UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Deoclecia de Andrade
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361
Resumo: Este escrito é o resultado de uma pesquisa no âmbito da história da educação matemática que teve como objetivo caracterizar o saber profissional do professor para ensinar matemática nas escolas primárias de São Paulo, especificamente ao que se refere ao conteúdo medidas. Nessa abordagem se admitiu como fontes de pesquisa o programa de ensino paulista de 1925 e a coleção de manuais de Miguel Milano dos anos de 1930/40. Subsidiada por elementos da Cultura Escolar, História das disciplinas escolares e as categorias matemática a ensinar e matemática para ensinar, a leitura e exame das fontes pela composição e orientações das matérias: Aritmética, Formas, Geometria e Desenho, permitiram construir, em relação as medidas, uma representação de uma matemática para ensinar na escola primária, com diferentes aspectos característicos, mobilizações, atividades distintas e que seguia uma lógica interna. Todavia, ao que parece, essa conjuntura estava em resposta de ideias do movimento pedagógico que circulava a época.
id SBHMAT_0c83d071584ed22e080eb501d825a8a1
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/361
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidasMedidasEnsino PrimárioSaber MatemáticoMatérias de EnsinoHistória da Educação MatemáticaEste escrito é o resultado de uma pesquisa no âmbito da história da educação matemática que teve como objetivo caracterizar o saber profissional do professor para ensinar matemática nas escolas primárias de São Paulo, especificamente ao que se refere ao conteúdo medidas. Nessa abordagem se admitiu como fontes de pesquisa o programa de ensino paulista de 1925 e a coleção de manuais de Miguel Milano dos anos de 1930/40. Subsidiada por elementos da Cultura Escolar, História das disciplinas escolares e as categorias matemática a ensinar e matemática para ensinar, a leitura e exame das fontes pela composição e orientações das matérias: Aritmética, Formas, Geometria e Desenho, permitiram construir, em relação as medidas, uma representação de uma matemática para ensinar na escola primária, com diferentes aspectos característicos, mobilizações, atividades distintas e que seguia uma lógica interna. Todavia, ao que parece, essa conjuntura estava em resposta de ideias do movimento pedagógico que circulava a época.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/285http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/401http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/402http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/403http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/404Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, Deoclecia de Andrade2021-03-23T17:37:56Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/361Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-23T17:37:56Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas
title UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas
spellingShingle UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas
Trindade, Deoclecia de Andrade
Medidas
Ensino Primário
Saber Matemático
Matérias de Ensino
História da Educação Matemática
title_short UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas
title_full UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas
title_fullStr UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas
title_full_unstemmed UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas
title_sort UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas
author Trindade, Deoclecia de Andrade
author_facet Trindade, Deoclecia de Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Deoclecia de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Medidas
Ensino Primário
Saber Matemático
Matérias de Ensino
História da Educação Matemática
topic Medidas
Ensino Primário
Saber Matemático
Matérias de Ensino
História da Educação Matemática
description Este escrito é o resultado de uma pesquisa no âmbito da história da educação matemática que teve como objetivo caracterizar o saber profissional do professor para ensinar matemática nas escolas primárias de São Paulo, especificamente ao que se refere ao conteúdo medidas. Nessa abordagem se admitiu como fontes de pesquisa o programa de ensino paulista de 1925 e a coleção de manuais de Miguel Milano dos anos de 1930/40. Subsidiada por elementos da Cultura Escolar, História das disciplinas escolares e as categorias matemática a ensinar e matemática para ensinar, a leitura e exame das fontes pela composição e orientações das matérias: Aritmética, Formas, Geometria e Desenho, permitiram construir, em relação as medidas, uma representação de uma matemática para ensinar na escola primária, com diferentes aspectos característicos, mobilizações, atividades distintas e que seguia uma lógica interna. Todavia, ao que parece, essa conjuntura estava em resposta de ideias do movimento pedagógico que circulava a época.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/285
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/401
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/402
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/403
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/404
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464687149056