A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/586 |
Resumo: | O presente artigo é fruto de uma tese que refletiu a temática do saber profissional do professor de matemática, em uma das suas dimensões, a matemática para ensinar, mobilizada pelas disciplinas pedagógicas de Prática de Ensino na formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Acre – UFAC, no período de 1962 a 1992. O aporte teórico-metodológico sustentou-se nos estudos sobre a temática dos saberes profissionais, formação de professores e na matemática para ensinar, teorizada e produzida pelo grupo de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra e reverberada pelos estudos do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT-SP), além dos documentos oficiais da UFAC, do MEC e do acervo do Repositório de Conteúdo Digital, focados na vertente da formação docente e na história de um saber profissional. O estudo apontou que houve a incorporação na Licenciatura em Matemática da UFAC, embora de forma tímida, da mobilização do saber profissional na apropriação de elementos do campo das Ciências da Educação. Além disso, indica mudanças na rubrica de Prática de Ensino em relação à carga horária, aos procedimentos e aos aspectos didáticos e metodológicos na formação de professores de matemática da UFAC, por meio de um elemento do saber profissional, que é a matemática para ensinar, buscando atender, assim, às demandas da formação e do ensino. |
id |
SBHMAT_10a591d85662e95b51118323c687b544 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/586 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensinoSaber Profissional.Matemática para ensinar.Disciplinas Pedagógicas de Prática de Ensino.Formação de professores.História da Educação Matemática.O presente artigo é fruto de uma tese que refletiu a temática do saber profissional do professor de matemática, em uma das suas dimensões, a matemática para ensinar, mobilizada pelas disciplinas pedagógicas de Prática de Ensino na formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Acre – UFAC, no período de 1962 a 1992. O aporte teórico-metodológico sustentou-se nos estudos sobre a temática dos saberes profissionais, formação de professores e na matemática para ensinar, teorizada e produzida pelo grupo de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra e reverberada pelos estudos do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT-SP), além dos documentos oficiais da UFAC, do MEC e do acervo do Repositório de Conteúdo Digital, focados na vertente da formação docente e na história de um saber profissional. O estudo apontou que houve a incorporação na Licenciatura em Matemática da UFAC, embora de forma tímida, da mobilização do saber profissional na apropriação de elementos do campo das Ciências da Educação. Além disso, indica mudanças na rubrica de Prática de Ensino em relação à carga horária, aos procedimentos e aos aspectos didáticos e metodológicos na formação de professores de matemática da UFAC, por meio de um elemento do saber profissional, que é a matemática para ensinar, buscando atender, assim, às demandas da formação e do ensino.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/586Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-192447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/586/495Pereira, Paulo Jose dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/586Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino |
title |
A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino |
spellingShingle |
A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino Pereira, Paulo Jose dos Santos Saber Profissional. Matemática para ensinar. Disciplinas Pedagógicas de Prática de Ensino. Formação de professores. História da Educação Matemática. |
title_short |
A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino |
title_full |
A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino |
title_fullStr |
A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino |
title_full_unstemmed |
A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino |
title_sort |
A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino |
author |
Pereira, Paulo Jose dos Santos |
author_facet |
Pereira, Paulo Jose dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Paulo Jose dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saber Profissional. Matemática para ensinar. Disciplinas Pedagógicas de Prática de Ensino. Formação de professores. História da Educação Matemática. |
topic |
Saber Profissional. Matemática para ensinar. Disciplinas Pedagógicas de Prática de Ensino. Formação de professores. História da Educação Matemática. |
description |
O presente artigo é fruto de uma tese que refletiu a temática do saber profissional do professor de matemática, em uma das suas dimensões, a matemática para ensinar, mobilizada pelas disciplinas pedagógicas de Prática de Ensino na formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Acre – UFAC, no período de 1962 a 1992. O aporte teórico-metodológico sustentou-se nos estudos sobre a temática dos saberes profissionais, formação de professores e na matemática para ensinar, teorizada e produzida pelo grupo de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra e reverberada pelos estudos do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT-SP), além dos documentos oficiais da UFAC, do MEC e do acervo do Repositório de Conteúdo Digital, focados na vertente da formação docente e na história de um saber profissional. O estudo apontou que houve a incorporação na Licenciatura em Matemática da UFAC, embora de forma tímida, da mobilização do saber profissional na apropriação de elementos do campo das Ciências da Educação. Além disso, indica mudanças na rubrica de Prática de Ensino em relação à carga horária, aos procedimentos e aos aspectos didáticos e metodológicos na formação de professores de matemática da UFAC, por meio de um elemento do saber profissional, que é a matemática para ensinar, buscando atender, assim, às demandas da formação e do ensino. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/586 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/586/495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-19 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463742382080 |