História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185671 |
Resumo: | Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164/110 |
id |
UFSC_f3f5c9e34bc7c9c11ec42993fbd25669 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185671 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexõesEducação matemáticaEnsino primárioHistória culturalDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164/110Partindo dos pressupostos da História Cultural, procuramos discutir e refletir acerca de sua presença em pesquisas que versam sobre diferentes segmentos no campo da História da Educação Matemática, objetivos esses, distribuídos ao longo de quatro seções, nas quais conceituamos a Nova História Cultural e sua aderência em diferentes espaços e tempos, bem como, sumarizamos a produção dos integrantes do GHEMAT/ES. Subsidiados por questões que nos direcionam realizar pesquisas que preconizam saberes elementares matemáticos, prescritos e praticados por sujeitos inseridos em contextos educacionais, em geral, ou naqueles relacionados à Matemática, em particular, inferimos que a vinculação entre história da educação matemática e história cultural ocorre por meio de vieses que permitem aos pesquisadores, da educação matemática, encontrar na história cultural a execução do ofício de historiadores, concedendo-lhes tomar a cultura como parte essencial da vida social, sobretudo, acerca do papel que desempenham como intérpretes do passado nas narrativas que constroem.Revista de História da Educação Matemática2018-04-16T15:02:21Z2018-04-16T15:02:21Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROCHA, C. J. ; SIQUEIRA FILHO, Moyses Gonçalves . História da Educação Matemática e História Cultural: entre diálogos e reflexões. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 140-156, 2017.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185671Rocha, Cézar Jesus daSiqueira Filho, Moysés Gonçalvesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-16T20:26:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185671Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-16T20:26:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões |
title |
História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões |
spellingShingle |
História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões Rocha, Cézar Jesus da Educação matemática Ensino primário História cultural |
title_short |
História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões |
title_full |
História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões |
title_fullStr |
História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões |
title_full_unstemmed |
História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões |
title_sort |
História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões |
author |
Rocha, Cézar Jesus da |
author_facet |
Rocha, Cézar Jesus da Siqueira Filho, Moysés Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira Filho, Moysés Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Cézar Jesus da Siqueira Filho, Moysés Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Ensino primário História cultural |
topic |
Educação matemática Ensino primário História cultural |
description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164/110 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-04-16T15:02:21Z 2018-04-16T15:02:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, C. J. ; SIQUEIRA FILHO, Moyses Gonçalves . História da Educação Matemática e História Cultural: entre diálogos e reflexões. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 140-156, 2017. 2447-6447 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185671 |
identifier_str_mv |
ROCHA, C. J. ; SIQUEIRA FILHO, Moyses Gonçalves . História da Educação Matemática e História Cultural: entre diálogos e reflexões. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 140-156, 2017. 2447-6447 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652268182962177 |