UM PROFESSOR E SEUS ALUNOS: memórias de aulas de Matemática na formação de professores em Montes Claros (MG) – 1960/1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Maria Laura Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/432
Resumo: Este artigo tem foco em memórias de aulas de Matemática no curso de licenciatura estabelecido em 1968 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil) da cidade de Montes Claros (MG) produzidas em entrevistas com a metodologia da História Oral. Como a cidade não tinha profissionais aptos a lecionar as disciplinas matemáticas requeridas pelo Conselho Federal de Educação, contratou-se um professor, Francisco Bastos Gil, na capital do estado, Belo Horizonte, que realizou a tarefa durante os primeiros anos do curso. A base do artigo é constituída por narrativas de antigos professores e alunos do curso acerca do professor Gil, especialmente admitido pela instituição para lecionar as disciplinas matemáticas da licenciatura. O artigo se concentra no papel desempenhado por esse professor, conforme a visão dele próprio e dos alunos da primeira turma do curso mais de 40 anos depois. O trabalho de Gil foi desenvolvido na perspectiva conteudista dominante na formação de professores daquela época e foi caracterizado como difícil e desafiador para ele e para os alunos. Sua presença no curso marca a dinâmica da relação entre centros e periferias na formação de professores de Matemática no Brasil, porque Montes Claros, antes periférica pela distância enorme dos centros formadores, converteu-se, depois, num desses centros para a região do norte de Minas. Os testemunhos, além de contribuírem para o conhecimento da trajetória do curso, constituem o registro de uma identidade comum ao grupo de pioneiros na formação institucional de professores de Matemática no norte de Minas Gerais.
id SBHMAT_1822dc104f224d60e0125071ffb83511
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/432
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling UM PROFESSOR E SEUS ALUNOS: memórias de aulas de Matemática na formação de professores em Montes Claros (MG) – 1960/1990Formação de Professores de MatemáticaHistória OralHistória da Educação MatemáticaEste artigo tem foco em memórias de aulas de Matemática no curso de licenciatura estabelecido em 1968 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil) da cidade de Montes Claros (MG) produzidas em entrevistas com a metodologia da História Oral. Como a cidade não tinha profissionais aptos a lecionar as disciplinas matemáticas requeridas pelo Conselho Federal de Educação, contratou-se um professor, Francisco Bastos Gil, na capital do estado, Belo Horizonte, que realizou a tarefa durante os primeiros anos do curso. A base do artigo é constituída por narrativas de antigos professores e alunos do curso acerca do professor Gil, especialmente admitido pela instituição para lecionar as disciplinas matemáticas da licenciatura. O artigo se concentra no papel desempenhado por esse professor, conforme a visão dele próprio e dos alunos da primeira turma do curso mais de 40 anos depois. O trabalho de Gil foi desenvolvido na perspectiva conteudista dominante na formação de professores daquela época e foi caracterizado como difícil e desafiador para ele e para os alunos. Sua presença no curso marca a dinâmica da relação entre centros e periferias na formação de professores de Matemática no Brasil, porque Montes Claros, antes periférica pela distância enorme dos centros formadores, converteu-se, depois, num desses centros para a região do norte de Minas. Os testemunhos, além de contribuírem para o conhecimento da trajetória do curso, constituem o registro de uma identidade comum ao grupo de pioneiros na formação institucional de professores de Matemática no norte de Minas Gerais.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/432Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-212447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/432/350Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Shirley Patrícia Nogueira de CastroGomes, Maria Laura Magalhães2023-12-13T13:04:01Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/432Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:04:01Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv UM PROFESSOR E SEUS ALUNOS: memórias de aulas de Matemática na formação de professores em Montes Claros (MG) – 1960/1990
title UM PROFESSOR E SEUS ALUNOS: memórias de aulas de Matemática na formação de professores em Montes Claros (MG) – 1960/1990
spellingShingle UM PROFESSOR E SEUS ALUNOS: memórias de aulas de Matemática na formação de professores em Montes Claros (MG) – 1960/1990
Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro
Formação de Professores de Matemática
História Oral
História da Educação Matemática
title_short UM PROFESSOR E SEUS ALUNOS: memórias de aulas de Matemática na formação de professores em Montes Claros (MG) – 1960/1990
title_full UM PROFESSOR E SEUS ALUNOS: memórias de aulas de Matemática na formação de professores em Montes Claros (MG) – 1960/1990
title_fullStr UM PROFESSOR E SEUS ALUNOS: memórias de aulas de Matemática na formação de professores em Montes Claros (MG) – 1960/1990
title_full_unstemmed UM PROFESSOR E SEUS ALUNOS: memórias de aulas de Matemática na formação de professores em Montes Claros (MG) – 1960/1990
title_sort UM PROFESSOR E SEUS ALUNOS: memórias de aulas de Matemática na formação de professores em Montes Claros (MG) – 1960/1990
author Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro
author_facet Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro
Gomes, Maria Laura Magalhães
author_role author
author2 Gomes, Maria Laura Magalhães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro
Gomes, Maria Laura Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores de Matemática
História Oral
História da Educação Matemática
topic Formação de Professores de Matemática
História Oral
História da Educação Matemática
description Este artigo tem foco em memórias de aulas de Matemática no curso de licenciatura estabelecido em 1968 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil) da cidade de Montes Claros (MG) produzidas em entrevistas com a metodologia da História Oral. Como a cidade não tinha profissionais aptos a lecionar as disciplinas matemáticas requeridas pelo Conselho Federal de Educação, contratou-se um professor, Francisco Bastos Gil, na capital do estado, Belo Horizonte, que realizou a tarefa durante os primeiros anos do curso. A base do artigo é constituída por narrativas de antigos professores e alunos do curso acerca do professor Gil, especialmente admitido pela instituição para lecionar as disciplinas matemáticas da licenciatura. O artigo se concentra no papel desempenhado por esse professor, conforme a visão dele próprio e dos alunos da primeira turma do curso mais de 40 anos depois. O trabalho de Gil foi desenvolvido na perspectiva conteudista dominante na formação de professores daquela época e foi caracterizado como difícil e desafiador para ele e para os alunos. Sua presença no curso marca a dinâmica da relação entre centros e periferias na formação de professores de Matemática no Brasil, porque Montes Claros, antes periférica pela distância enorme dos centros formadores, converteu-se, depois, num desses centros para a região do norte de Minas. Os testemunhos, além de contribuírem para o conhecimento da trajetória do curso, constituem o registro de uma identidade comum ao grupo de pioneiros na formação institucional de professores de Matemática no norte de Minas Gerais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/432
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/432/350
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-21
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463361748992