A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paulo Jose dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/586
Resumo: O presente artigo é fruto de uma tese que refletiu a temática do saber profissional do professor de matemática, em uma das suas dimensões, a matemática para ensinar, mobilizada pelas disciplinas pedagógicas de Prática de Ensino na formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Acre – UFAC, no período de 1962 a 1992. O aporte teórico-metodológico sustentou-se nos estudos sobre a temática dos saberes profissionais, formação de professores e na matemática para ensinar, teorizada e produzida pelo grupo de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra e reverberada pelos estudos do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT-SP), além dos documentos oficiais da UFAC, do MEC e do acervo do Repositório de Conteúdo Digital, focados na vertente da formação docente e na história de um saber profissional. O estudo apontou que houve a incorporação na Licenciatura em Matemática da UFAC, embora de forma tímida, da mobilização do saber profissional na apropriação de elementos do campo das Ciências da Educação. Além disso, indica mudanças na rubrica de Prática de Ensino em relação à carga horária, aos procedimentos e aos aspectos didáticos e metodológicos na formação de professores de matemática da UFAC, por meio de um elemento do saber profissional, que é a matemática para ensinar, buscando atender, assim, às demandas da formação e do ensino.
id SBHMAT_10a591d85662e95b51118323c687b544
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/586
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensinoSaber Profissional.Matemática para ensinar.Disciplinas Pedagógicas de Prática de Ensino.Formação de professores.História da Educação Matemática.O presente artigo é fruto de uma tese que refletiu a temática do saber profissional do professor de matemática, em uma das suas dimensões, a matemática para ensinar, mobilizada pelas disciplinas pedagógicas de Prática de Ensino na formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Acre – UFAC, no período de 1962 a 1992. O aporte teórico-metodológico sustentou-se nos estudos sobre a temática dos saberes profissionais, formação de professores e na matemática para ensinar, teorizada e produzida pelo grupo de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra e reverberada pelos estudos do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT-SP), além dos documentos oficiais da UFAC, do MEC e do acervo do Repositório de Conteúdo Digital, focados na vertente da formação docente e na história de um saber profissional. O estudo apontou que houve a incorporação na Licenciatura em Matemática da UFAC, embora de forma tímida, da mobilização do saber profissional na apropriação de elementos do campo das Ciências da Educação. Além disso, indica mudanças na rubrica de Prática de Ensino em relação à carga horária, aos procedimentos e aos aspectos didáticos e metodológicos na formação de professores de matemática da UFAC, por meio de um elemento do saber profissional, que é a matemática para ensinar, buscando atender, assim, às demandas da formação e do ensino.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/586Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-192447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/586/495Pereira, Paulo Jose dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/586Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino
title A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino
spellingShingle A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino
Pereira, Paulo Jose dos Santos
Saber Profissional.
Matemática para ensinar.
Disciplinas Pedagógicas de Prática de Ensino.
Formação de professores.
História da Educação Matemática.
title_short A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino
title_full A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino
title_fullStr A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino
title_full_unstemmed A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino
title_sort A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino
author Pereira, Paulo Jose dos Santos
author_facet Pereira, Paulo Jose dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Paulo Jose dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Saber Profissional.
Matemática para ensinar.
Disciplinas Pedagógicas de Prática de Ensino.
Formação de professores.
História da Educação Matemática.
topic Saber Profissional.
Matemática para ensinar.
Disciplinas Pedagógicas de Prática de Ensino.
Formação de professores.
História da Educação Matemática.
description O presente artigo é fruto de uma tese que refletiu a temática do saber profissional do professor de matemática, em uma das suas dimensões, a matemática para ensinar, mobilizada pelas disciplinas pedagógicas de Prática de Ensino na formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Acre – UFAC, no período de 1962 a 1992. O aporte teórico-metodológico sustentou-se nos estudos sobre a temática dos saberes profissionais, formação de professores e na matemática para ensinar, teorizada e produzida pelo grupo de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra e reverberada pelos estudos do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT-SP), além dos documentos oficiais da UFAC, do MEC e do acervo do Repositório de Conteúdo Digital, focados na vertente da formação docente e na história de um saber profissional. O estudo apontou que houve a incorporação na Licenciatura em Matemática da UFAC, embora de forma tímida, da mobilização do saber profissional na apropriação de elementos do campo das Ciências da Educação. Além disso, indica mudanças na rubrica de Prática de Ensino em relação à carga horária, aos procedimentos e aos aspectos didáticos e metodológicos na formação de professores de matemática da UFAC, por meio de um elemento do saber profissional, que é a matemática para ensinar, buscando atender, assim, às demandas da formação e do ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/586
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/586/495
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-19
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463742382080