UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361 |
Resumo: | Este escrito é o resultado de uma pesquisa no âmbito da história da educação matemática que teve como objetivo caracterizar o saber profissional do professor para ensinar matemática nas escolas primárias de São Paulo, especificamente ao que se refere ao conteúdo medidas. Nessa abordagem se admitiu como fontes de pesquisa o programa de ensino paulista de 1925 e a coleção de manuais de Miguel Milano dos anos de 1930/40. Subsidiada por elementos da Cultura Escolar, História das disciplinas escolares e as categorias matemática a ensinar e matemática para ensinar, a leitura e exame das fontes pela composição e orientações das matérias: Aritmética, Formas, Geometria e Desenho, permitiram construir, em relação as medidas, uma representação de uma matemática para ensinar na escola primária, com diferentes aspectos característicos, mobilizações, atividades distintas e que seguia uma lógica interna. Todavia, ao que parece, essa conjuntura estava em resposta de ideias do movimento pedagógico que circulava a época. |
id |
SBHMAT_0c83d071584ed22e080eb501d825a8a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/361 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidasMedidasEnsino PrimárioSaber MatemáticoMatérias de EnsinoHistória da Educação MatemáticaEste escrito é o resultado de uma pesquisa no âmbito da história da educação matemática que teve como objetivo caracterizar o saber profissional do professor para ensinar matemática nas escolas primárias de São Paulo, especificamente ao que se refere ao conteúdo medidas. Nessa abordagem se admitiu como fontes de pesquisa o programa de ensino paulista de 1925 e a coleção de manuais de Miguel Milano dos anos de 1930/40. Subsidiada por elementos da Cultura Escolar, História das disciplinas escolares e as categorias matemática a ensinar e matemática para ensinar, a leitura e exame das fontes pela composição e orientações das matérias: Aritmética, Formas, Geometria e Desenho, permitiram construir, em relação as medidas, uma representação de uma matemática para ensinar na escola primária, com diferentes aspectos característicos, mobilizações, atividades distintas e que seguia uma lógica interna. Todavia, ao que parece, essa conjuntura estava em resposta de ideias do movimento pedagógico que circulava a época.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/285http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/401http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/402http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/403http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/404Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, Deoclecia de Andrade2021-03-23T17:37:56Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/361Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-23T17:37:56Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas |
title |
UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas |
spellingShingle |
UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas Trindade, Deoclecia de Andrade Medidas Ensino Primário Saber Matemático Matérias de Ensino História da Educação Matemática |
title_short |
UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas |
title_full |
UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas |
title_fullStr |
UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas |
title_full_unstemmed |
UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas |
title_sort |
UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas |
author |
Trindade, Deoclecia de Andrade |
author_facet |
Trindade, Deoclecia de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Deoclecia de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medidas Ensino Primário Saber Matemático Matérias de Ensino História da Educação Matemática |
topic |
Medidas Ensino Primário Saber Matemático Matérias de Ensino História da Educação Matemática |
description |
Este escrito é o resultado de uma pesquisa no âmbito da história da educação matemática que teve como objetivo caracterizar o saber profissional do professor para ensinar matemática nas escolas primárias de São Paulo, especificamente ao que se refere ao conteúdo medidas. Nessa abordagem se admitiu como fontes de pesquisa o programa de ensino paulista de 1925 e a coleção de manuais de Miguel Milano dos anos de 1930/40. Subsidiada por elementos da Cultura Escolar, História das disciplinas escolares e as categorias matemática a ensinar e matemática para ensinar, a leitura e exame das fontes pela composição e orientações das matérias: Aritmética, Formas, Geometria e Desenho, permitiram construir, em relação as medidas, uma representação de uma matemática para ensinar na escola primária, com diferentes aspectos característicos, mobilizações, atividades distintas e que seguia uma lógica interna. Todavia, ao que parece, essa conjuntura estava em resposta de ideias do movimento pedagógico que circulava a época. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/285 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/401 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/402 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/403 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361/404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464687149056 |