HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA CULTURAL: entre diálogos e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cézar Jesus da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164
Resumo: Partindo dos pressupostos da História Cultural, procuramos discutir e refletir acerca de sua presença em pesquisas que versam sobre diferentes segmentos no campo da História da Educação Matemática, objetivos esses, distribuídos ao longo de quatro seções, nas quais conceituamos a Nova História Cultural e sua aderência em diferentes espaços e tempos, bem como, sumarizamos a produção dos integrantes do GHEMAT/ES. Subsidiados por questões que nos direcionam realizar pesquisas que preconizam saberes elementares matemáticos, prescritos e praticados por sujeitos inseridos em contextos educacionais, em geral, ou naqueles relacionados à Matemática, em particular, inferimos que a vinculação entre história da educação matemática e história cultural ocorre por meio de vieses que permitem aos pesquisadores, da educação matemática, encontrar na história cultural a execução do ofício de historiadores, concedendo-lhes tomar a cultura como parte essencial da vida social, sobretudo, acerca do papel que desempenham como intérpretes do passado nas narrativas que constroem.
id SBHMAT_0eecc673d5a8d4ae3654d395f5086c2e
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/164
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA CULTURAL: entre diálogos e reflexõesHistória CulturalEducação MatemáticaEnsino PrimárioPartindo dos pressupostos da História Cultural, procuramos discutir e refletir acerca de sua presença em pesquisas que versam sobre diferentes segmentos no campo da História da Educação Matemática, objetivos esses, distribuídos ao longo de quatro seções, nas quais conceituamos a Nova História Cultural e sua aderência em diferentes espaços e tempos, bem como, sumarizamos a produção dos integrantes do GHEMAT/ES. Subsidiados por questões que nos direcionam realizar pesquisas que preconizam saberes elementares matemáticos, prescritos e praticados por sujeitos inseridos em contextos educacionais, em geral, ou naqueles relacionados à Matemática, em particular, inferimos que a vinculação entre história da educação matemática e história cultural ocorre por meio de vieses que permitem aos pesquisadores, da educação matemática, encontrar na história cultural a execução do ofício de historiadores, concedendo-lhes tomar a cultura como parte essencial da vida social, sobretudo, acerca do papel que desempenham como intérpretes do passado nas narrativas que constroem.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164/110Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Cézar Jesus daSiqueira Filho, Moysés Gonçalves2021-03-30T16:26:07Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/164Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-30T16:26:07Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA CULTURAL: entre diálogos e reflexões
title HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA CULTURAL: entre diálogos e reflexões
spellingShingle HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA CULTURAL: entre diálogos e reflexões
Rocha, Cézar Jesus da
História Cultural
Educação Matemática
Ensino Primário
title_short HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA CULTURAL: entre diálogos e reflexões
title_full HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA CULTURAL: entre diálogos e reflexões
title_fullStr HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA CULTURAL: entre diálogos e reflexões
title_full_unstemmed HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA CULTURAL: entre diálogos e reflexões
title_sort HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA CULTURAL: entre diálogos e reflexões
author Rocha, Cézar Jesus da
author_facet Rocha, Cézar Jesus da
Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
author_role author
author2 Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Cézar Jesus da
Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv História Cultural
Educação Matemática
Ensino Primário
topic História Cultural
Educação Matemática
Ensino Primário
description Partindo dos pressupostos da História Cultural, procuramos discutir e refletir acerca de sua presença em pesquisas que versam sobre diferentes segmentos no campo da História da Educação Matemática, objetivos esses, distribuídos ao longo de quatro seções, nas quais conceituamos a Nova História Cultural e sua aderência em diferentes espaços e tempos, bem como, sumarizamos a produção dos integrantes do GHEMAT/ES. Subsidiados por questões que nos direcionam realizar pesquisas que preconizam saberes elementares matemáticos, prescritos e praticados por sujeitos inseridos em contextos educacionais, em geral, ou naqueles relacionados à Matemática, em particular, inferimos que a vinculação entre história da educação matemática e história cultural ocorre por meio de vieses que permitem aos pesquisadores, da educação matemática, encontrar na história cultural a execução do ofício de historiadores, concedendo-lhes tomar a cultura como parte essencial da vida social, sobretudo, acerca do papel que desempenham como intérpretes do passado nas narrativas que constroem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164/110
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464180686848