Um lugar: muitas histórias o processo de formação de professores de Matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros/ norte de Minas Gerais (1960-1990)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shirley Patricia Nogueira de Castro e Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7HK59
Resumo: A pesquisa relatada nesta tese teve como objetivo investigar o processo de formação de professores de Matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, no período de 1960 a 1990. A escolha do período se deve à criação, em 1968, do primeiro curso de Matemática da região, e à transformação, em 1990, da instituição privada que o abrigou originalmente em autarquia estadual que passou a ser denominada Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Além de documentação escrita, foram utilizadas como fontes dezesseis narrativas de professores envolvidos nesse curso como fundadores, professores ou alunos, com o uso da metodologia da História Oral. A pesquisa integra o projeto de mapeamento da formação e atuação de professores de Matemática no Brasil desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática GHOEM. Da análise das entrevistas e das diversas outras fontes mobilizadas depreendeu-se que o movimento de criação da Instituição e do Curso de Matemática constituiu-se num processo complexo e multifacetado, influenciado por questões políticas, econômicas e educacionais do cenário nacional e local. Assim como ocorreu em outras instituições brasileiras, a formação de professores de Matemática no curso e período investigados foi realizada em caráter de urgência, a partir de demandas da legislação educacional e de interesses políticos e econômicos. Do período estudado (1960 a 1990) podemos destacar como permanências e continuidades a ênfase no estudo dos conteúdos das disciplinas matemáticas; a presença coadjuvante das disciplinas pedagógicas; o rigor teórico apregoado como essencial ao curso de Matemática; a ideia marcante de que o professor deve ser certificado e qualificado para atuar de forma eficiente na docência. Como rupturas, sublinhamos a mudança de perspectiva em relação à formação de professores de Matemática. Os docentes formados à época que entrevistamos deixaram entrever que, de sua parte, houve uma opção consciente pela docência, e que eles se realizaram no exercício dessa função. Contudo, aqueles que ainda atuam nos dias de hoje nos disseram que são poucos os acadêmicos interessados em serem professores.
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A pesquisa integra o projeto de mapeamento da formação e atuação de professores de Matemática no Brasil desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática GHOEM. Da análise das entrevistas e das diversas outras fontes mobilizadas depreendeu-se que o movimento de criação da Instituição e do Curso de Matemática constituiu-se num processo complexo e multifacetado, influenciado por questões políticas, econômicas e educacionais do cenário nacional e local. Assim como ocorreu em outras instituições brasileiras, a formação de professores de Matemática no curso e período investigados foi realizada em caráter de urgência, a partir de demandas da legislação educacional e de interesses políticos e econômicos. Do período estudado (1960 a 1990) podemos destacar como permanências e continuidades a ênfase no estudo dos conteúdos das disciplinas matemáticas; a presença coadjuvante das disciplinas pedagógicas; o rigor teórico apregoado como essencial ao curso de Matemática; a ideia marcante de que o professor deve ser certificado e qualificado para atuar de forma eficiente na docência. Como rupturas, sublinhamos a mudança de perspectiva em relação à formação de professores de Matemática. Os docentes formados à época que entrevistamos deixaram entrever que, de sua parte, houve uma opção consciente pela docência, e que eles se realizaram no exercício dessa função. Contudo, aqueles que ainda atuam nos dias de hoje nos disseram que são poucos os acadêmicos interessados em serem professores.The research reported in this thesis aimed to investigate the process of mathematics teachers education in the first higher education institution in the region of Montes Claros, northern Minas Gerais, in the 1960-1990 period. The choice of the period is due to the creation in 1968 of the first course of Mathematics of the region, and the transformation in 1990 of the private institution that originally housed it in the state authority, later renamed State University of Montes Claros (UNIMONTES). In addition to written materials, sixteen narratives from teachers involved in the course as founders, teachers or students were used, according to the oral history methodology. The research is part of the project of mapping the training and work of Mathematics teachers in Brazil, developed by the Group Oral History and Mathematics Education (GHOEM). The analysis of interviews and several other sources showed that the movement of creating the institution and the Mathematics course was constituted of a complex and multifaceted process, influenced by political, economic and educational issues of the national and local scenery. As occurred in other Brazilian institutions, the training of mathematics teachers in the course in the investigated period was an emergency action, based on demands from educational legislation, political and economic interests. During the investigated period (1960-1990) we found several aspects of permanence and continuity, such as emphasis on the study of mathematical disciplines content; the supporting presence of educational disciplines; the theoretical rigor proclaimed as essential to the course of Mathematics; the remarkable idea that the teacher must be certified and qualified to act effectively in teaching. We also verified that there were some ruptures related to the perspective of the education of mathematics teachers. Teachers who studied at that time told us that they made a conscious choice for teaching, and they succeeded in that function. However, those of these teachers who are still teaching have told us that they have noticed that very few students are interested in teaching.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica Estudo e ensinoUniversidade Estadual de Montes Claros HistóriaEducaçãoProfessores de matemática FormaçãoHistória do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)Educação MatemáticaHistória OralFormação de Professores de MatemáticaUm lugar: muitas histórias o processo de formação de professores de Matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros/ norte de Minas Gerais (1960-1990)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final_shirley.pdfapplication/pdf14269620https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A7HK59/1/tese_final_shirley.pdff02aa6b46fbe695b4568e16f6e7db02bMD51TEXTtese_final_shirley.pdf.txttese_final_shirley.pdf.txtExtracted texttext/plain783522https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A7HK59/2/tese_final_shirley.pdf.txt26c50852cd9ed0bf6cb1e0374ae7d295MD521843/BUBD-A7HK592019-11-14 05:43:50.509oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A7HK59Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:43:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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