DISCIPLINA, CONTROLE, PODERES: algumas notas sobre o exercício da docilidade nas práticas docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/428 |
Resumo: | Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento, desenvolvida por meio da metodologia da História Oral, que trata da formação e atuação de professores (de Matemática) na região de Barra do Garças, um espaço sócio-político-geográfico estruturado a partir do garimpo de diamantes. A pesquisa teve como recorte temporal principal a segunda metade do século XX, mas em alguns momentos nos voltamos a períodos anteriores. Neste texto, especificamente, partimos de narrativas de ex-professores dessa região para discutir as práticas disciplinares por eles aplicadas em seu cotidiano como professores, associando essas práticas ao coronelismo político que caracteriza o local até os dias de hoje. A docilidade que os docentes exigem de seus alunos, e que serve de atestado de qualidade às suas práticas docentes, é a mesma que todo um sistema político vigente exige deles, o que os torna coniventes com as elites políticas e impermeáveis aos movimentos de classe. |
id |
SBHMAT_0dd2891f20d2d61009da47629d9eb220 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/428 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCIPLINA, CONTROLE, PODERES: algumas notas sobre o exercício da docilidade nas práticas docentesSubversõesDisciplinaEducação e políticaRegião de Barra do GarçasHistória OralEste artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento, desenvolvida por meio da metodologia da História Oral, que trata da formação e atuação de professores (de Matemática) na região de Barra do Garças, um espaço sócio-político-geográfico estruturado a partir do garimpo de diamantes. A pesquisa teve como recorte temporal principal a segunda metade do século XX, mas em alguns momentos nos voltamos a períodos anteriores. Neste texto, especificamente, partimos de narrativas de ex-professores dessa região para discutir as práticas disciplinares por eles aplicadas em seu cotidiano como professores, associando essas práticas ao coronelismo político que caracteriza o local até os dias de hoje. A docilidade que os docentes exigem de seus alunos, e que serve de atestado de qualidade às suas práticas docentes, é a mesma que todo um sistema político vigente exige deles, o que os torna coniventes com as elites políticas e impermeáveis aos movimentos de classe.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/428Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-212447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/428/348Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBoth, Eliete GrasielaGarnica, Antonio Vicente Marafioti2021-11-10T17:59:38Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/428Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-11-10T17:59:38Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCIPLINA, CONTROLE, PODERES: algumas notas sobre o exercício da docilidade nas práticas docentes |
title |
DISCIPLINA, CONTROLE, PODERES: algumas notas sobre o exercício da docilidade nas práticas docentes |
spellingShingle |
DISCIPLINA, CONTROLE, PODERES: algumas notas sobre o exercício da docilidade nas práticas docentes Both, Eliete Grasiela Subversões Disciplina Educação e política Região de Barra do Garças História Oral |
title_short |
DISCIPLINA, CONTROLE, PODERES: algumas notas sobre o exercício da docilidade nas práticas docentes |
title_full |
DISCIPLINA, CONTROLE, PODERES: algumas notas sobre o exercício da docilidade nas práticas docentes |
title_fullStr |
DISCIPLINA, CONTROLE, PODERES: algumas notas sobre o exercício da docilidade nas práticas docentes |
title_full_unstemmed |
DISCIPLINA, CONTROLE, PODERES: algumas notas sobre o exercício da docilidade nas práticas docentes |
title_sort |
DISCIPLINA, CONTROLE, PODERES: algumas notas sobre o exercício da docilidade nas práticas docentes |
author |
Both, Eliete Grasiela |
author_facet |
Both, Eliete Grasiela Garnica, Antonio Vicente Marafioti |
author_role |
author |
author2 |
Garnica, Antonio Vicente Marafioti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Both, Eliete Grasiela Garnica, Antonio Vicente Marafioti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Subversões Disciplina Educação e política Região de Barra do Garças História Oral |
topic |
Subversões Disciplina Educação e política Região de Barra do Garças História Oral |
description |
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento, desenvolvida por meio da metodologia da História Oral, que trata da formação e atuação de professores (de Matemática) na região de Barra do Garças, um espaço sócio-político-geográfico estruturado a partir do garimpo de diamantes. A pesquisa teve como recorte temporal principal a segunda metade do século XX, mas em alguns momentos nos voltamos a períodos anteriores. Neste texto, especificamente, partimos de narrativas de ex-professores dessa região para discutir as práticas disciplinares por eles aplicadas em seu cotidiano como professores, associando essas práticas ao coronelismo político que caracteriza o local até os dias de hoje. A docilidade que os docentes exigem de seus alunos, e que serve de atestado de qualidade às suas práticas docentes, é a mesma que todo um sistema político vigente exige deles, o que os torna coniventes com as elites políticas e impermeáveis aos movimentos de classe. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/428 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/428/348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-21 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464889524224 |