Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/522 |
Resumo: | O projeto “Saberes docentes construídos pelos discentes dos cursos de licenciatura em matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia” está em fase inicial. Este artigo, portanto, propicia considerações preliminares, possibilitando uma reflexão sobre o andamento da pesquisa, cujo objetivo é identificar e analisar os saberes docentes construídos durante a formação inicial. Para esse estudo, fundamentamo-nos teoricamente em Tardif e Pimenta. Como abordagem metodológica, recorremos ao estudo de caso. Os sujeitos envolvidos são duas alunas do curso Licenciatura em Matemática do Campus de Jequié, uma delas tendo a sua formação em serviço e a outra apresentando sua primeira experiência docente nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. Como resultados preliminares, podemos destacar que as alunas concebem em sua prática docente alguns saberes docentes, mas de forma diferenciada. |
id |
UESB-7_b573e13ee91750ef1fd0983ec2b8e326 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/522 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemáticaFormação de professorEnsino de matemáticaSaberes docentesO projeto “Saberes docentes construídos pelos discentes dos cursos de licenciatura em matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia” está em fase inicial. Este artigo, portanto, propicia considerações preliminares, possibilitando uma reflexão sobre o andamento da pesquisa, cujo objetivo é identificar e analisar os saberes docentes construídos durante a formação inicial. Para esse estudo, fundamentamo-nos teoricamente em Tardif e Pimenta. Como abordagem metodológica, recorremos ao estudo de caso. Os sujeitos envolvidos são duas alunas do curso Licenciatura em Matemática do Campus de Jequié, uma delas tendo a sua formação em serviço e a outra apresentando sua primeira experiência docente nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. Como resultados preliminares, podemos destacar que as alunas concebem em sua prática docente alguns saberes docentes, mas de forma diferenciada.Edições UESB2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/522Práxis Educacional; v. 2 n. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 275-290Práxis Educacional; Vol. 2 Núm. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 275-290Práxis Educacional; Vol. 2 No. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 275-2902178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/522/419http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenduni, Roberta D’ÂngelaLando, Janice CássiaMenduni, Roberta D’ÂngelaMatos, Márcia Graci de Oliveira 2021-03-22T22:57:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/522Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:57:04Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática |
title |
Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática |
spellingShingle |
Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática Menduni, Roberta D’Ângela Formação de professor Ensino de matemática Saberes docentes |
title_short |
Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática |
title_full |
Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática |
title_fullStr |
Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática |
title_sort |
Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática |
author |
Menduni, Roberta D’Ângela |
author_facet |
Menduni, Roberta D’Ângela Lando, Janice Cássia Matos, Márcia Graci de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Lando, Janice Cássia Matos, Márcia Graci de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menduni, Roberta D’Ângela Lando, Janice Cássia Menduni, Roberta D’Ângela Matos, Márcia Graci de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professor Ensino de matemática Saberes docentes |
topic |
Formação de professor Ensino de matemática Saberes docentes |
description |
O projeto “Saberes docentes construídos pelos discentes dos cursos de licenciatura em matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia” está em fase inicial. Este artigo, portanto, propicia considerações preliminares, possibilitando uma reflexão sobre o andamento da pesquisa, cujo objetivo é identificar e analisar os saberes docentes construídos durante a formação inicial. Para esse estudo, fundamentamo-nos teoricamente em Tardif e Pimenta. Como abordagem metodológica, recorremos ao estudo de caso. Os sujeitos envolvidos são duas alunas do curso Licenciatura em Matemática do Campus de Jequié, uma delas tendo a sua formação em serviço e a outra apresentando sua primeira experiência docente nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. Como resultados preliminares, podemos destacar que as alunas concebem em sua prática docente alguns saberes docentes, mas de forma diferenciada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/522 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/522/419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 2 n. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 275-290 Práxis Educacional; Vol. 2 Núm. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 275-290 Práxis Educacional; Vol. 2 No. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 275-290 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068814953742336 |