UMA RELEITURA SOBRE O APROVEITAMENTO DIDÁTICO DE ERROS EM MATEMÁTICA: reescrever é escrever, reler é ler de outro modo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/577 |
Resumo: | Apresenta-se uma releitura e reescrita de artigo publicado há 36 anos: “Erros: Mentiras que parecem Verdades ou Verdades que parecem Mentiras”. O foco deste artigo é o que chamamos de “aproveitamento didático dos erros”, a partir dos pressupostos de epistemólogos e filósofos da matemática e da educação matemática, bem como de educadores que têm a didática como foco e que se dedicaram a interpretar respostas de alunos a questões matemáticas. São exibidos cenários que podem contribuir para a mudança de determinadas situações em sala de aula, oferecendo um caminho em que o “erro” possa ser explorado como um objeto de conhecimento, estratégia ou concepção que pode ser entendida e lapidada. Por trás dos cenários aqui descritos estão pressupostos matemáticos e filosófico-epistemológicos sobre a natureza do conhecimento, bem como uma experiência que aposta em estratégias de ensino que favorecem a aprendizagem da matemática. |
id |
SBHMAT_07d4de236057891ea9dafec99f2281c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/577 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA RELEITURA SOBRE O APROVEITAMENTO DIDÁTICO DE ERROS EM MATEMÁTICA: reescrever é escrever, reler é ler de outro modoErros em matemáticaAmbiente de verdades provisóriasProblematizaçãoInvestigação matemáticaApresenta-se uma releitura e reescrita de artigo publicado há 36 anos: “Erros: Mentiras que parecem Verdades ou Verdades que parecem Mentiras”. O foco deste artigo é o que chamamos de “aproveitamento didático dos erros”, a partir dos pressupostos de epistemólogos e filósofos da matemática e da educação matemática, bem como de educadores que têm a didática como foco e que se dedicaram a interpretar respostas de alunos a questões matemáticas. São exibidos cenários que podem contribuir para a mudança de determinadas situações em sala de aula, oferecendo um caminho em que o “erro” possa ser explorado como um objeto de conhecimento, estratégia ou concepção que pode ser entendida e lapidada. Por trás dos cenários aqui descritos estão pressupostos matemáticos e filosófico-epistemológicos sobre a natureza do conhecimento, bem como uma experiência que aposta em estratégias de ensino que favorecem a aprendizagem da matemática.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/577Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-152447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/577/481Lopes, Antonio Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/577Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA RELEITURA SOBRE O APROVEITAMENTO DIDÁTICO DE ERROS EM MATEMÁTICA: reescrever é escrever, reler é ler de outro modo |
title |
UMA RELEITURA SOBRE O APROVEITAMENTO DIDÁTICO DE ERROS EM MATEMÁTICA: reescrever é escrever, reler é ler de outro modo |
spellingShingle |
UMA RELEITURA SOBRE O APROVEITAMENTO DIDÁTICO DE ERROS EM MATEMÁTICA: reescrever é escrever, reler é ler de outro modo Lopes, Antonio José Erros em matemática Ambiente de verdades provisórias Problematização Investigação matemática |
title_short |
UMA RELEITURA SOBRE O APROVEITAMENTO DIDÁTICO DE ERROS EM MATEMÁTICA: reescrever é escrever, reler é ler de outro modo |
title_full |
UMA RELEITURA SOBRE O APROVEITAMENTO DIDÁTICO DE ERROS EM MATEMÁTICA: reescrever é escrever, reler é ler de outro modo |
title_fullStr |
UMA RELEITURA SOBRE O APROVEITAMENTO DIDÁTICO DE ERROS EM MATEMÁTICA: reescrever é escrever, reler é ler de outro modo |
title_full_unstemmed |
UMA RELEITURA SOBRE O APROVEITAMENTO DIDÁTICO DE ERROS EM MATEMÁTICA: reescrever é escrever, reler é ler de outro modo |
title_sort |
UMA RELEITURA SOBRE O APROVEITAMENTO DIDÁTICO DE ERROS EM MATEMÁTICA: reescrever é escrever, reler é ler de outro modo |
author |
Lopes, Antonio José |
author_facet |
Lopes, Antonio José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Antonio José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Erros em matemática Ambiente de verdades provisórias Problematização Investigação matemática |
topic |
Erros em matemática Ambiente de verdades provisórias Problematização Investigação matemática |
description |
Apresenta-se uma releitura e reescrita de artigo publicado há 36 anos: “Erros: Mentiras que parecem Verdades ou Verdades que parecem Mentiras”. O foco deste artigo é o que chamamos de “aproveitamento didático dos erros”, a partir dos pressupostos de epistemólogos e filósofos da matemática e da educação matemática, bem como de educadores que têm a didática como foco e que se dedicaram a interpretar respostas de alunos a questões matemáticas. São exibidos cenários que podem contribuir para a mudança de determinadas situações em sala de aula, oferecendo um caminho em que o “erro” possa ser explorado como um objeto de conhecimento, estratégia ou concepção que pode ser entendida e lapidada. Por trás dos cenários aqui descritos estão pressupostos matemáticos e filosófico-epistemológicos sobre a natureza do conhecimento, bem como uma experiência que aposta em estratégias de ensino que favorecem a aprendizagem da matemática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/577 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/577/481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-15 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463735042048 |