História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cézar Jesus da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185671
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164/110
id UFSC_f3f5c9e34bc7c9c11ec42993fbd25669
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185671
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexõesEducação matemáticaEnsino primárioHistória culturalDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164/110Partindo dos pressupostos da História Cultural, procuramos discutir e refletir acerca de sua presença em pesquisas que versam sobre diferentes segmentos no campo da História da Educação Matemática, objetivos esses, distribuídos ao longo de quatro seções, nas quais conceituamos a Nova História Cultural e sua aderência em diferentes espaços e tempos, bem como, sumarizamos a produção dos integrantes do GHEMAT/ES. Subsidiados por questões que nos direcionam realizar pesquisas que preconizam saberes elementares matemáticos, prescritos e praticados por sujeitos inseridos em contextos educacionais, em geral, ou naqueles relacionados à Matemática, em particular, inferimos que a vinculação entre história da educação matemática e história cultural ocorre por meio de vieses que permitem aos pesquisadores, da educação matemática, encontrar na história cultural a execução do ofício de historiadores, concedendo-lhes tomar a cultura como parte essencial da vida social, sobretudo, acerca do papel que desempenham como intérpretes do passado nas narrativas que constroem.Revista de História da Educação Matemática2018-04-16T15:02:21Z2018-04-16T15:02:21Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROCHA, C. J. ; SIQUEIRA FILHO, Moyses Gonçalves . História da Educação Matemática e História Cultural: entre diálogos e reflexões. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 140-156, 2017.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185671Rocha, Cézar Jesus daSiqueira Filho, Moysés Gonçalvesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-16T20:26:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185671Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-16T20:26:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões
title História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões
spellingShingle História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões
Rocha, Cézar Jesus da
Educação matemática
Ensino primário
História cultural
title_short História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões
title_full História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões
title_fullStr História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões
title_full_unstemmed História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões
title_sort História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões
author Rocha, Cézar Jesus da
author_facet Rocha, Cézar Jesus da
Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
author_role author
author2 Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Cézar Jesus da
Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Ensino primário
História cultural
topic Educação matemática
Ensino primário
História cultural
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164/110
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-16T15:02:21Z
2018-04-16T15:02:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, C. J. ; SIQUEIRA FILHO, Moyses Gonçalves . História da Educação Matemática e História Cultural: entre diálogos e reflexões. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 140-156, 2017.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185671
identifier_str_mv ROCHA, C. J. ; SIQUEIRA FILHO, Moyses Gonçalves . História da Educação Matemática e História Cultural: entre diálogos e reflexões. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 140-156, 2017.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652268182962177