabalhos de conclusão de curso apontam a intencionalidade de produzir representações sobre os saberes matemáticos no ensino primário em Sergipe. Já nas dissertações de mestrado além da intencionalidade de construir representações, foi possível identificar um caminho seguido por Rezende (2016) e Ferreira (2017) para compreender a matriz da apropriação, por exemplo a partir da produção de Thorndike e Pestalozzi, para em seguida procurar identificar princípios da matriz que foram copiados, adaptados e incorporados em propostas para abordagem dos saberes matemáticos, no caso examinado, por meio da publicação de artigos que foram postos a circular na primeira metade do século XX no Brasil.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/167Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/167/114Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ivanete Batista2023-12-13T15:58:59Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/167Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T15:58:59Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEITOS DA HISTÓRIA CULTURAL EM PESQUISAS PRODUZIDAS EM SERGIPE SOBRE SABERES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO |
title |
CONCEITOS DA HISTÓRIA CULTURAL EM PESQUISAS PRODUZIDAS EM SERGIPE SOBRE SABERES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO |
spellingShingle |
CONCEITOS DA HISTÓRIA CULTURAL EM PESQUISAS PRODUZIDAS EM SERGIPE SOBRE SABERES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO Santos, Ivanete Batista Apropriação Representação Saberes matemáticos História da educação matemática |
title_short |
CONCEITOS DA HISTÓRIA CULTURAL EM PESQUISAS PRODUZIDAS EM SERGIPE SOBRE SABERES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO |
title_full |
CONCEITOS DA HISTÓRIA CULTURAL EM PESQUISAS PRODUZIDAS EM SERGIPE SOBRE SABERES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO |
title_fullStr |
CONCEITOS DA HISTÓRIA CULTURAL EM PESQUISAS PRODUZIDAS EM SERGIPE SOBRE SABERES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO |
title_full_unstemmed |
CONCEITOS DA HISTÓRIA CULTURAL EM PESQUISAS PRODUZIDAS EM SERGIPE SOBRE SABERES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO |
title_sort |
CONCEITOS DA HISTÓRIA CULTURAL EM PESQUISAS PRODUZIDAS EM SERGIPE SOBRE SABERES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO |
author |
Santos, Ivanete Batista |
author_facet |
Santos, Ivanete Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ivanete Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apropriação Representação Saberes matemáticos História da educação matemática |
topic |
Apropriação Representação Saberes matemáticos História da educação matemática |
description |
Como a história cultural tem sido utilizada em produções sergipanas que versam sobre os saberes matemáticos no ensino primário? Para responder a essa indagação foram utilizadas como fontes pesquisas produzidas no formato de trabalho de conclusão de curso (TCC) e dissertação de mestrado produzidos no âmbito de cursos de licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Para o entendimento de história cultural foi tomado como referente Valente (2013) que aponta Chartier (1990) como um argumento de autoridade para o que está sendo utilizado como caminho teórico metodológico no que diz respeito a conceitos-chave como representação e apropriação. Do exame efetuado é possível afirmar que os trabalhos de conclusão de curso apontam a intencionalidade de produzir representações sobre os saberes matemáticos no ensino primário em Sergipe. Já nas dissertações de mestrado além da intencionalidade de construir representações, foi possível identificar um caminho seguido por Rezende (2016) e Ferreira (2017) para compreender a matriz da apropriação, por exemplo a partir da produção de Thorndike e Pestalozzi, para em seguida procurar identificar princípios da matriz que foram copiados, adaptados e incorporados em propostas para abordagem dos saberes matemáticos, no caso examinado, por meio da publicação de artigos que foram postos a circular na primeira metade do século XX no Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/167 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/167/114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462338338816 |