Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menduni, Roberta D’Ângela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lando, Janice Cássia, Matos, Márcia Graci de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/522
Resumo: O projeto “Saberes docentes construídos pelos discentes dos cursos de licenciatura em matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia” está em fase inicial. Este artigo, portanto, propicia considerações preliminares, possibilitando uma reflexão sobre o andamento da pesquisa, cujo objetivo é identificar e analisar os saberes docentes construídos durante a formação inicial. Para esse estudo, fundamentamo-nos teoricamente em Tardif e Pimenta. Como abordagem metodológica, recorremos ao estudo de caso. Os sujeitos envolvidos são duas alunas do curso Licenciatura em Matemática do Campus de Jequié, uma delas tendo a sua formação em serviço e a outra apresentando sua primeira experiência docente nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. Como resultados preliminares, podemos destacar que as alunas concebem em sua prática docente alguns saberes docentes, mas de forma diferenciada.
id UESB-7_b573e13ee91750ef1fd0983ec2b8e326
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/522
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemáticaFormação de professorEnsino de matemáticaSaberes docentesO projeto “Saberes docentes construídos pelos discentes dos cursos de licenciatura em matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia” está em fase inicial. Este artigo, portanto, propicia considerações preliminares, possibilitando uma reflexão sobre o andamento da pesquisa, cujo objetivo é identificar e analisar os saberes docentes construídos durante a formação inicial. Para esse estudo, fundamentamo-nos teoricamente em Tardif e Pimenta. Como abordagem metodológica, recorremos ao estudo de caso. Os sujeitos envolvidos são duas alunas do curso Licenciatura em Matemática do Campus de Jequié, uma delas tendo a sua formação em serviço e a outra apresentando sua primeira experiência docente nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. Como resultados preliminares, podemos destacar que as alunas concebem em sua prática docente alguns saberes docentes, mas de forma diferenciada.Edições UESB2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/522Práxis Educacional; v. 2 n. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 275-290Práxis Educacional; Vol. 2 Núm. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 275-290Práxis Educacional; Vol. 2 No. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 275-2902178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/522/419http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenduni, Roberta D’ÂngelaLando, Janice CássiaMenduni, Roberta D’ÂngelaMatos, Márcia Graci de Oliveira 2021-03-22T22:57:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/522Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:57:04Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática
title Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática
spellingShingle Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática
Menduni, Roberta D’Ângela
Formação de professor
Ensino de matemática
Saberes docentes
title_short Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática
title_full Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática
title_fullStr Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática
title_full_unstemmed Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática
title_sort Saberes docentes: iniciando uma pesquisa nos cursos de licenciatura em matemática
author Menduni, Roberta D’Ângela
author_facet Menduni, Roberta D’Ângela
Lando, Janice Cássia
Matos, Márcia Graci de Oliveira
author_role author
author2 Lando, Janice Cássia
Matos, Márcia Graci de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menduni, Roberta D’Ângela
Lando, Janice Cássia
Menduni, Roberta D’Ângela
Matos, Márcia Graci de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professor
Ensino de matemática
Saberes docentes
topic Formação de professor
Ensino de matemática
Saberes docentes
description O projeto “Saberes docentes construídos pelos discentes dos cursos de licenciatura em matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia” está em fase inicial. Este artigo, portanto, propicia considerações preliminares, possibilitando uma reflexão sobre o andamento da pesquisa, cujo objetivo é identificar e analisar os saberes docentes construídos durante a formação inicial. Para esse estudo, fundamentamo-nos teoricamente em Tardif e Pimenta. Como abordagem metodológica, recorremos ao estudo de caso. Os sujeitos envolvidos são duas alunas do curso Licenciatura em Matemática do Campus de Jequié, uma delas tendo a sua formação em serviço e a outra apresentando sua primeira experiência docente nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. Como resultados preliminares, podemos destacar que as alunas concebem em sua prática docente alguns saberes docentes, mas de forma diferenciada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/522
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/522/419
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 2 n. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 275-290
Práxis Educacional; Vol. 2 Núm. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 275-290
Práxis Educacional; Vol. 2 No. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 275-290
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068814953742336