Conceitos da história cultural em pesquisas produzidas em Sergipe sobre saberes matemáticos do ensino primário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ivanete Batista dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189568
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/167/114
id UFSC_6b9adc9fa83d7551c9b2c58d44157d41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189568
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Conceitos da história cultural em pesquisas produzidas em Sergipe sobre saberes matemáticos do ensino primárioApropriaçãoRepresentaçãoSaberes matemáticosHistória da educação matemáticaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/167/114Como a história cultural tem sido utilizada em produções sergipanas que versam sobre os saberes matemáticos no ensino primário? Para responder a essa indagação foram utilizadas como fontes pesquisas produzidas no formato de trabalho de conclusão de curso (TCC) e dissertação de mestrado produzidos no âmbito de cursos de licenciatura em Matemática e do Programa de Pósgraduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Para o entendimento de história cultural foi tomado como referente Valente (2013) que aponta Chartier (1990) como um argumento de autoridade para o que está sendo utilizado como caminho teórico metodológico no que diz respeito a conceitos-chave como representação e apropriação. Do exame efetuado é possível afirmar que os trabalhos de conclusão de curso apontam a intencionalidade de produzir representações sobre os saberes matemáticos no ensino primário em Sergipe. Já nas dissertações de mestrado além da intencionalidade de construir representações, foi possível identificar um caminho seguido por Rezende (2016) e Ferreira (2017) para compreender a matriz da apropriação, por exemplo a partir da produção de Thorndike e Pestalozzi, para em seguida procurar identificar princípios da matriz que foram copiados, adaptados e incorporados em propostas para abordagem dos saberes matemáticos, no caso examinado, por meio da publicação de artigos que foram postos a circular na primeira metade do século XX no Brasil.HISTEMAT2018-09-02T23:48:02Z2018-09-02T23:48:02Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, I. B. Conceitos da história cultural em pesquisas produzidas em Sergipe sobre saberes matemáticos do ensino primário. HISTEMAT, v. 3, n. 2, p. 195 - 212, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189568Santos, Ivanete Batista dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T23:48:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189568Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-02T23:48:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos da história cultural em pesquisas produzidas em Sergipe sobre saberes matemáticos do ensino primário
title Conceitos da história cultural em pesquisas produzidas em Sergipe sobre saberes matemáticos do ensino primário
spellingShingle Conceitos da história cultural em pesquisas produzidas em Sergipe sobre saberes matemáticos do ensino primário
Santos, Ivanete Batista dos
Apropriação
Representação
Saberes matemáticos
História da educação matemática
title_short Conceitos da história cultural em pesquisas produzidas em Sergipe sobre saberes matemáticos do ensino primário
title_full Conceitos da história cultural em pesquisas produzidas em Sergipe sobre saberes matemáticos do ensino primário
title_fullStr Conceitos da história cultural em pesquisas produzidas em Sergipe sobre saberes matemáticos do ensino primário
title_full_unstemmed Conceitos da história cultural em pesquisas produzidas em Sergipe sobre saberes matemáticos do ensino primário
title_sort Conceitos da história cultural em pesquisas produzidas em Sergipe sobre saberes matemáticos do ensino primário
author Santos, Ivanete Batista dos
author_facet Santos, Ivanete Batista dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ivanete Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Apropriação
Representação
Saberes matemáticos
História da educação matemática
topic Apropriação
Representação
Saberes matemáticos
História da educação matemática
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/167/114
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-09-02T23:48:02Z
2018-09-02T23:48:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, I. B. Conceitos da história cultural em pesquisas produzidas em Sergipe sobre saberes matemáticos do ensino primário. HISTEMAT, v. 3, n. 2, p. 195 - 212, 2017.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189568
identifier_str_mv SANTOS, I. B. Conceitos da história cultural em pesquisas produzidas em Sergipe sobre saberes matemáticos do ensino primário. HISTEMAT, v. 3, n. 2, p. 195 - 212, 2017.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT
publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804766797996490752